COLEÇÕES
João Batista de Arruda Sampaio
Identificação:
Denominação: JOÃO BATISTA DE ARRUDA SAMPAIO
Sigla: (JOÃO BAT ARR SAM)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1919
Data Limite Final: 1984
Quantidade: 06 caixas
Contextualização:
História Administ./Biografia: João Batista de Arruda Sampaio nasceu em São João da Bocaina, interior do Estado de São Paulo, em 12 de dezembro de 1902. Filho do fazendeiro Onofre Pacheco de Arruda Sampaio e Ana Umbelina de Arruda Sampaio, viveu sua infância e adolescência nas cidades de São João da Bocaina, Bariri e Jau.
Aos 23 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Formado em 1920, iniciou então sua carreira professional. Ocupou vários cargos públicos: Promotor e Procurador da Justiça, Corregedor do Ministério Público, Secretário da Segurança do Estado de São Paulo, Desembargador do Tribunal de Justiça e Curador de Menores da Capital. Fundou a Associação Paulista do Ministério Público e a Revista Justicia (ainda hoje em circulação). Foi também o criador da Semana de Estudo dos Problemas do Menor.
Faleceu em São Paulo, em setembro de 1988, aos 86 anos.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doação da Família Arruda Sampaio, em 1987.
Conteúdo e Estrutura:
Âmbito e Conteúdo: a Coleção compôe-se de Boletins Informativos da JUC, boletins sobre camadas sociais e comportamento político, associação de advogados, Ação Católica Rural, boletins bibliográficos, correspondência de pastorais sobre Ação Católica, correspondência sobre campanha mundial de desarmamento infantil, circulares e planilhas diversas, questionários sobre ensino jurídico, folders sobre Pastoral Ecumênica, lei do inquilinato, regulamento da Escola de Belas Artes de São Paulo, folhetos sobre Curso de Teologia, peças teatrais e cinema, teses sobre congressos de partidos políticos, catálogos de livros, folhetos de cursos de entensão universitária, encontros regionais sobre prostituição, textos sobre cristianismo, encontros e semanas de estudo da JUC, problemas da Igreja, Pastoral Universitária, questão das prisões, Anais do VII Congresso Nacional da JUC, balancetes de receita e despesa de instituições públicas, relação de candidatos para concursos públicos, relações de emendas e projetos de leis, programa do Curso de Serviço Social, livros e revistas sobre peças teatrais, livros religiosos, folhetos sobre saúde pública, faculdades rurais, programas de teatro, contos infantis, exemplares do Diário Oficial, matérias de imprensa sobre literatura, política nacional e internacional, esporte, educação, jurisprudência, etc.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.
Condições de Acesso Uso:
Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem Preliminar da Coleção João Batista de Arruda Sampaio. São Paulo, CEDIC, s.d. (incompleta)
Notas:
Notas:
|