COLEÇÕES

Jânio Quadros

Identificação:

Denominação: JÂNIO QUADROS
Sigla: JAN QUA
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial: 1953
Data Limite Final: 1991
Quantidade: 12 fitas cassete e 6 caixas arquivo

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Coleção foi reunida pelo projeto para obtenção de título de doutorado da Professora Doutora Vera Lúcia Michalany Chaia, pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, em 1991, cujo título é "A liderança política de Jânio Quadros (1947-1990)".
O percurso político de Jânio Quadros se inicia em 1947, quando eleito vereador. A partir daí, somam-se em sua carreira política os cargos de: deputado estadual (1950); prefeito da cidade de São Paulo (1953); governador de São Paulo (1954); deputado federal (1958) e presidente da República (1960).
Depois desse sucessivo exercício de cargos políticos, participou de alguns pleitos sem sucesso: em 1962, Jânio Quadros candidatou-se ao governo de São Paulo, sendo derrotado por Adhemar de Barros e, em 1964, teve seus direitos políticos cassados. Somente em 1982, retornou à cena política e concorreu ao governo do Estado de São Paulo, sendo derrotado por André Franco Montoro.
Em 1985, elegeu-se prefeito da cidade de São Paulo, exercendo o seu último cargo político.
Dessa reconstrução dos sucessivos pleitos e do exercício de vários cargos políticos, a autora vai reconstruir a liderança carismática desenvolvida por Jânio Quadros, observando que dela nasce o "movimento janista", no decorrer de sua carreira ascendente, junto aos eleitores e partidos políticos.
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos foram doados ao CEDIC por Vera Lúcia Michalany Chaia, Professora Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, em 1999.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: A Coleção compõe-se de sete sessões de entrevistas temáticas, registradas em fitas cassete e transcritas, com participantes do grupo de apoio janista; de sessão de discurso, gravada em fita cassete, de Jânio Quadros, veiculada na emissora Rádio Globo, pelo programa "A Palavra é Sua". Complementam a Coleção, transcrições de "clips" de Jânio Quadros veiculadas em emissoras de tv, artigos jornalísticos, folhetos de propaganda política, textos de análise política, planos de governo e quadros de pessoal em exercício político.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se organizada. Os depoimentos e demais conjuntos documentais foram organizados em ordem alfabética e cronológica.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso: Não há restrições.
Instrumentos de Pesquisa:

Notas:

Notas: não há.