COLEÇÕES  
                Transportes no Brasil 
                Identificação: 
                   
                  Denominação: TRANSPORTES NO BRASIL 
                  Sigla: (TRE BRA) 
                  Natureza do Conjunto: Coleção 
                  Data Limite Inicial: 1948 
                  Data Limite Final: 1981 
                  Quantidade: 1 pasta (88 documentos) 
                   
                  Contextualização: 
                   
                  História Administ./Biografia: Ao final de 1860, o Brasil possuía 208 Km de ferrovias que ligavam ao interior os portos do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. As ferrovias baratearam os transportes e promoveram a expansão do mercado para os produtos que transportavam. O serviço de passageiros cresceu paralelamente ao transporte de cargas, já que as ferrovias eram mais rápidas, seguras e confortáveis que as carruagens, troles e carroças.  
                  A partir da década de 1940, teve início no País a chamada "Era Rodoviária". A economia paulista, como a nacional, era direcionada para o mercado exterior. Os centros produtores que haviam adquirido importância econômica durante o surto industrial dos anos 30 e 40 não podiam contar com o transporte ferroviário para atender à demanda do mercado interno. Houve uma inversão e uma multiplicação de direções nas necessidades de transporte. Para propiciar o fluxo das matérias-primas importadas, bem como a movimentação interna dos produtos, surgiram as rodovias, interligando os troncos ferroviários.  
                  Atualmente, a política de transportes, visando a reduzir as importações de combustível, passou a estimular o uso de outras modalidades e meios de circulação de menor consumo energético, no caso de hidrovias e as ferrovias.  
                  A documentação que forma a Coleção em torno dessa temática foi doada ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH do Departamento de História da PUC/SP. 
                  Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram integrados ao acervo da CEDIC, quando da incorporação do NDPH ao Centro de Documentação, em 1986. 
                   
                  Conteúdo e Estrutura: 
                   
                  Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de matérias jornalísticas sobre o transporte no Brasil (rodoviário, marítimo e ferroviário), sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Estrada de Ferro Central do Brasil, matérias essas da grande imprensa como "O Estado de São Paulo", "A Gazeta", "Correio da Manhã", "Jornal da Tarde", "O Globo" e "Diário de Notícias". 
                  Sistema de Arranjo: parcialmente organizada. 
                   
                  Condições de Acesso Uso: 
                   
                  Condições de Acesso:  
                  Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)  
                  . Listagem de Acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH do Departamento de História da PUC/SP. São Paulo, NDPH, s.d. 
                   
                  Notas: 
                   
                  Notas:  
                   
                   
                   
                   
                   
                  |