A Coordenadoria
Área de atuação
Projetos da Coordenadoria
SEMINÁRIO: 40 ANOS DE HISTÓRIA

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica e profissional da graduação e pós-graduação em Serviço Social para o Seminário de Socialização de Pesquisas em Serviço Social da PUC-SP. Primeiro do país em sua área, o Programa completou quarenta anos em 2011 e vem formando um número expressivo de mestres e doutores de todas as regiões, assim como de outros países da América Latina, da Europa e da África. É significativa a presença de egressos da PUC-SP na docência de diferentes Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras, assim como em cargos de administração pública nas diferentes áreas e esferas, bem como em assessorias e consultorias. Neste processo, tem influenciado a elaboração e efetivação de políticas sociais, bem como fomentado o debate crítico às diferentes expressões da questão social.

Neste sentido, a trajetória do PEPG em Serviço Social da PUCSP expressa parte da história do Serviço Social brasileiro, que se consolidou como profissão comprometida com a construção de um projeto societário sem opressão de classe, etnia e gênero. Esta direção tem sido apoiada por profissionais de outras áreas de conhecimento que tem buscado o Programa para realização de cursos de Mestrado e Doutorado, fator que enriquece e particulariza os Núcleos de Pesquisa a cada semestre e, portanto, a dinâmica da produção científica.

Assim, tendo como objetivo comemorar, conhecer e refletir sobre essas quatro décadas de experiência docente e de produção acadêmica em Serviço Social, o tema de Seminário busca afirmar a construção coletiva como necessidade democrática. Neste momento, também homenageia a Professora Dra. Nadir G. Kfouri, que simboliza a resistência ao arbítrio e a solidariedade política à luta pela justiça social. Notório foi seu papel no enfrentamento à Ditadura Militar, somando com intelectuais, militantes, estudantes, religiosos, unidos para a defesa democrática. Estas decisões ético-políticas marcam profundamente a identidade do Programa. A Profa. Nadir, primeira reitora do sexo feminino, foi uma das figuras políticas que demonstrou como posições em defesa da autonomia universitária são necessárias para uma sociedade que recuse toda forma de opressão.

O Serviço Social, como especialização do trabalho coletivo, sistematiza e produz conhecimentos, tendo em sua trajetória a busca pela reflexão crítica frente à realidade. Porém, diante das tensões na sociedade brasileira, agravadas pela mercantilização de todas as dimensões da vida social, a pesquisa no âmbito do Serviço Social também tem sofrido as repercussões da agudização dos valores normativos da sociedade capitalista. Nesse contexto, um encontro para reflexão coletiva sobre os caminhos da produção científica em Serviço Social da PUC-SP torna-se uma exigência para a continuidade da excelência na produção de um conhecimento crítico e rigoroso.

Com esta perspectiva, o Seminário pretende ser um espaço onde, durante três dias, os discentes de graduação, mestrandos, doutorandos e docentes de Serviço Social possam entrar em contato com a variedade de pesquisas realizadas, assim como socializar e debater seus temas e caminhos de estudos. Para tanto, este Seminário pretende possibilitar espaços para os debates nos momentos de socialização das pesquisas exercitando a crítica à lógica produtivista capitalista, buscando possibilitar processos de amadurecimento individual e coletivo. É, ainda, uma amostra da experiência do PEPG em Serviço Social da PUCSP em buscar a construção de processos compartilhados entre docentes e discentes, não apenas na relação orientador-orientando, e outros processos de construção do conhecimento, mas também em momentos de gestão e deliberação dos caminhos do Programa. O Seminário pretende também provocar o investimento das agencias financiadoras nesta iniciativa de socialização da produção científica.

Este seminário intenciona, assim, socializar um pouco da história e do projeto político que anima, há quarenta anos, o cotidiano do Programa de Estudos Pós Graduados da PUC-SP.

Site da PUC-SP Página Inicial