Página Inicial >Histórico

No final do ano de 2009 surgiu a idéia para a criação de um centro focado em estudos sobre o judaísmo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta idéia foi concebida na Pontifícia Academia Scientiarum, uma das Academias Pontificiais ligada à Cúria Romana, e proposta à Secretaria-Executiva da Fundação São Paulo, que assim elegeu membros para que se pudessem iniciar os trabalhos.
O comitê formado por professores da PUC-SP nomeou então, em fevereiro de 2010, este novo espaço de Cátedra de Cultura Judaica.

No que concernem as instituições da Cúria Romana a Cátedra expressa o aprofundamento do diálogo religioso e o aperfeiçoamento dos estudos judaico-cristãos, já consagrados na Declaração sobre a Relação da Igreja com as religiões não-cristãs do Concílio Vaticano II e nos objetivos da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo da Congregação para a Educação Católica e da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com respeito às instituições universitárias no Brasil, a Cátedra será a primeira iniciativa desta natureza a ser implantada em uma universidade não-pública e confessional católica. Recente levantamento realizado junto a instituições brasileiras de ensino superior indicou a existência de seis centros e grupos de estudos judaicos ou similares, a saber: o Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo de Estudos Judaicos da Universidade Federal de Minas Gerais, o Programa de Estudos Judaicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Judaísmo da Universidade Federal de Pernambuco. Com objetivos, áreas de atuação, vinculações e formatos institucionais diversos, são todas unidades ligadas a instituições federais de ensino superior.

A Cátedra deverá estabelecer-se no campus da PUC-SP em Perdizes. Assim como demais cátedras instituídas por organizações nacionais ou internacionais como as da UNESCO, a Cátedra de Cultura Judaica também “será uma instância de produção e difusão de conhecimento e poderá contribuir de forma significativa para ampliar a relevância das prioridades estabelecidas para o país [...] agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento nacional”.

A Cátedra, como instrumento da universidade, fomentará atividades que poderão contribuir na articulação, não somente de pesquisadores e alunos mas de comunidades, pois se preocupa em somar esforços com a sociedade brasileira em torno de objetivos comuns para o seu desenvolvimento social e intelectual.

Pretende-se que a Cátedra esteja ligada diretamente a Reitoria da PUC-SP para que possa, a exemplo da Cátedra Sergio Vieira de Melo (PUC-SP), não se comprometer nem limitar-se a diretrizes ou linhas de pesquisas dos departamentos nem tornar-se destes um apêndice extra. Assim, acredita-se que a Cátedra usufruirá de maior flexibilidade e agilidade para desenvolver seus objetivos, podendo ligar-se a vários departamentos de acordo com a necessidade e natureza de seus projetos.

Após consulta à Pró Reitoria de Pós-graduação e Pró Reitoria de Graduação (recebendo pareceres favoráveis) no dia 27 de outubro de 2010 o Reitor da PUC-SP apresentou a proposta ao Conselho Universitário (CONSUN) que aprovou por unanimidade a criação da Cátedra. Na mesma ocasião foi formado o comissão executiva que deverá cuidar da implantação e manutenção da Cátedra.

 

 
 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD
   
site_puc