Projeto: Pensar e fazer Arte | Objetivos
O PROJETO PENSAR E FAZER ARTE
________________________________________
I – EMENTA
O projeto PENSAR E FAZER ARTE é um projeto interdisciplinar oriundo do Grupo de Ensino e Pesquisa em Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (GEPI-PUCSP), ligado ao programa de pós-graduação em Educação – Currículo. Tem abrangência interinstitucional e interdepartamental, uma vez que propicia o intercâmbio cultural entre docentes, pesquisadores e especialistas de instituições de ensino de São Paulo e departamentos da graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O projeto nasceu por iniciativa do Prof. Dr. Cláudio Picollo, seu realizador e organizador. A coordenação é de responsabilidade da Prof. Dr. Ivani Catarina Arantes Fazenda – Presidente e Líder de pesquisa do GEPI-PUCSP e o auxílio organizacional está a cargo da Prof. Dr. Sonia Regina Albano de Lima – pesquisadora do GEPI-PUCSP.
Tem como proposta a exposição e a análise de obras de artes e práticas artístico-pedagógicas, em forma de colóquio, sob uma perspectiva interdisciplinar. Participam desse trabalho, palestrantes convidados das mais diversas áreas de conhecimento: literatos, músicos, artistas plásticos, dançarinos, teatrólogos, cineastas, psicólogos, psiquiatras, educadores, antropólogos, historiadores, etc, que têm a incumbência de apresentarem aos ouvintes uma leitura particularizada da produção artística em debate.
Essa leitura interdisciplinar permite a transposição da obra de arte para uma realidade sócio-cultural contemporânea e conecta o ouvinte com as diversas atividades artísticas presentes na atualidade. Dessa forma, a Arte passa a ser pensada não como um simples entretenimento, mas como uma forma de representação do mundo.
As reflexões produzidas pelos palestrantes são expostas para o público presente e permitem a interação e o diálogo contínuo com os expositores.
Os colóquios são dirigidos a um público diverso: alunos secundaristas, universitários, professores de graduação e pós-graduação, integrantes do GEPI-PUCSP e cidadãos interessados. Diante dessa realidade, este projeto interdisciplinar permite a difusão da Arte, Educação e Cultura para os mais variados níveis de ensino e para a coletividade participante.
II - OBJETIVOS
O projeto tem como objetivo central a formação de um público capaz de compreender obras e contextos artísticos sob uma perspectiva interdisciplinar, entretanto, outras funções incorporam essa atividade pedagógica:
• Promover a interconexão das diversas linguagens;
• Contribuir para a formação de um Repertório significativo, capaz de ampliar o conhecimento artístico do público presente;
• Empreender um ensino extramuros, que transcenda o modelo tradicional de educação implantado pelo sistema político-educacional;
• Pensar a Arte como formas simbólicas que permitem ao homem se relacionar com o mundo;
• Promover uma reflexão sócio-cultural das obras e contextos artísticos apresentados, visando obter uma constante ressignificação dessa produção na sociedade atual;
• Trazer para as escolas e instituições interligadas, um modelo de ensino artístico mais significativo, sem beirar o tecnicismo
III - RELEVÂNCIA DO PROJETO
Os trabalhos de pesquisa e atividades desenvolvidas nos colóquios trazem para a sociedade, um indivíduo com senso crítico e estético mais aprimorado, um ser mais conectado com a produção cultural e com as diversas linguagens artísticas, e a revalidação desta produção artística para a contemporaneidade. Este saber extracurricular traz para a educação, a esperança de construção de um conhecimento interligado às várias áreas e a possibilidade de se trabalhar contextos onde a subjetividade e o emocional humano estão presentes. O projeto permite ainda um intercâmbio cultural que vai desde o ensino superior até organismos interessados na produção artística.
IV - A NATUREZA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO
Por ser uma extensão do GEPI/PUCSP, o projeto Pensar e Fazer Arte adota uma ação voltada inteiramente para a Interdisciplinaridade. Várias categorias interdisciplinares são priorizadas, entre elas: a parceria, o diálogo, o pensamento em rede, a leitura pluridimensional do objeto artístico, a reflexão da obra de arte sob uma perspectiva sócio-cultural.
Na elaboração dos colóquios os palestrantes atuam em parceria. As leituras veiculadas devem estar integradas umas com as outras, os palestrantes não priorizam um trabalho tecnicista, mas um serviço pedagógico que leva em conta a capacidade de entendimento do público presente. O diálogo dos ouvintes com os palestrantes deve ser constante e prioritário. Cada expositor deve conduzir sua análise respeitando a sua formação profissional e a formação profissional dos demais expositores. A pesquisa é ponto fundamental do trabalho e está presente em todos os colóquios. A fundamentação teórica transmuta-se em cada apresentação, em função do objeto de arte exposto e da reflexão dos palestrantes convidados, dessa forma, prioriza-se o processo e não o projeto. A análise da obra de arte pressupõe sempre por parte dos palestrantes, uma reflexão acerca dos conceitos, mitos ou práticas que cercam a produção artística, apontando uma realidade em constante mutação. A possibilidade de se estabelecer convênios e parcerias com institutos, associações, grupos de pesquisa e órgãos governamentais, confirma ainda mais a natureza interdisciplinar do projeto.
V - O GEPI E O PROJETO PENSAR E FAZER ARTE
O GEPI é formado por professores, mestrandos, doutorandos e alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Currículo da PUC/SP. Este grupo, estabelecido em 1986, sob a orientação de Ivani Fazenda, tem promovido pesquisas sobre Interdisciplinaridade em várias áreas do conhecimento além da educação, tais como arquitetura, administração, direito, jornalismo, artes plásticas, música e saúde. Tem por finalidade desenvolver atividades de pesquisa e assessorar, teórica e praticamente, os trabalhos de pesquisadores e de instituições interessadas nas questões da Interdisciplinaridade. Visa também desenvolver pesquisas sobre os aspectos epistemológicos envolvidos na formação de educadores e no uso de tecnologias digitais. Entre outros aspectos, estabelece parcerias com outros Programas de Pós-Graduação da PUC/SP e do País, além de contatos e parcerias com centros internacionais que tratam das questões da interdisciplinaridade na formação de educadores. A experiência acumulada ao longo destes anos revelou que o avanço científico da linha de pesquisa somente foi possível graças a uma produção científica coletiva.
Este grupo de pesquisa ao longo de sua trajetória já constitui parcerias com outros grupos de estudo sobre interdisciplinaridade no país e no mundo, entre eles: Centre de Recherche sur l'intervention éducative - Faculte d'education – Université de Sherbrooke, L' Université François- Rabelais de Tours, Universidade de Aveiro em Portugal. No Brasil está associado ao CETRANS, Universidade Tuiuti do Paraná, Unicsul e outros estabelecimentos de ensino. Através de seus membros e de sua coordenadora e líder de pesquisa - Profa. Dra. Ivani Fazenda, tem produzido inúmeras publicações e participado de Congressos e Encontros Científicos Nacionais e Internacionais. No Banco de Dados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo foram coletadas até o presente momento, 39 teses de doutoramento e 59 dissertações de Mestrado defendidas pelos seus pesquisadores.
VI – OS COLÓQUIOS E ATIVIDADES ARTÍSTICAS REALIZADOS NO PROJETO
A produção artística desenvolvida no Projeto Pensar e Fazer Arte até a presente data está margeada em 15 colóquios, alguns no Auditório Tuca, Tuca Arena, departamentos e auditórios da PUC/SP, outros, em escolas, livrarias, consulados e universidades brasileiras, todos organizados pelo Prof. Dr. Claudio Picollo. Também foram produzidos 17 programas gravados para a TV/PUC, entrevistando os colaboradores e palestrantes que participaram direta ou indiretamente do projeto. A pesquisa produzida nesses colóquios foi exposta no III Congresso Internacional Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação em Brasília, 2008 e no XVI Congreso Mundial de Ciências de La Educación em Monterrey, Nuevo León, México, 2010.
Os primeiros colóquios concentraram-se nas seguintes temáticas:
• O que é Literatura? O que é Ópera? O que é Cinema?
• Vida e obra de Maria Callas e a formação do educador
A partir da exposição de alguns trechos operísticos e árias, foram analisadas as seguintes óperas:
• Carmem de G. Bizet
• La Traviata de G. Verdi
• MacBeth de G. Verdi
• O Barbeiro de Sevilha de G. Rossini
Algumas atividades artísticas ligadas à biodança, arte da degustação e dos sentidos, também foram objeto de pesquisa. Como se trata de um projeto interdisciplinar, sua continuidade e valoração vão depender de seus palestrantes e ouvintes.
Claudio Picollo
|