COLEÇÕES

Imigração Sírio- Libanesa em São Paulo


Identificação:

Denominação: IMIGRAÇÃO SÍRIO-LIBANESA EM SÃO PAULO
Sigla: (IMI SIR LIB SP)
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial: 1977
Data Limite Final: 1985
Quantidade: 133 fitas cassete, 43 fotos e 2 metros lineares de documentos textuais

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Coleção é fruto do projeto de história oral "Memórias da Imigração: libaneses e sírios" que tem como objetivo trazer ao público o relato de imigrantes libaneses e sírios do início do século passado, em São Paulo, fixando como limite de interesse para a pesquisa a década de 40, que é considerada um marco da independência dos países de origem desses imigrados: Líbano, em 1943, e Síria, em 1946.
O roteiro das entrevistas, que fizeram da obra um livro de memórias, segundo as próprias autoras, aborda os seguintes pontos: condições de vida nos países de origem, as razões da imigração, a viagem, as condições da chegada, o problema da língua falada e a diferença do alfabeto, a moradia, o trabalho, a mobilidade espacial no Brasil, no Estado de São Paulo e na capital, participação política, participação comunitária e vivência na cidade de São Paulo.
O projeto busca reconstituir a radiografia do espaço da comunidade síria-libabesa, suas formas de convivência na terra natal e os retratos da São Paulo no início do século. As autoras descrevem o percurso dos imigrantes nas ruas e no centro comercial paulista, demonstrando também o período de crescimento da cidade durante as décadas de 20 e 30.
Foram estabelecidos para a realização da pesquisa, que reuniu 62 entrevistas (54 editadas para o livro) e 75 entrevistados, alguns pré-requisitos: os entrevistados deveriam ser pessoas de 60 anos ou mais, imigrados ou filhos de imigrados. A inclusão de mulheres de entrevistados fez quebrar um pouco o rigor em relação à idade, tempo de permanência no Brasil e até nacionalidade. As autoras procuraram entrar em contato com indivíduos de diferentes origens sociais e religiosas, que tinham conhecimento mais amplo nos vários segmentos da comunidade e se beneficiaram de seus encaminhamentos. A entrevista de Jamil Almansur Haddad foi perdida por falha técnica.
Hist. Arquivística/ Procedência: A Coleção é formada por documentos produzidos na elaboração do livro "Memórias da Imigração: libaneses e sírios em São Paulo", que começou a ser cogitado por volta de 1981, quando a autora Betty Loeb Greiber terminou a Faculdade de Ciências Sociais, na USP. Juntamente com a colega de curso Lina Saigh Maluf e a estudante de Letras do Instituto Sedes Sapientiae, Vera Cattini Mattar, a autora propôs como objeto de sua pesquisa, o estudo da comunidade síria-libanesa em São Paulo. O livro foi editado em 1988.
Os documentos foram doados pelas pesquisadoras Betty Loeb Greiber, Lina Saigh Maluf e Vera Cattini Mattar.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: A Coleção compõe-se de 133 fitas cassete com os depoimentos dos entrevistados, imigrados ou filhos de imigrados sírios e libaneses, que relatam a vida destas comunidades em São Paulo; trancrições das entrevistas; 3 cadernos de campo; 42 livros utilizados na pesquisa do tema, assim como, 1 dissertação, 180 revistas, 4 boletins, artigos de jornal; listas de endereço e dados biográficos dos entrevistados; 43 fotografias; termo de doação da Coleção. Também foram elaborados os catálogos das coleções, as fichas de identificação do entrevistado e as fichas técnicas das entrevistas.
A Coleção possui entrevistados nascidos entre os anos de 1890 e 1934, com os seguintes perfis profissionais: comerciantes, donas de casa, empresários, industriários e professores de língua árabe e filosofia, administradores e financistas, bibliotecários, farmacêuticos, joalheiros, livreiros, jornalistas, costureiras, contadores e funcionários de Associações e Clubes Sírios-Libaneses. Ainda é possível identificar as linhas religiosas ortoxa, maronita, sunita, católica, melquita, drusa e xiita/católica entre os mesmos.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se organizada. Os depoimentos orais e transcrições foram organizados por ordem alfabética do nome do depoente. As fotografias foram numeradas em ordem cronológica.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso: Existem restrições ao acesso da Coleção. Os depoimentos orais e transcrições estarão disponíveis para consulta a partir de 28/07/2030. Com exceção do texto de Nabih Assad Abdalla, sobre sua trajetória de vida, elaborado em 1977, e os demais conjuntos documentais que compõem a Coleção.
Instrumentos de Pesquisa: Não há.

Notas:

Notas: Algumas entrevistas encontram-se apenas transcritas.