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Boletim Informativo Quinzenal
FUNDASP - Fundação São Paulo Mantenedora da PUC-SP e do ASSUNÇÃO.

nº16
15/03/2023

 

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CHATGPT RESPONDE SOBRE NOVO ENSINO MÉDIO


Objeto de intensos debates no mundo todo, o novo recurso da Inteligência Artificial, (IA) que, de algum modo, mimetizaria o trabalho intelectual e artístico humano, recebeu, do Radar FUNDASP a seguinte pergunta, sobre assunto igualmente polêmico no Brasil: “Quais as vantagens e desvantagens do Novo Ensino Médio que está sendo implementado no Brasil? ” Ao fazer isto, o objetivo do Radar é colocar em pauta a discussão tanto deste instrumento de IA, quanto do próprio Novo Ensino Médio, cuja discussão se torna a cada dia mais acalorada. A resposta do ChatGPT foi:

“O Novo Ensino Médio é uma proposta de mudança no modelo tradicional de ensino médio no Brasil, que tem como objetivo tornar a educação mais flexível, dinâmica e adequada às necessidades dos estudantes. No entanto, essa mudança também apresenta algumas desvantagens. Abaixo, listo algumas vantagens e desvantagens do Novo Ensino Médio:

Vantagens:

1-Flexibilidade curricular: a nova proposta permite que os estudantes escolham as disciplinas e projetos que desejam estudar de acordo com seus interesses e necessidades, o que pode tornar o aprendizado mais significativo e motivador.

2-Preparação para o mercado de trabalho: com a inclusão de itinerários formativos específicos, os estudantes poderão se aprofundar em áreas que estejam mais alinhadas com suas expectativas de carreira, o que pode facilitar a inserção no mercado de trabalho.

3-Redução do abandono escolar: ao oferecer uma educação mais atrativa e alinhada com as necessidades dos estudantes, espera-se que haja uma redução no número de jovens que abandonam a escola.

4-Ampliação do tempo de aprendizagem: a nova proposta prevê uma ampliação do tempo de aprendizagem, o que pode permitir que os estudantes desenvolvam habilidades e competências importantes para o mundo atual.

Desvantagens:

1-Dificuldade de implementação: a implementação do Novo Ensino Médio envolve mudanças significativas na estrutura curricular e na formação dos professores, o que pode ser um desafio para as escolas.

2-Desigualdade de acesso: como a proposta prevê a escolha de itinerários formativos específicos, pode haver uma tendência de que os estudantes mais privilegiados tenham acesso a cursos mais valorizados, enquanto os mais vulneráveis ficam com opções menos atrativas.

3-Falta de recursos: a implementação do Novo Ensino Médio requer investimentos em infraestrutura, formação de professores e materiais pedagógicos, o que pode ser um desafio para as escolas que já enfrentam dificuldades financeiras.

4-Perda de conteúdo: a flexibilização curricular pode levar à perda de conteúdo importante para a formação dos estudantes, especialmente em áreas consideradas essenciais, como Matemática, Português e Ciências. ”

Como provocação ao debate sobre a IA, o psicanalista Jorge Forbes acaba de dizer no Instagram que “O próximo best-seller de autoajuda será escrito pelo ChatGPT...”

 

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Juíza Vanessa Strenger, que arquivou o caso.

CURSO “HISTÓRIA DA ÁFRICA” FORMA 1ª TURMA


Em seu discurso no evento de formatura da primeira turma do curso in company “HISTÓRIA DA ÁFRICA: EDUCAÇÃO, CULTURA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS”, em 07/02/23, a professora Nirlene “Bebel” Nepomuceno disse que “durante muito tempo a História da África foi ocultada”. A extrema relevância do curso em questão reside neste e em muitos outros argumentos. A FUNDASP oferece este curso in company aos funcionários que tiverem interesse.

Os/as formandos/as desta primeira turma da FUNDASP estão de parabéns!

São eles/elas: Angela Maria Renna, Caroline Matias de Souza, Gabriel Matos de Bento, Nataly Romão Nogueira, Rafael Martins Coelho, Rafael da Silva Jenuíno, Renato Antunes Santos, Rivaldo Carlos de Oliveira, Veronice Lopes Negreiros de Carvalho.

Informações sobre novas edições do curso, assim como sobre bolsas Fundasp relativas a ele podem ser obtidas nos seguintes e-mails: rh_capacitacao@fundasp.or.br ou para nnepomuceno@professor.unifai.edu.br

 

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CONVITE AOS CALOUROS:
“QUERIDA AMAZÔNIA!”


A permanência da exposição no saguão da Biblioteca Reitora Nadir Kfouri, no campus Monte Alegre foi pensada, no semestre passado, quando foi aberta, para que pudesse alcançar os calouros de 2023. Ela continua aberta na PUC-SP, como um convite a que os novos alunos a conheçam, assim como os veteranos e toda a comunidade, que ainda não a tenham visitada.

“Sonhos para a Amazônia” inspira-se no documento final do Sínodo da Amazônia, ”Exortação Querida Amazônia”, de 2019, e presentifica novamente Dom Cláudio Hummes, que nos deixou em 2022. Seu legado, contudo, continua cada vez mais vívido e relevante. Além das fotos do fotógrafo Fernando Ricci, que fez um percurso pelo rio Envira, no Acre, há também uma parte da mostra que expõe objetos de Dom Cláudio, em cuja contemplação podemos reencontrar um pouco da riqueza da sua vida e trabalho. Para todos que ainda não a visitaram e sobretudo para os novos alunos, a exposição os aguarda.

 

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REVISTA LUMEN DO ASSUNÇÃO RECEBE A3 DA CAPES


A Revista Lumen, organizada pelo ASSUNÇÃO, universidade mantida pela FUNDASP, recebeu classificação como A3 no ranking da CAPES, na “Lista preliminar do Qualis referente ao quadriênio 2017-2020”.

A lista Qualis classifica revistas científicas nacionais e internacionais, e, por isso, é utilizada como referência para avaliar a produção científica dos professores e pesquisadores de uma instituição. Esta classificação coloca a Revista Lumen a frente de universidades públicas, por exemplo. Parabéns ao ASSUNÇÃO e a todos os professores envolvidos, pelo feito.

 

Para sugestões, comentários, correções ou para simples interações mande e-mail para: rachelbal@fundasp.org.br