COLEÇÕES  
                Educação Popular 
                Identificação: 
                   
                  Denominação: EDUCAÇÃO POPULAR 
                  Sigla: (EDU POP) 
                  Natureza do Conjunto: Coleção 
                  Data Limite Inicial: 1950 
                  Data Limite Final: 1992 
                  Quantidade: 05 caixas 
                   
                  Contextualização: 
                   
                  História Administ./Biografia: Propostas e programas educativos fizeram e fazem parte de uma grande maioria de movimentos sociais e de massa, a partir do século XIX, não só no Brasil, como em outros Países. Movimentos estudantis e sindicais, por exemplo, adotaram a educação de adultos ou, mais especificamente, a "educação de base" como uma de suas táticas de atuação, assim comoa alguns trabalhos na área de educação popular que foram sendo realizados através do Movimento de Educação de Base (MEB) e pelos Movimentos de promoção de cultura popular, como os Centros Populares de Cultura (CPCs) da UNE e o Movimento de Cultura Popular do Recife.  
                  Tais programas e propostas funcionavam, na maior parte das vezes, como instrumentos de contestação do sistema e do regime vigentes e de preparação de setores menos favorecidos da sociedade para a construção de uma nova ordem social.  
                  Desde 1945, e mesmo anteriormente, também ao nível governamental e empresarial, existiram iniciativas nesse sentido, buscando-se integrar sujeitos marginalizados ao sistema social e político brasileiro, "disciplina do e para o trabalho", considerando-se, por vezes, a insuficiência ou a inadequação da educação formal vigente no sentido de adaptar quantitativa e qualitativamente o sistema escolar às novas condições materiais e sociais de existência. Essas iniciativas, quando comparadas com as necessidades educacionais mais prementes das várias regiões brasileiras, parecem ter sido insuficientes e inadequadas.  
                  A Coleção Educação Popular foi formada pela CEDIC em torno dessa área educacional, a partir das doações recebidas. 
                Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações  diversas, entre 1987, 1993 e 2021. Entre os doadores: Centro de Documentação e  Pesquisa Vergueiro - CPV, em 1992, a Profa. Yara Aun Khoury, do Programa de  Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, em 1993, e a Jornalista Jan Rocha,  em 2021. 
                   
                  Conteúdo e Estrutura: 
                   
                  Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de panfletos reivindicatórios de  alfabetização, programas de formação e cursos para educadores, publicações  sobre método de educação popular, programas educacionais e culturais, textos  metodológicos de educação popular, relatórios de encontros de educadores,  textos de análise sócio-econômica, correspondência de instituições de educação  popular, cadernos de alunos, relatórios anuais de atividades do NOVA - Pesquisa  e Assessoramento em Educação e contrato de assinatura de periódicos, folhetos  educativos e boletins da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de  Comunicação (Intercom). 
                Sistema de Arranjo: parcialmente organizada. 
                   
                  Condições de Acesso Uso: 
                   
                  Condições de Acesso:  
                  Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado) 
                   
                  Notas: 
                   
                  Notas:  
                   
                   
                   
                |