COLEÇÕES
Imigração Sírio- Libanesa no Rio de Janeiro
Identificação:
Denominação: IMIGRAÇÃO SÍRIO - LIBANESA NO RIO DE JANEIRO
Sigla: IMI SIR LIB RJ
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial: 1999
Data Limite Final: 2000
Quantidade: 16 fitas cassetes e 01 dissertação de mestrado em história social
Contextualização:
História Administ./Biografia: A pesquisadora Paula Ribeiro dedica-se em sua dissertação " 'Saara': uma paisagem singular na cidade do Rio de Janeiro (1960-1990)", ao estudo de um determinado espaço na área central da cidade conhecido como Saara, onde imigrantes árabes e judeus se estabeleceram a partir do final do século XIX, definindo contornos próprios de sua cultura, que entrecruzam-se com a história do Rio de Janeiro. Além das abordagens urbanísticas, arquitetônicas e geográficas, do qual já foi tema, o Saara mereceu atenção diferenciada e agora é visto como um espaço relevante na vida social e econômica da cidade. Paula Ribeiro vê a cidade como um espaço onde sujeitos sociais estabelecem relações entre si e com a própria cidade. Os sujeitos aqui são autores da sua cidade, que não é vista apenas como cenário.
O interesse da autora pelo tema surgiu devido aos trabalhos em projetos de pesquisa nas áreas de cultura urbana e imigração, aos quais vem se dedicando nos últimos anos. Paula Ribeiro foi pesquisadora no "Projeto Memória do Saara", desenvolvido pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais/CIEC, ligada à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que constituiu acervo sobre o tema, e realizou documentário e a exposição intitulada "Do Tropical Inglês ao Blue Jeans", sobre a memória do Saara. De 1993 a 1996, uma equipe multidisciplinar de pesquisa estudou o Saara. Ao iniciarem o trabalho descobriram que a documentação sobre esta região da cidade era rara e esparsa, e que a história dos imigrantes não merecera até o momento estudo mais aprofundado. Foi realizada então intensa investigação documental, bibliográfica e coleta de depoimentos, que foi reunida, catalogada e inserida no banco de dados da CIEC/ECO/UFRJ. Essa documentação constituiu-se na fonte primária da tese de Paula Ribeiro.
Além do período que a autora optou por estudar, da década de 1960 à década de 1990, Paula Ribeiro teve como objetivo em seu trabalho pensar as experiências históricas e sociais dos imigrantes, que configuram um espaço único na cidade, um modo de viver e trabalhar próprios. A experiência urbana aí desenvolvida propiciou a formação desse território, reelaborado constantemente até os dias de hoje.
A dissertação é apresentada em dois volumes. O primeiro volume contém reflexões e análise sobre o espaço Saara, que foi estudado a partir de diferentes fontes de pesquisa, entre elas os depoimentos orais do grupo de imigrantes árabes e judeus da 1º geração e 2º geração, estes filhos de imigrantes, alguns nascidos na rua da Alfândega, outros não, mas mesmo assim tradicionais ocupantes/comerciantes do lugar. No total 10 pessoas foram entrevistadas, oito homens e duas mulheres. A pesquisa se deu no espaço comercial do Saara, já que quase não houve convites para ir à residência dos entrevistados. Os depoimentos foram colhidos entre 1999 e 2000. O volume II da tese é composto por transcrições das entrevistas. Paula Ribeiro também utilizou em seu trabalho depoimentos anteriormente coletados no "Projeto Memória do Saara" (CIEC/ECO/UFRJ).
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos foram doados ao CEDIC por Paula Ribeiro, Mestre pelo Programa de Pós-Gradução em História da PUC/SP, em 2000.
Conteúdo e Estrutura:
Âmbito e Conteúdo: A coleção compõem-se de 16 fitas cassetes com as entrevistas e a dissertação de mestrado em história social " 'Saara': uma paisagem singular na cidade do Rio de Janeiro(1960-1990)", vol. I e II, PUC, São Paulo, 2000; fichas de identificação dos entrevistados e fichas técnicas das entrevistas. As transcrições das entrevistas compõem o vol. II da dissertação. Constam ainda as Cartas de Cessão Gratuita de Direitos de Depoimento Oral dos entrevistados do Projeto.
Sistema de Arranjo: A Coleção está organizada. Os depoimentos orais foram organizados por ordem alfabética do nome do depoente, conforme a ordem das transcrições que compõem o volume II da dissertação de Mestrado.
Condições de Acesso Uso:
Condições de Acesso: Não há restrições ao acesso
Instrumentos de Pesquisa:
Notas:
Notas:
|