COLEÇÕES

Usuários de Serviços Sociais

Identificação:

Denominação: USUÁRIOS DE SERVIÇOS SOCIAIS
Sigla: (USU SER SOC)
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial:
Data Limite Final: 1992
Quantidade: 14 fitas cassete

Contextualização:

História Administ./Biografia: A coleção foi reunida pelo projeto de pesquisa para dissertação de Mestrado de Edaléia Maria Ribeiro da Silva, defendida no Programa de Pós Graduação da PUC/SP, na área de Serviço Social em 1992, sob orientação da Profª Drª Maria Lucia Martinelli. Os depoimentos foram recolhidos de antigos moradores do Morro da Penitenciária, parte da Grande Florianópolis. A pesquisa abordou a organização popular desde 1983 por melhores condições de vida, para os moradores do morro.
A autora identifica ocupações dessa população (construção civil para homens e trabalho doméstico como diarista para mulheres) e estuda a relação dessa populaçãqo com serviços sociais como forma de articulação com o poder público que passa por modalidades de organização popular.
A pesquisa explora o dedobramento desses agentes sociais pura a cidade, o cotidiano inicial dessa nova experiência e as formas de organização, visando a conquista de atendimentos sociais.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram doados pela pesquisadora ao acervo da CEDIC, em agosto de 1993.
Conteúdo e Estrutura:Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de depoimentos orais que constam de histórias de vida e entrevistas com grupo de mulheres. Os depoentes são sujeitos que abandonaram o campo, buscando a cidade e, nela são usuários dos serviços sociais. As narrativas dos depoentes referem-seas suas experiências no período de 60/70/80.
A doação não foi acompanhada de caderno de campo.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: não há

Notas:

Notas: . Foram doados transcrições datilografadas de 7 entrevistas e não as fitas gravadas.