COLEÇÕES

Círculos Operários

Identificação:

Denominação: CÍRCULOS OPERÁRIOS
Sigla: (CIR OPE)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1940
Data Limite Final: 1984
Quantidade: 1 pasta (21 documentos)

Contextualização:

História Administ./Biografia: A preocupação com o meio operário por parte da Igreja Católica se manifesta desde o final do século XIX, com a Encíclica Rerum Novarum de Leão XIII. No Brasil, em 1915, a Circular da Pastoral Coletiva dos Bispos Brasileiros já demonstrava grandes temores com relação às crescentes manifestações de trabalhadores.
Em 1917, a presença na capital paulista de uma Confederação Católica dos Círculos Operários e o funcionamento de uma Imprensa Operária Católica e de vários Centros Operários Católicos em cidades como Ribeirão Preto, Jundiaí, Campinas e em bairros da cidade de São Paulo expressava inquietações da Igreja Católica em penetrar nesse meio operário e trabalhá-lo.
Com o objetivo de organizar operários através dos Círculos, penetrar em um espaço de vida através da instrução, lazer, assistência, moradia, impondo novos padrões de comportamento moral e cultural, elaborou-se um programa de reformas sociais que visava atingir toda a sociedade. Com base nesses princípios, surgem os Círculos Operários.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desse Movimento, a partir das doações recebidas.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações, como a de Frei Romeu Dale, em 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de guia de instruções sindicais, textos sobre o Movimento circulista, modelo de estatutos para Círculos Operários, históricos do Movimento, folhetos da Semana Operária, relatório de médicos do Círculo Operário, circular sobre o Movimento circulista brasileiro, projeto de universidades, cartilha circulista, estatuto da Confederação Nacional de Operários Católicos, boletins da Confederação Nacional dos Círculos, publicações sobre manifesto do Episcopado, formação social do clero, cristãos e sindicatos.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: