COLEÇÕES

Representações dos Ocupantes da Terra da Zona Leste de São Paulo

Identificação:

Denominação: REPRESENTAÇÕES DOS OCUPANTES DE TERRAS DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Sigla: (OCU TER SP)
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial: 1990
Data Limite Final: 1993
Quantidade: 53 fitas cassete e 2 caixas arquivo

Contextualização:

História Administ./Biografia: A coleção foi reunida pelo projeto de pesquisa para dissertação de Mestrado de João Carlos de Souza, defendida no Programa de Pós Graduação em História da PUC/SP em 1993, sob orientação da Profª Drª Déa Ribeiro Fenelon. Teve como objetivo discutir significados e representações que ocupantes de terra, migrantes em luta por moradia na cidade de São Paulo, atribuíram às suas experiências, considerando o espaço da cidade como campo de disputa onde homens emulheres pobres elaboram estratégias no processo de ocupações de terra e construção de suas moradias, enfrentando um cotidiano de violências.
O autor caracteriza socialmente os agentes estudados em termos de ocupações, cotidiano, considerando práticos políticos, trabalhando cultura como modo de vida comenta contatos com práticas religiosas desses sujeitos sociais.
João Carlos de Souza concentrou a pesquisa na Zona Leste de São Paulo.
O autor explicita procedimentos de trabalho com documentação oral e suas implicações políticas, preservando o nível fonético dos fatos, argumentando sua importância a partir da experiência social dos entrevistados.
A partir da problematização do tema, o autor selecionava os depoimentos que aparecem ao longo de sua dissertação, esclarecendo temas que aparecem na fala dos depoentes. Explicita os caminhos da pesquisa, apontando cuidados metodológicos que o pesquisador percorreu no caminho da pesquisa.
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos sonoros e transcrições foram doados ao CEDIC, em 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de entrevistas individuais com os depoentes, nas quais foi privilegiada a temática desenvolvida pelo autor. Os depoimentos são de sujeitos que vêm de diversos lugares do Brasil e na cidade lutam pela ocupação da terra. Suas narrativas abrangem o período de 60, 70, 80. A doação não foi acompanhada de caderno de campo. Possuímos também as transcrições manuscritas.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se organizada. Os depoimentos foram organizados em ordem alfabética por nome de bairro e de depoente e cronológica por sessão de entrevista.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso: Não há restrições.
Instrumentos de Pesquisa: não há.

Notas:

Notas: As transcrições das fitas precisam ser digitadas, não estando disponíveis para consulta.