COLEÇÕES
Fotografias de Monsenhor Enzo Gusso
Identificação:
Denominação: FOTOGRAFIAS DE MONSENHOR ENZO GUSSO
Sigla: (FOT MON ENZO GUS)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1935
Data Limite Final: 1964
Quantidade: 1009 documentos
Contextualização:
História Administ./Biografia: Enzo Campos Gusso nasceu a 13 de agosto de 1919. Recebeu o Batismo na Paróquia de Santa Cecília, onde residia e onde despertou para o sacerdócio. Muito cedo foi para o Seminário Menor de São Bom Jesus de Pirapora, retornando mais tarde para o Seminário Maior do Ipiranga, onde iniciou o curso de Filosofia. No mesmo ano em que retornou para São Paulo (1937), foi enviado para concluir os estudos de Filosofia e Teologia no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Foi ordenado sacerdote na Vigília da Páscoa de Nosso Senhor de 1944, na Igreja de São João de Latrão; celebrou a primeira missa no dia seguinte, junto ao túmulo de São Pedro, alistando-se como capelão, em seguida, na Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu ao lado dos Aliados na 2ª Guerra Mundial.
Com o término da guerra, voltou para o Brasil para exercer a função de secretário particular de D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, 1º Arcebispo de São Paulo.
Auxiliou o Padre Corbeil e o Padre Melanson na fundação da Juventude Universitária Católica (JUC), tendo exercido o cargo de Padre Assistente no Movimento. Foi professor da Universidade Católica (admitido em 1950) e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento, nomeado em janeiro de 1961.
O ano de 1964 marca o início de um período difícil na vida do Monsenhor Enzo e da JUC. Em 1967, depois de 23 anos de serviço, foi para Ribeirão Preto, onde exerceu a função de Diretor da Pastoral Universitária e, em 1975, por vontade de D. Paulo Evaristo Arns, novamente foi acolhido em sua Diocese, particularmente para incentivar a Pastoral Universitária.
Em 1980, passou a exercer a função de Vice-Diretor do Centro de Ciências Médicas e Biológicas de Sorocaba da PUC/SP; em 1985, presidiu a Comissão de Reconstrução do Teatro da Universidade Católica (TUCA), que havia sido criminosamente incendiado; em 1987, assumiu o cargo de Reitor do Seminário Pio XII, onde formou novos padres. Vencido o tempo como Reitor, em 1991, foi nomeado Capelão do Mosteiro da Luz. Dois anos mais tarde, mudou-se para a Casa São Paulo, onde reside atualmente.
A Coleção é parte do Arquivo pessoal de Monsenhor Enzo Gusso.
Hist. Arquivística/ Procedência: A coleção foi doada por Monsenhor Enzo Campos Gusso, em 1987.
Conteúdo e Estrutura:
Âmbito e Conteúdo: A Coleção compõe-se de fotografias de grupos jucistas, de passeatas e encontros nacionais da JUC, de atividades esportivas, de eventos relacionados à Igreja, de confraternizações de grupos de jovens, de congressos, missas e semanas da JOC, de militantes da Ação Católica, de D. Carlos Motta, de Monsenhor Cardjin, de Padre Ziori (Monsenhor e Reitor do Seminário Central de São Paulo), de viagens nacionais e internacionais, de Monsenhor Enzo Gusso na infância e adolescência, com amigos de seminário e celebrando a 1ª missa.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se parcialmente organizada.
Condições de Acesso Uso:
Condições de Acesso: Não há restrições ao acesso da Coleção.
Instrumentos de Pesquisa: . Listagem preliminar da Coleção Fotografias de Monsenhor Enzo Gusso. São Paulo, CEDIC, 1992. (datilografada)
Notas:
Notas: Não há.
|