COLEÇÕES

Partido Revolucionário dos Trabalhadores

Identificação:

Denominação: PARTIDO REVOLUCIONÁRIO DOS TRABALHADORES
Sigla: (PRT)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1968
Data Limite Final: 1969
Quantidade: 1 pasta

Contextualização:

História Administ./Biografia: O processo de transformação da Ação Popular em uma organização marxista-maoísta, em 1967, teve conseqüências internas. A curto prazo, setores da militância que se opunham seja às definições estratégicas que a organização adotara, seja aos métodos de "proletarização", acabaram por ser expulsos entre setembro e outubro de 1968; foi a partir desse grupo que se constituiu o Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT).
Consumadas as expulsões, a Ação Popular tentou estabelecer um verdadeiro cordão sanitário entre os dissidentes e a organização para frear a manobra de cooptação de militantes. Começou, então, um período de elaboração política e de contatos buscando dar continuidade às precárias articulações feitas antes das expulsões, destacando-se uma reunião anterior à nacional ampliada na qual haviam participado dissidentes desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão.
O I Congresso do PRT, em janeiro de 1969, que agrupou também ex-militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e da Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), que se encontravam dispersos, aprovou o Projeto de Programa do Partido, optando pela perspectiva socialista da revolução brasileira, pela ênfase no trabalho político junto à classe operária e pela avaliação crítica das ações armadas em curso no País. O novo Partido estendia-se então à Grande São Paulo, Recife, Minas Gerais, Goiás, além de possuir áreas de trabalho no Nordeste e contatos no Rio de Janeiro e no Sul do Brasil.
Publicou 2 números da Revista "Revolução Proletária", em 1969, com textos sobre a guerra revolucionária e sobre o programa elaborado pelo I Congresso.
Impelido, por razões circunstanciais, às ações armadas, o PRT se viu rapidamente envolvido no esquema ações-repressão-prisões. Duas sequências de prisões, entre 1969 e 1971, o desestruturaram. A detenção de seus principais dirigentes aliada a divergências políticas sobre o estilo de trabalho inviabilizaram a recomposição do Partido.
A Coleção Partido Revolucionário dos Trabalhadores foi formada pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) do Departamento de História da PUC/SP, em data não localizada.
Hist. Arquivística/ Procedência: a Coleção passou a integrar o acervo da CEDIC, quando da incorporação do NDPH ao Centro de Documentação, em 1986.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de textos de estudo e reflexão sobre política e movimentos revolucionários.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem de Acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH da PUC/SP. São Paulo, NDPH, s.d.

Notas:

Notas: