COLEÇÕES

Educação Popular

Identificação:

Denominação: EDUCAÇÃO POPULAR
Sigla: (EDU POP)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1950
Data Limite Final: 1992
Quantidade: 05 caixas

Contextualização:

História Administ./Biografia: Propostas e programas educativos fizeram e fazem parte de uma grande maioria de movimentos sociais e de massa, a partir do século XIX, não só no Brasil, como em outros Países. Movimentos estudantis e sindicais, por exemplo, adotaram a educação de adultos ou, mais especificamente, a "educação de base" como uma de suas táticas de atuação, assim comoa alguns trabalhos na área de educação popular que foram sendo realizados através do Movimento de Educação de Base (MEB) e pelos Movimentos de promoção de cultura popular, como os Centros Populares de Cultura (CPCs) da UNE e o Movimento de Cultura Popular do Recife.
Tais programas e propostas funcionavam, na maior parte das vezes, como instrumentos de contestação do sistema e do regime vigentes e de preparação de setores menos favorecidos da sociedade para a construção de uma nova ordem social.
Desde 1945, e mesmo anteriormente, também ao nível governamental e empresarial, existiram iniciativas nesse sentido, buscando-se integrar sujeitos marginalizados ao sistema social e político brasileiro, "disciplina do e para o trabalho", considerando-se, por vezes, a insuficiência ou a inadequação da educação formal vigente no sentido de adaptar quantitativa e qualitativamente o sistema escolar às novas condições materiais e sociais de existência. Essas iniciativas, quando comparadas com as necessidades educacionais mais prementes das várias regiões brasileiras, parecem ter sido insuficientes e inadequadas.
A Coleção Educação Popular foi formada pela CEDIC em torno dessa área educacional, a partir das doações recebidas.

Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações diversas, entre 1987, 1993 e 2021. Entre os doadores: Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro - CPV, em 1992, a Profa. Yara Aun Khoury, do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, em 1993, e a Jornalista Jan Rocha, em 2021.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de panfletos reivindicatórios de alfabetização, programas de formação e cursos para educadores, publicações sobre método de educação popular, programas educacionais e culturais, textos metodológicos de educação popular, relatórios de encontros de educadores, textos de análise sócio-econômica, correspondência de instituições de educação popular, cadernos de alunos, relatórios anuais de atividades do NOVA - Pesquisa e Assessoramento em Educação e contrato de assinatura de periódicos, folhetos educativos e boletins da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom).

Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: