Histórico
Integrantes
Livros
Dissertações e Teses
Pesquisas
Vídeos
Acontece no GEPI
Calendário do GEPI
Revistas
Parcerias
Links
Reportagens sobre o GEPI

Projeto: Pensar e fazer Arte | Entrevistas Realizadas

Há varias maneiras de se fazer pesquisa. Uma dela que acho de fundamental importância dentro do Projeto haja vista sua repercussão, reverberação e disseminação junto a alunos da Rede Estadual de Ensino, Escolas particulares, Escolas de Línguas, universitários, mestrando, doutorandos, mestre, doutores, pós doutores em vários campos de conhecimento e sociedade em geral é a série de entrevistas realizada pelo Pensar e Fazer Arte com personalidades do mundo da Educação, Arte e Cultura que participaram de nossas aulas abertas que acontecem na primeira e última aula do GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUCSP, ou influenciaram sobre maneira na elaboração de cada uma delas.

Embora grandes, dispuseram-se a gravar graciosamente esta série (em andamento), com um único objetivo: levar à Escola e sociedade como um todo, elementos educacionais, artísticos culturalmente valorados vislumbrando um incremento repertorial difícil de ser obtido pela hermética Educação brasileira.
Considero a realização dessas entrevistas uma pesquisa de peso,de muitas mãos, como deveria ser toda a pesquisa, pois obriga o organizador, apresentador a seguir determinados procedimentos sem os quais elas se tornariam mais um integrante da inteligibilidade óbvia que inunda a relação ensino aprendizagem brasileira.

  • Após escolher cuidadosamente a personalidade a ser entrevistada, é necessário ler toda ou quase toda a bibliografia escrita por ela e/ou ter experienciado, vivido na prática pedagógica, na parceria estabelecida quando da feitura das aulas abertas ou no seu campo de atuação o grande trabalho por ela realizado.
  • A confecção do roteiro para entrevista tem de possuir dados pessoais e profissionais de cada personalidade a ser entrevistada. Baseio-me para a sua escritura geralmente no que li e no que vi de cada uma delas: no que li pelo fato de que não se pode negar importância da leitura incessante do material escrito pelo entrevistado e/ou no que pude perceber na sua atuação, pelo fato de que aquele que experiência vale mais do que aquele que lê. Um roteiro feito grosseiramente, sem uma séria observância de ambos os aspectos,  geralmente leva a resultados desprovidos de significado.
  • O convite parte de mim, sempre vislumbrando que seja aceito. Até agora, após a realização de mais de quarenta entrevistas não houve um não. A dificuldade maior, neste caso, é conciliar os horários livres  do pessoal da TVPUC, com os do entrevistados e com os meus.
  • Da TVPUC, a entrevista parte para a ilha de edição e daí para o CANAL UNIVERSITÁRIO, onde cada uma delas é apresentada cinco vezes por semana.Embora pareça que as entrevistas têm pouca repercussão junto à sociedade, o número de emails que recebo e o número de pessoas que me para na rua, no supermercado, na igreja, nos museus, nos teatros, enfim nos lugares mais inusitados, torna-me mais confiante para seguir com o Projeto devido também à sua natureza pública.
  • O número de pedidos pra a reapresentação foi tão grande que eu, juntamente com Julio Weiner, diretor da TVPUC, resolvemos disponibilizar a grande maioria das entrevistas listadas abaixo no YOUTUBE. Para vê-las, é necessário entrar no YOUTUBE e acessar Pensar e Fazer Arte.        

São Paulo, 07/08/2012
Prof. Dr. Cláudio Picollo

Entrevista com:

1- Jornalista e produtor Eloy Leandro –responsável pela distribuição do filme 7 km de Jerusalém.
2- O cineasta ITALIANO e diretor do filme 7 km de Jerusalém, Claudio Melaponti
3- Professor Doutora Silvia Simone Anspach – O conceito de Humor.
4- Compositora ERUDITA e pintora Adelaide Pereira da Silva: UM RECORTE DA MÚSICA ERUDITA NO BRASIL
5- Profa. Dra. Dieli Vesaro Palma falando sobre os mitos que circundam a norma padrão e o sotaque/dialeto
6- Profa. Dra. Dieli Vesaro Palma falando sobre a Metáfora.
7- Sérgio Casoy, escritor, professor de História da Ópera, pesquisador de música lírica em a relação entre pais e filhos nas óperas de Verdi –em comemoração ao bicentenário do nascimento de Verdi.
8- Pianista Christianne Neves falando sobre os anos de ouro da música americana e o espetáculo Broadway Babies II.
9- Professor Eduardo Natali Della Valentina , falando sobre o conceito de Inclusão.
10- Professora Dra. Alzira Allegro - Bernard Shaw e Pigmalion/ My Fair lady
11- Profa. Nádia C. Lauriti M. A falando sobre Edu comunicação.
12- Lisie de Lucca M.A. O que é Estética?
13- Prof. Dr. Norval Baitello Junior – O pensamento sentado sobre glúteos, cadeiras e Imagens I
14- Prof. Dr. Norval Baitello Junior – O pensamento sentado sobre glúteos, cadeiras e Imagens II
15- Prof. Dr. Dirceu de Mello – O que significa ser Reitor?
16- o criador e produtor do Pensar e Fazer Arte – Prof. Dr. Claudio Picollo I
17- o criador e produtor do Pensar e Fazer Arte – Prof. Dr. Claudio Picollo II
18- o criador e produtor do Pensar e Fazer Arte – Prof. Dr. Claudio Picollo III
19- Profa. Dra. Dieli Vesaro Palma falando sobre a norma padrão.
20- Entrevistando Tiago Lacerda em Tiago Lacerda é MacBeth I – auditório Paulo Freire
21- Entrevistando Tiago Lacerda em Tiago Lacerda é MacBeth II – auditório Paulo Freire
22- Entrevistando Tiago Lacerda em Tiago Lacerda é MacBeth III – auditório Paulo Freire
23- Pesquisadora Lilian da Silva Braz falando sobre LEGENDAGEM.
24- Profa. Dra. Maximina Maria Freire – Educação à Distancia
25- Pesquisadora Yula Correa de Oliveira Brandão –Despertando o Interesse em Adolescentes para o Ensino Aprendizagem do Inglês com o auxilio de obras literárias e cinematográficas que tratem sobre o tema: Adolescência, para alunos do sétimo ano do fundamental 2 em uma Escola de São Paulo.
26- Ana Salles Mariano M. A – Gestão de Cultura
27- Profa. Dra. Rosinda de Castro Guerra Ramos - Ensino de Línguas para fins Específicos
28- Profa. Cantora lírica M.A Flavia Albano de Lima – A Voz Humana
29- Profa. Dra. Sandra Madureira – A Fisiologia da VOZ.

  • Título
    PENSAR E FAZER ARTE - MANOLO VILCHES – O LÚDICO E A INTERDISCIPLINARIDADE.
    PENSAR E FAZER ARTE – IVANI FAZENDA – O QUE INTERDISCIPLINARIDADEE: QUAL O SENTIDO (2).
    PENSAR E FAZER ARTE – HELOISA BALDIN –  AS COMPETENCIAS E HABILIDADES DE UM CANTOR LÍRICO EM  ENTREVISTA EXTERNA REALIZADA NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
    PENSAR E FAZER ARTE – MARIO ZACCARO – O PAPEL DO CORO NA ÓPERA EM  ENTREVISTA EXTERNA REALIZADA NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
    PENSAR E FAZER ARTE – SPARTACO ANGELO VIZZOTTO – MACBETH E O PODER
    PENSAR E FAZER ARTE - SERGIO CASOY – O QUE É ÓPERA (2)
    PENSARE FAZER ARTE – MARA REGINA DE OLIVEIRA – O ENSINO DO DIREITO E O CINEMA 02
    PENSAR E FAZER ARTE – SONIA ALBANO DE LIMA – A MÚSICA NA ÓPERA
    PENSAR E FAZER ARTE II - MARIA CECÍLIA GASPARIAN 02 –EDUCAÇÃO PARA A PAZ
    PENSAR E FAZER ARTE II – MAURO LUIZ PERÓN I – O QUE É CINEMA?
    PENSAR E FAZER ARTE II - FABIO ALBERTI CASCINO  – UM POUCO SOBRE O NASCIMENTO DO GEPI E O CONCEITO DE LIBERDADE
    PENSAR E FAZER ARTE II - PFA013
    PENSAR E FAZER ARTE II - RUY CESAR ESPÍRITO SANTO =- INTERDISCIPLINARIDADE E ESPIRITUALIDADE
    PENSAR E FAZER ARTE II - ARNOLDO HOYOS – EDUCAÇÃO PARA O FUTURO
    PENSAR E FAZER ARTE II - RAONI GARCIA – O CINEMA E MINHA VIDA
    PENSAR E FAZER ARTE II - VERA DUARTE CABRERA  – O TEATRO E O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA
    PENSAR E FAZER ARTE II – MAURO LUIZ PERÓN II – QUE É CINEMA?
    PENSAR E FAZER ARTE II - HUGO TRAVERS 01 –  O BALLET E O BAILARINO – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
    PENSAR E FAZER ARTE II - HUGO TRAVERS 02 - O BALLET E O BAILARINO – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
    PENSAR E FAZER ARTE II - JAMIL MALUF 01  -  A MUSICA SINFONICA E SUA DIVERSIDADE
    PENSAR E FAZER ARTE II - JAMIL MALUF 02 -   A MUSICA SINFONICA E SUA DIVERSIDADE
    PENSAR E FAZER ARTE II - RUY CEZAR ESPÍRITO SANTO03 - INTERDISCIPLINARIDADE E ESPIRITUALIDADE
    PENSAR E FAZER ARTE II – MARIA ANTONIETA ALBA CELANI 2 – A RELAÇÃO E APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA: IMPLICAÇÕES E NECESSIDADES
    PENSAR E FAZER ARTE II - FERNANDO SEGOLIN I – O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DA MASSA CRÍTICA.
    PENSAR E FAZER ARTE II - FERNANDO SEGOLIN II  O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DA MASSA CRÍTICA.
    PENSAR E FAZER ARTE II - MARIA CECÍLIA GASPARIAN 01 -  EDUCAÇÃO PARA A PAZ
    PENSAR E FAZER ARTE II - SÍLVIA SIMONE –  O caminho do leitor à autoria: implicações referentes ao ensino de Literaturas.
    PENSAR E FAZER ARTE II - ALUNOS DE LETRAS – Uma discussão sobre o que vem a ser norma culta.

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Design: DTI-NMD