
Medicina Nuclear: Dosimetria Interna - Proteção Radiológica
Dosimetria Interna
O objetivo da dosimetria interna é a proteção das pessoas. É a metodologia usada para calcular, estimar e quantificar a energia ionizante absorvida nos tecidos humanos, como resultado de uma deposição interna causada por um elemento radioativo.
Para exposições internas as medidas de precaução tais como: tempo, distância e blindagem, não funcionam. Uma vez que o material radioativo está dentro do organismo, ele ficará irradiando o tecido continuamente até ser eliminado, ou decair.
Os maiores ingredientes necessários para esses cálculos são os dados biológicos de distribuição, as propriedades físicas do radionuclídeo, e o método que combina os dados biológicos e físicos para a estimativa de dose.
Por isso essa área aplicada a medicina nuclear é de extrema importância.
Proteção Radiológica
O principal objetivo da proteção radiológica é proteger os indivíduos dos efeitos danosos da radiação ionizante. Para isso podemos nos valer de inúmeras variáveis e de equipamentos, para o controle da exposição à radiação ionizante.
Essa área de trabalho e pesquisa está em constante otimização para que as doses absorvidas pelos indivíduos do publico e os ocupacionalmente expostos tenham seus direitos preservados sem contudo serem prejudicados pela ausência do diagnóstico e da terapia que utiliza a radiação ionizante.

|