Oficina de Leitura Expressiva
A cadeia da fala
A produção da Fala
Articulação dos sons: vídeo
Som e sentido (Madureira, 2015)
- O som tem sentido?
- O sentido tem som?
- O som é sentido?
O som e os sentidos (Madureira, 2015)
O som impressiona os sentidos?
Podemos atribuir propriedades ao som?
- Forma
- Cor
- Textura
- Tamanho
- Comprimento
- Força
O som e os sentidos (Madureira, 2015)
O som ...
- constitui paisagens sonoras?
- veicula emoções e atitudes?
O simbolismo sonoro
- As propriedades acústicas do som veiculam sentidos. Fonagy (1983; 2000); Ohala (1984); Madureira (2011).
Exemplo:
- Ruído: sentidos de continuidade e/ou de aspereza
- Agudo: sentido de fragilidade
O simbolismo sonoro e as características da fala (Madureira, 2012)
Associação entre algumas propriedades fonéticas dos segmentos e dos elementos prosódicos (acento, entoação, qualidade vocal, pausa, ritmo, taxa de elocução)
Exemplos:
- finality
- melodicity
- slowness
- exasperation
A abertura ao som
- “Não existem pálpebras nos ouvidos”.
“Os ouvidos de uma verdadeiramente
pessoa sensível estão sempre abertos”.
(Schaffer,1992:288)
Abertos para o que?
Abertos para ...
- os sons que soam (que estão nas paisagens sonoras que frequentamos);
- os silêncios que soam;
- os sons que imaginamos (que estão em nossas mentes pelas nossas experiências de som permeadas pelos nossos sentidos);
- os sons que vemos nos espectros, espectrogramas, formas de onda e traçados de frequência fundamental (f0) e intensidade.
Ondas sonoras e espectrogramas
Expressão de sentidos
Escolha um dos sons para representar o sentido apresentado.
- Escuridão: i; a; u?
- Estouro: p; a; m?
- Barulho das águas de um rio: b; o; l ?
- Barulho de serra cortando madeira: d; v; e?
- Zumbido de abelha: u; k; z?
Traçado de frequência fundamental (f0)
Traçado de intensidade
Prática
- Escute estas duas gravações qual delas é mais agradável?
Prática
- Vamos aprender estratégias para tornar a leitura expressiva.
Prática
1º Estratégia
- Divida a fala em grupos por meio de pausas silenciosas. Vamos treinar!
A Pedro Malazarte coube uma porta ele pensou com esta porta conquistarei o mundo.
Leitura de Camila Pitanga
Prática
2º Estratégia
- Utilize inflexão melódica para cima se quiser causar suspense ou para baixo se quiser ser expressar afirmação.
A Pedro Malazarte coube uma porta.
Prática
3º Estratégia
- Utilize a taxa de elocução de mais rápido para mais lento em alguns trechos da fala.
A Pedro Malazarte coube uma porta ele pensou com esta porta conquistarei o mundo.
Prática
4º Estratégia
- Leia normalmente o enunciado e em seguida leia novamente enfatizando cada uma das sílabas.
A Pedro Malazarte coube uma porta.
Prática
5º Estratégia
- Leia o enunciado várias vezes em cada uma dessas leituras – enfatize uma palavra.
A Pedro Malazarte coube uma porta.
Prática
6º Estratégia
- Experimente falar o enunciado, fazendo os seguintes ajustes:
A Pedro Malazarte coube uma porta.
- Sorrindo (lábios esticados)
- Biquinho (lábios projetados)
- Laringe levantada
- Laringe abaixada
- Voz soprosa
A aventura de Malazartes
Ah, mês de abril que delícia de existir! Também para Pedro Malazarte.
Vou contar: como o pai tinha morrido, a mãe dividira em pedaços a
casa toda, dando-os a cada filho.
A Pedro Malazarte coube uma porta.
Ele pensou: com esta porta conquistarei o mundo. Realmente, em
breve viu um urubu pousado num burro morto.
Mas que depressa
jogou a porta em cima deles — e como o urubu ficou manco, foi fácil
pegá-lo. Para que queria ele um urubu? Lá disso sabia ele.
E quando
sentiu no ar os eflúvios de um jantar magnífico, bateu à porta da casa
de uma senhora, gulosa e sabida, que estava preparando para si
mesma um banquete, escondido do marido que fora viajar.
Malazarte
foi irritadamente expulso pela sabidona e sua criada.
Então, com o
auxílio da porta encostada na parede, subiu ao teto e de lá viu embaixo
comida boa para valer.
Tinha leitão assado, peru, e tudo o mais que
delicia um homem.
Foi quando o marido chegou, inesperadamente.
A mulher matreira lamentou.se: se eu soubesse que você vinha eu
preparava coisa boa de se comer mas como não te esperava só tenho
carne seca, feijão ralo e farinha morrinhenta...
A aventura de Malazartes
Aí, Malazarte apresentou-se de novo com o seu urubu, sabendo que o marido não lhe
recusaria um pouco do minguado jantar. Mal começam a comer quando Malazarte deu,
bem disfarçado, uma cutucada no urubu, que gemeu.
— Por que é que ele está se lamentando? perguntou o dono da casa.
— Está me dizendo umas novidades, respondeu Malazarte. O meu urubu, ao contrário
dos outros, fala e está me contando que sua mulher lhe guardou um leitãozinho assado
de surpresa...A mulher teve medo de Malazarte e disse: oh, urubu danado, estragou a
surpresa! Tenho mesmo este leítãozinho para você...
Daqui a pouco o urubu gemeu de novo, o que fez Malazarte dizer:
— O urubu intrometido, pára de me contar?
— O que é que ele está contando?
— Que tem peru recheado.
— Meu maridinho, essa era a outra surpresa que o urubu desaforado estragou. Mas
coma um pouco deste peru. E tenho doces, frutas, bebidas...Como era 1º de abril, dia de
se enganar os outros, Malazarte vendeu falsamente o precioso urubu ao dono da casa
para lhe servir de espião.
Bem alimentado, Malazarte prosseguiu caminho com a porta debaixo do braço.
Moral: mais vale uma porta desvalida e esperteza de Malazarte, que uma casa
inteira para quem não tem arte.
Referências
FÓNAGY, I. La Vive Voix. Paris: Payot, 1983.
FÓNAGY, I. Languages within languages: an evolutive approach. Filadélfia: John
Benjamins Publishing Company, 2000. MADUREIRA, S. Intonation and variation: the
multiplicity of forms and senses. Dialectologia. Special Issue, v. VI, p. 54-74, 2016.
MADUREIRA, S. FONTES, M. A. S. ; FONSECA, B. C. . Voice quality and speaking
styles. Dialectologia. Special Issue, v. VI, p. 171-190, 2016.
MADUREIRA, S. Sonoridades - Sonorities. 1. ed. São Paulo: Edição da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, 2016. v. 1. 185p .
MADUREIRA, S. Som e Sentido. Seminário de Clínica e Pesquisa II. Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo.
MADUREIRA, S; CAMARGO, Z; CROSHIQUIA, A. R. . Voice qualities and metaphorical
analogies: the sound metaphors. In: RaAM 9 Conference: Metaphor in Mind and Society,
Researching and applying Metaphor, 2012, Lancaster. RaAM 9 Conference: Metaphor in
Mind and Society - Researching and applying Metaphor- Abstract Book. Lancaster: John
Benjamins Publishing Company, 2012. v. 1. p. 109-109.
MADUREIRA, S. The Investigation of Speech Expressivity. In: H. Mello; A. Panunzi; T.
Raso (Eds). (Org.). Illocution, modality, attitude, information patterning and speech
annotation. Firenze: Firenze University Press, 2011, v. 01, p. 101-118.
OHALA, J. J. An Ethological Perspective on Common Cross-Language
Utilization of F0 of Voice. Phonetica, Basel, vol. 41, n. 1, p.1-16, 1984.