COLEÇÕES
Pastoral da Juventude
Identificação:
Denominação: PASTORAL DA JUVENTUDE
Sigla: (PJ)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1971
Data Limite Final: 1989
Quantidade: 01 caixa
Contextualização:
História Administ./Biografia: A origem da Pastoral da Juventude vincula-se à história do planejamento pastoral e ao desenvolvimento da Pastoral de conjunto no Brasil. Essa prática motivou jovens e assessores, a partir de meados da década de 70, a se encontrarem para avaliar as experiências e iniciativas isoladas, buscando unir forças e articular pessoas e atividades em vista da eficácia da ação evangelizadora.
A partir de grupos ligados às paróquias e comunidades, foram surgindo e se articulando as Pastorais específicas da Juventude. Hoje, organizam-se articuladas a nível nacional a Pastoral da Juventude Estudantil (secundarista), Rural, do Meio Popular, além da Pastoral Universitária, com suas próprias coordenações nacionais, comissões de assessores, assembléias, cursos e subsídios.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desse Movimento, a partir das doações recebidas.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações, como as da Pastoral da Juventude, em 1991, do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em 1992, e de Frei Romeu Dale, em 1993.
Conteúdo e Estrutura:
Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de cadernos populares sobre escolas, relatórios de reuniões e assembléias, correspondência sobre assembléias e eventos, roteiros para encontros e assembléias, fichas de inscrição para seminários, convites para encontros, livretos sobre congressos juvenis, textos sobre Pastoral Estudantil, Pastoral da Juventude dos Trabalhadores, Movimento de Jovens no Meio Popular, Movimento Estudantil e Pastoral Universitária, folders sobre Pastoral da Juventude dos Trabalhadores, relatórios de reuniões e congressos, livros sobre Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.
Condições de Acesso Uso:
Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
Notas:
Notas:
|