COLEÇÕES
Movimentos de Leigos
Identificação:
Denominação: MOVIMENTOS DE LEIGOS
Sigla: (MOV LEI)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1948
Data Limite Final: 1979
Quantidade: 01 caixa e 01 pasta
Contextualização:
História Administ./Biografia: Desde as origens da Igreja, os seculares participavam de suas atividades. Mas, por sua própria natureza, o apostolado dos leigos esteve sempre subordinado à hierarquia eclesiástica.
Entre as organizações apostólicas, a Ação Católica se destacou.
O apostolado de cada movimento leigo é essencialmente comunitário. Por comunidade se entende grupos, como de operários, de estudantes, de jovens e de adultos, que se reúnem para estudar juntos a realidade específica do seu meio ambiente e decidir sobre as tarefas a serem empreendidas, que as possibilidades pessoais de cada um e as circunstâncias de tempo e espaço lhes permitem realizar.
Todos esses Movimentos, em seu campo de ação, tentam realizar uma transformação social dentro daquilo que definem como necessidades materiais e espirituais. Todos eles nascem no centro da Igreja.
A Coleção foi formada pela CEDIC, através de doações de documentos de vários Movimentos de Leigos de diversos segmentos, entre os quais: União Cristã de Estudantes do Brasil, União Brasileira entre Juventudes Evangélicas, Grupo de Assistentes Sociais Cristãos (GASC), Liga das Senhoras Católicas, Movimento do Graal, Ação Popular e Social da Família (APES), Movimento Familiar Cristão, Comissão sobre Sociedade, Desenvolvimento e Paz (SODEPAX).
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações feitas por Frei Romeu Dale, em 04 de fevereiro de 1993 e 17 de agosto de 1993.
Conteúdo e Estrutura:
Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de textos do GASC sobre metodologia do trabalho de base, publicação da Conferência Catholic Interamerican Cooperation Program, trabalhos sobre unidade e missão da Igreja no Brasil, relatório da reunião conjunta da Comissão Coordenadora e Conselho Consultivo de Curitiba e Paraná, folheto sobre a história da Liga das Senhoras Católicas, cadernos da União Cristã de Estudantes do Brasil (UCEB), cadernos de formação sobre matrimônio, folhetos litúrgicos, textos da Confederação das Famílias Cristãs, folheto informativo do Movimento do Graal, estatutos da Ação Popular e Social da Família (APES) e programa trienal da Comissão sobre Sociedade, Desenvolvimento e Paz (Sodepax).
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada
Condições de Acesso Uso:
Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
Notas:
Notas:
|