Projeto: Pensar e fazer Arte | Objetivos
O PROJETO PENSAR E FAZER ARTE
I – EMENTA
I PROPOSTA EM FUNÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA.
O projeto interdisciplinar PENSAR E FAZER ARTE é oriundo do Grupo de
Ensino e Pesquisa em Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (GEPI-PUCSP), ligado ao programa de Pós-Graduação
em Educação – Currículo. Tem abrangência interinstitucional e
interdepartamental, uma vez que propicia o intercâmbio cultural entre docentes,
pesquisadores e especialistas de diversas Instituições de Ensino de São Paulo
e Departamentos da Graduação e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Nasceu em 2001 graças a iniciativa do Prof. Dr. Claudio
Picollo, seu realizador e organizador. Ele é uma extensão do trabalho de
pesquisa produzido pelo GEPI-PUC/SP, coordenado e dirigido pela Prof. Dr.
Ivani Fazenda e conta com a participação das pesquisadoras do mesmo Grupo
de Pesquisa - Prof. Dr. Sonia Regina Albano de Lima e Doutoranda Flavia
Albano de Lima.
O GEPI/PUCSP, formado por professores, mestrandos, doutorandos, alunos
egressos do Programa de Pós-Graduação em Currículo da PUC/SP e
pesquisadores convidados, foi criado em 1986 e tem por finalidade desenvolver
atividades de pesquisa voltadas para discutir e analisar a Interdisciplinaridade
na Educação e assessorar teórica e praticamente os trabalhos de
pesquisadores e de instituições interessadas nesta área. Ao longo de sua
trajetória já realizou parcerias com outros programas de Pós-Graduação da
PUC/SP e grupos de estudo sobre interdisciplinaridade no país e no mundo,
entre eles: Centre de Recherche sur l’intervention éducative - Faculte
d’education – Université de Sherbrooke, L’ Université François- Rabelais de
Tours, Universidade de Aveiro em Portugal. No Brasil está associado ao
CETRANS, Universidade Tuiuti do Paraná, Unicsul e outros estabelecimentos
de ensino. Estas parcerias também se estende para o Projeto.
A falta de uma discussão voltada para as Artes nos Cursos de Graduação e
Pós-Graduação em geral e a adoção de um modelo de ensino artístico
tecnicista adotado nos Cursos de Graduação em Artes (Bacharelados e
Licenciaturas) motivaram a criação desse projeto. Ele também foi criado com a
intenção de difundir uma proposta de educação artística interdisciplinar já
prevista nos ordenamentos político-pedagógicos, direcionados para a
Educação Básica e para os Mestrados Interdisciplinares e Profissionais.
A pesquisa é de fundamental importância neste projeto, contemplando
conceitos ligados a temática, mitos e práticas artísticas multidimensionais. A
possibilidade de se estabelecer convênios e parcerias com institutos,
associações, grupos de pesquisa e órgãos governamentais, confirma ainda
mais a sua natureza interdisciplinar.
A Instituição de execução do projeto é a Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, tendo como organizador e realizador do projeto o Prof. Doutor
Claudio Picollo que atua na Graduação desta Instituição de Ensino Superior e é
Vice-Líder do GEPI-PUCSP, liderado pela Prof. Dr. Ivani Fazenda, além das
duas pesquisadoras filiadas ao mesmo grupo de pesquisa, Prof. Dr. Sonia R.
Albano de Lima e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-
Currículo.
Os trabalhos de pesquisa e atividades desenvolvidas no Projeto devolvem para
a sociedade um público com maior senso crítico e estético, um público mais
conectado com as linguagens artísticas, capaz de ressignificar e realinhar as
produções artísticas na contemporaneidade. Este saber extracurricular traz
para a Educação a construção de um conhecimento artístico interligado às
várias áreas e a possibilidade de trabalhar contextos onde a subjetividade e o
emocional humano estão mais presentes. O projeto também promove um intercâmbio cultural que pode se estender para os diversos níveis de educação
formal, não formal e para a sociedade, respeitando a formação profissional dos
expositores e pesquisadores envolvidos.
II OBJETIVOS E METAS DO PROJETO.
O Projeto Pensar e Fazer Arte tem como objetivo principal a formação de um
público alvo capaz de compreender obras e contextos artísticos sob uma
perspectiva interdisciplinar nas Instituições de Ensino e nos diversos ambientes
socioculturais. Tem atuação extramuros, pois atua tanto no ensino formal como
nos organismos socioculturais e na educação não formal.
Seus objetivos específicos concentram-se em:
- Promover um ensino artístico inovador capaz de integrar e disseminar as
diversas linguagens artísticas interligadas aos contextos culturais e
educacionais;
- Contribuir para a formação de um repertório artístico-pedagógico
significativo entre os ouvintes participantes;
- Pensar as Artes como formas simbólicas que permitem ao homem se
relacionar beneficamente com o mundo e com a sua subjetividade;
- Promover uma reflexão sociocultural das obras e contextos artísticos
apresentados, visando obter uma constante ressignificação dessa
produção na sociedade atual e na Educação;
- Promover um diálogo interdepartamental dentro da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo nos diversos campos de saber:
Direito, Educação, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia, entre outros;
- Estabelecer parcerias e congregar os diversos grupos de pesquisa da
PUC-SP, entre eles: GEPI-PUC/SP, Núcleo de Estudos do Futuro (NEF)
e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre interdisciplinaridade e
espiritualidade na Educação (INTERESPE);
- Promover textos científicos, softwares, métodos voltados para a temática
que possam auxiliar a difusão da Arte nos diversos níveis da Educação.
III PRODUÇÃO ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E TÉCNICA.
O projeto tem promovido as seguintes ações e atividades artísticas
interdisciplinares:
- Aulas Magnas no início e término de cada semestre letivo nas disciplinas
ministradas pela Prof. Dr. Ivani Fazenda junto ao Programa de Pós-Graduação
em Educação (Currículo) da PUC/SP, com temáticas artísticas diversificadas,
integrando os membros do GEPI-PUC/SP, outros Grupos de Pesquisa da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEF e INTERESPE), alguns
Departamentos de Graduação e Pós-Graduação da PUC/SP e as Instituições
de Ensino convidadas. Esses encontros são realizados no Teatro TUCA-
ARENA, ou nos auditórios da PUC-SP e contam com a presença de
pesquisadores das diversas áreas discutindo e analisando aspectos
importantes relacionados com as Artes e suas interligações com a Cultura e a
Educação.
- Colóquios e Palestras promovidas em Livrarias, Centros de Cultura e
Organizações de Ensino em pontos diversificados do Estado de São Paulo,
realizadas pelos pesquisadores do projeto e profissionais de Arte convidados.
- Discussão e apresentação dos trabalhos artísticos e científicos
produzidos junto ao projeto em Congressos de Educação e de Artes nacionais
e internacionais com publicação em ANAIS.
- Publicação de livros contendo algumas das atividades artísticas
produzidas pelo Projeto e questões envolvendo temas importantes
relacionando a Interdisciplinaridade e as Artes em geral.
- Entrevistas semanais produzidas pelo Prof. Dr. Claudio Picollo, na TV
PUC- Canal Universitário, com convidados do mundo artístico, cultural e
educacional, com duração de 30 minutos cada uma.
- Realização de recitais ou apresentações artísticas educativas com
instrumentistas e cantores destinados aos alunos e professores da PUC-SP.
- Cooperação dos integrantes do Projeto nos Encontros Científicos de
Educação produzidos pelos Grupos de Pesquisa da PUC-SP.
1 Produção Científica.
1.1 Livros e capítulos de livros.
PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia R. Albano de. Arte e Pesquisa na Pós-
Graduação. São Paulo: Ícone, 2013, ISBN 978 85 274 1178-3
LIMA, S. R. Albano de; PICOLLO, Claudio & LIMA, Flavia Albano. Ensinando
Arte nos espaços educativos e culturais: A Leitura Interdisciplinar da ópera La
Traviata de G. Verdi, p. 15 a 16. IN: LIMA, Sonia R. Albano de e RAY, Sonia
(orgs). Da ópera so lied: uma evocação a palavra cantada. Goiânia: PPG
Música da UFG e Editora Vieira. ISBN 978 85 8162-016-9.
LIMA, S. R. Albano de; PICOLLO, Claudio & VIZZOTTO, Spartaco A. Macbeth
de W. Shakespeare: Um dilema ético em forma de Arte, p. 27 a 44. IN: LIMA,
Sonia R. Albano de e RAY, Sonia (orgs). Da ópera so lied: uma evocação a
palavra cantada. Goiânia: PPG Música da UFG e Editora Vieira. ISBN 978 85
8162-016-9.
1.2 Publicação em anais de congresso:
PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia Regina Albano de. O projeto
interdisciplinar Pensar e Fazer Arte do GEPI-PUC/SP e sua importância na
formação de apreciadores de artes. In: III Congresso Internacional
Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação, 2008, DF- Brasília:
Universidade Católica de Brasilia, 2008. Trabalho completo
PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia Regina Albano de. The project Thinking
and Making Art from GEPI/PUC-SP and the Repertoire Formation: a type of
inter-disciplinary teaching. In: XVI Congreso Mundial de Ciencias de la
Educación, 2010, Monterrey. Memorial de (ANAIS). Monterrey: Escuela de
Ciencias de la Educacion, 2010. v. 1. p. 139-139. Resumo expandido.
1.3 Publicação em jornais e revistas científicas.
PICOLLO, Cláudio. O Projeto Pensar e Fazer Arte. Revista:
Interdisciplinaridade - volume 1, número 0. Out, 2010.
PICOLLO, Claudio,LIMA, Sonia R. Albano, LIMA, Flavia Albano. The
Interdisciplinary reading of Opera contexts: an innovative way of teaching arts in
educational projects and environments. RISUS. Journal on Innovation and
Sustainability, v. 2, p. 34-43, 2011.
PICOLLO, Claudio. A Relação entre Repertório, Signo e Atitude Interdisciplinar
e o ensino da arte como uma operação cultural. Revista Direcional Educador,
edição 82, novembro de 2011.
PICOLLO, Claudio, LIMA, Sonia Regina Albano de & LIMA, Flavia Albano. A
Leitura Interdisciplinar de Contextos Operísticos: uma forma interdisciplinar de
fazer arte em projetos e ambientes educacionais. Revista Digital A
Contratiempo – ISSN 2145 – 1958, 2012.
2 Produção técnica.
2.1 Das aulas magnas, colóquios e palestras.
As atividades acima relacionadas foram realizadas no Auditório TUCA, TUCA
Arena, departamentos e auditórios da PUC/SP, em escolas, livrarias,
consulados e universidades brasileiras, todos organizados pelo Prof. Dr.
Claudio Picollo, com a participação de pesquisadores e profissionais afetos à
temática desenvolvida. Foram analisadas óperas como: Carmem de G. Bizet,
La Traviata de G. Verdi, MacBeth de Verdi, O Barbeiro de Sevilha de G.
Rossini; produções cinematográficas como O Cisne Negro. As palestras
realizadas desenvolveram temas envolvendo o cinema e suas múltiplas
leituras, a voz humana, o papel da literatura na Contemporaneidade, a
Metáfora e a Arte, vida e obra de Maria Callas, entre outras. Algumas dessas
atividades foram gravadas.
3 Entrevistas Realizadas Na Tv Puc – Canal Universitário.
Até o presente momento já foram realizadas 91 entrevistas na TV PUC – Canal
Universitário, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Claudio Picollo, com
pesquisadores, professores, ex-alunos e profissionais de diversas áreas de
conhecimento. Todas as entrevistas estão listadas no YouTube PENSAR E
FAZER ARTE. Seguem os temas desenvolvidos, o nome dos entrevistados e o
número de entrevistas realizadas:
- O Lúdico e a Interdisciplinaridade - Arquiteto Prof. Dr. Manolo Vilches, .
integrante do GEPI-PUCSP.
- O sentido da Interdisciplinaridade na Educação - Prof. Dr. Ivani Fazenda.
Duas entrevistas.
- As competências e habilidades do cantor lírico - Cantora e professora
Heloisa Baldin. Entrevista realizada no Teatro Municipal de São Paulo.
- O papel do coro na ópera- Maestro Mário Zaccaro. Entrevista realizada
no Teatro Municipal de São Paulo.
- A Ópera Macbeth e o sentido do poder - Psiquiatra Spartaco Angelo
Vizzotto.
- O que é a ópera - Pesquisador musical Sergio Casoy. Duas entrevistas.
- O ensino do Direito e o Cinema - Jurista Prof. Dr. Mara Regina de
Oliveira. Duas entrevistas.
- Música e ópera - Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima.
- Uma educação para a paz - Prof. Dr. Maria Cecília Gasparian integrante
do GEPI-PUCSP. Duas entrevistas.
- O que é o cinema - Prof. Dr. Mauro Luiz Perón da PUCSP- Duas
Entrevistas.
- O conceito de liberdade - Prof. Dr. Fábio A. Cascino, integrante do GEPI-
PUCSP.
- Interdisciplinaridade e espiritualidade na Educação – Prof. Dr. Ruy Cesar
Espírito Santo do Grupo de Pesquisa INTERESPE. Quatro entrevistas.
- Uma educação para o futuro – Prof. Dr. Arnoldo Hoyos do Grupo de
Pesquisa NEF da PUC-SP.
- O Cinema - Professor de inglês Raoni Garcia.
- O Teatro e o ensino da língua estrangeira - Prof. Dr. Vera Duarte
Cabrera da PUC-SP.
- O Ballet e o Bailarino: competências e habilidades - Bailarino Hugo
Travers.
- A música sinfônica e sua diversidade – Maestro Jamil Maluf. Duas
entrevistas.
- A relação e aprendizagem de língua estrangeira: implicações e
necessidades – Prof. Dr. Maria Antonieta Alba Celani do Departamento de
Inglês da PUC-SP. Duas entrevistas.
- O papel da literatura na formação da massa crítica – Prof. Dr. Fernando
Segolin da PUC-SP – Duas entrevistas.
- O caminho do leitor à autoria: implicações referentes ao ensino de
literatura. Prof. Dr. Silvia Simone Anspach da PUC-SP.
- O que vem a ser norma culta na língua portuguesa - Entrevista realizada
com ex-alunos do Departamento de Português e Inglês da PUC-SP.
- A experiência estética do entusiasmo pelo conhecimento - Prof. Lizie de
Lucca, mestre em Educação e Currículo da PUC-SP.
- O sentimento nativista - Prof Dr. José Antonio Nobre Guimarães do
Departamento de Português da PUC-SP. Duas entrevistas.
- O projeto Living Drama in the Classroom da PUC-SP coordenado pela
Prof. Dr. Vera Cabrera da PUCSP, com o Prof. Rose Gimenez e o Doutorando
Adolfo Tanzi Neto. Duas entrevistas.
- A Formação do Musicista - Compositora e Professora de Música
Adelaide Pereira da Silva.
- Educação à Distância – Prof. DR. Maximina Freire.
- A interdisciplinaridade além da sala de aula – ex-aluno da PUCSP
Guilherme Ritner Manzzatti.
- O Humor e a Resistência - Prof. Dr. Silvia Simone Anspach da PUC-SP.
- Inglês para fins especiais – Prof. Dr. Departamento de Inglês da PUCSP
Rosinda de Castro Ramos.
- A formação do cantor lírico - Tenor Thiago Arancan. Duas entrevistas.
- Pigmalion e My Fair Lady de Bernard Shaw. Prof. Dr. Alzira Alegro da
PUCSP- Departamento de Inglês.
- A relação entre educação e comunicação – Mestre em Linguística aplicada
da PUCSP Nadia Lauriti.
- O Alimento e a Educação - Profa. Dra. Ana Maria Tomazoni
pesquisadora integrante do GEPI-PUCSP.
- A corporeidade: as diferentes linguagens do corpo – Prof. Dr. Norval Baitello
Jr da PUCSP. Duas entrevistas.
- Entrevistando o realizador e organizador do Projeto Pensar e Fazer Arte –
Prof. Dr. Claudio Picollo, com a Prof. Dr. Ivani Fazenda, Sonia R. Albano de Lima e
Ana Maria Ramos Sanches Varella, todas do GEPI-PUCSP. Três entrevistas.
- A formação do professor universitário. Prof. Dr. Marcos Massetto da
PUC-SP. Duas entrevistas.
- O Educador e a Interdisciplinaridade - Prof. Dr. Dirce Encarnacion Tavares
pesquisadora do GEPI-PUC-SP.
- O que vem a ser argumentação - Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do
Departamento de Português da PUCSP.
- Mitos sobre a linguagem: a Metáfora – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do
Departamento de Português da PUCSP.
- A Língua Portuguesa – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do Departamento de
Português da PUCSP.
- Da peça de Teatro ‘Hamlet’ – Ator Thiago Lacerda. Três entrevistas.
- O Papel da Arte, Educação e Cultura na PUC-SP - Prof. Dr. Jarbas Vargas
Nascimento da PUCSP.
- O filme Os 7 Kls. de Jerusalém – Jornalista Eloi Leandro.
- O conceito de inclusão - Prof. Especialista Eduardo Natali de La
Valentina. Docente da Universidade Bandeirante de São Paulo.
- A Poesia – Prof. Dr. Fernando Segolin da PUC-SP.
- A Legendagem e Seus Contextos – Prof. Lilian da Silva Braz, ex-aluna as
PUC-SP.
- A história do Chorinho - Grupo de Choro da USP.
- A Fonética Acústica – Prof. Dr. Sandra Madureira da PUCSP.
- Metodologia Interdisciplinar na LBV – Mestra do GEPI-PUCSP Maria Sueli
Periotto.
- A diferença entre dialeto e sotaque – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma da PUCSP.
- A arte da fotografia - Prof. Dr. Cristiano Burmester da PUCSP.
- A Educação Fragmentada - Prof. Dr. Ruy Espírito Santo do grupo de
pesquisa INTERESPE da PUCSP.
- O Papel da Dança e a busca da harmonia por intermédio da dança -
Psicóloga e professora de Biodança Patrícia Guardia.
- O Museu Penitenciário Paulista – Diretor da Instituição Sidney Soares.
- Despertando o interesse para o inglês nos adolescentes – Professora de
Ingles da PUCSP Yula Correia de Oliveira Brandão.
- A música e o Teatro – Doutoranda da PUCSP Flavia Albano de Lima.
- A atuação da Pró Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-
SP – Prof. Dr. Jarbas Vargas do Nascimento.
- A relação entre pais e filhos nas óperas de Verdi – Pesquisador musical Sergio
Casoy.
- Linguagem e Interpretação – Prof. Dr. Ana Maria Ramos Sanches Varella do
GEPI-PUC/SP.
- A Obra de Arte e o Ser Humano - Prof. Dr. Fabio Cascino, integrante do
GEPI-PUCSP.
- A história do TUCA e suas atribuições - Prof. Dr. Anna Salles Mariano da
PUCSP.
- Pensamento masculino e feminino: diferenças. Jornalista e Conselheiro da
OAB-SP João Batista Oliveira. Duas entrevistas.
- O telejornalismo. Jornalista Reinaldo Gotino. Duas entrevistas realizadas
na TV Record.
- Story Telling – Prof. Dr. David Heathfield na Inglaterra. Duas entrevistas.
- Spirituality - Sharona Stillerman – Educadora e Professora de Inglês dos
EUA.
- Interdisciplinarity in Companies – Administrador de Empresa da
Finlândia Tim De Loui.
O Projeto tem se mantido sem auxílio financeiro ou institucional dos órgãos de
fomento à pesquisa ou das Instituições de Ensino a ele filiadas, o que tem
dificultado em muito a sua disseminação e ampliação.
IV MEMBROS PARTICIPANTES DO PROJETO: ficha técnica.
1 - Prof. Dr. Claudio Picollo, organizador e responsável pelo
Projeto.
É licenciado em Português, Inglês e Latim pela Faculdade São Bento, da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Linguística Aplicada
ao Ensino de Línguas pelo LAEL - PUCSP e doutor em educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUCSP. Obteve
seu pós-doutorado pelo GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade. É o criador, coordenador e apresentador de o Projeto
Pensar e Fazer Arte. Paralelamente é formado pela Escola de Canto de Madalena Lébeis e História
da Música pelo crítico musical José da Veiga Oliveira. É vice-líder do GEPI -
Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade. É professor de Prática
de Ensino de Inglês e Língua inglesa no Departamento de inglês da PUCSP.
2 - Prof. Dra. Sonia R. Albano de Lima, pesquisadora
colaboradora.
Tem Doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP -1999); pós-
doutorado em Interdisciplinaridade e Educação pelo Grupo de Estudos e
Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI-PUC-SP ) sob a
orientação da Prof. Dr. Ivani C. A. Fazenda; pós-graduação lato sensu em
práticas instrumentais e música de câmara (Faculdade de Música Carlos
Gomes - FMCG); especialização em interpretação musical e música de câmara
com o Prof. Walter Bianchi ( FMCG); bacharelado em instrumento - piano
(FMCG- 1982); bacharelado em direito (USP- 1973); licenciatura curta em
educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de
São Paulo -1967). Foi professora de piano da Escola Municipal de Música de
1975 a 1999. Professora de música de câmara e piano (1983 a 1993) na
FMCG. Vice-diretora (1985 a 1999) e diretora executiva (1999 a 2010) da
FMCG. Coordenadora pedagógica dos cursos de graduação (canto,
instrumento, composição e regência) e pós-graduação lato sensu em educação
musical e música (1998 a 2009) da FMCG. Foi professora pesquisadora da
UNIABC de 2010 a 2012 para a implantação do Mestrado Profissional; bolsista
coordenadora de pesquisa da FUNADESP em 2012.
É professora do Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP desde
2005. Foi diretora e coordenadora artística da Escola de Música de São Paulo
(2013-2014). É pesquisadora junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em
Interdisciplinaridade do Programa de Pós-Graduação em Educação ( CurrÍculo)
da PUC-SP (GEPI-PUC-SP) e líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em
Educação Musical do IA-UNESP (GEPEM). É colaboradora junto ao Projeto Pensar e Fazer Arte da PUC-SP sob a organização do Prof. Dr. Claudio Picollo.
Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas
voltadas para a interdisciplinaridade, performance e educação musical.
3 - Prof. Doutoranda Flavia Albano de Lima, pesquisadora
colaboradora.
Iniciou seus estudos em canto com Leilah Farah e, mais tarde, graduou-se pela
Faculdade de Música Carlos Gomes. É mestre e especialista em performance
pelo Royal Northern College of Music” (Inglaterra), onde estudou com o tenor
Thomas Schulze e é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Seus papéis
em ópera incluem o papel título em “Amelia al Ballo”, Adele em “Die
Fledermaus”, Susanna em “Le Nozze di Figaro”, Fräulein Silberklang em “Der
Schauspieldirektor”, Le Feu em “L'enfant et les Sortilèges”, Dona Florzinha em
“Maroquinhas Fru-Fru”, Bastienne em “Bastienne und Bastien” e excertos de
“Der Rosenkavalier” (Strauss), como Sophie, sob regência de Baldur
Brönnimann. Possui grande apreciação pela música de câmara e de concerto,
tendo cantado obras de Alban Berg, Richard Strauss, Olivier Messiaen e outros
em recitais e festivais pela Europa. Participou de premieres de diversas obras
de música contemporânea, além dos Réquiens de Fauré e Mozart, “A Criação”
(Haydn) e Missa em Dó Maior (Beethoven), entre outros, com sociedades
corais do Reino Unido. Participou de masterclasses com Barbara Hendricks,
Dame Kiri te Kanawa, Jane Eaglen, Ana Maria Sanchez e Kate Flowers. É
ganhadora do prêmio “Liverpool Opera Circle Vocal Award 2010”, finalista dos
prêmios “The Frederic Cox Award 2009” e “The Joyce and Michael Kennedy
Award for the Singing of Strauss 2008” e esteve entre os vencedores do
“RNCM Concerto Auditions 2009” com “Bachianas Brasileiras no. 05” (Villa-
Lobos). Estudou com a soprano Laura de Souza e atualmente participa do
Opera Studio da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), sob
coordenação de Mauro Wrona. É doutoranda pela Pontificia Universidade
Católica no Programa de Educação: Currículo, desenvolvendo sua pesquisa na
linha da Interdisciplinaridade.
V RESULTADOS PROJETADOS PARA O FUTURO.
O projeto prevê para o futuro a produção de vídeos, multimídia de cunho
pedagógico e material pedagógico tecnológico que serão veiculadas em
palestras, aulas e em comunicações produzidas para os Congressos de
Educação e Artes nacionais e internacionais.
Prevê também a produção de livros pedagógicos voltados para as Artes que
poderão ser utilizados na Educação Básica e Superior e a realização de
Encontros Científicos com temáticas voltadas para a Arte em Geral, além da
publicação do material técnico produzido nas entrevistas.
VI A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROJETO.
Em 2014, educadores e pesquisadores internacionais manifestaram interesse
em estabelecer parcerias com o Prof. Dr. Claudio Picollo, no intuito de divulgar
em seus países, o trabalho artístico e científico produzido no Projeto.
Destacam-se o contato da Sra. Shirmênia Nunes-Eusen do Setor Educacional
do Consulado Geral do Brasil em Atlanta e do Prof. Dr. Roberto Simon da
Universidade Estadual do Kennesaw (KSU), professor associado de espanhol e
português, vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras do College of
Humanities and Social Sciences. Com essa internacionalização o Projeto
Pensar e Fazer Arte amplia sua atuação, cumprindo ainda mais os objetivos a
que se propôs.
São Paulo, 29 de outubro de 2014
Prof. Dr. Claudio Picollo
|