| Projeto: Pensar e fazer Arte | Objetivos  O PROJETO PENSAR E FAZER ARTE
 I – EMENTA  I PROPOSTA EM FUNÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA.  O projeto interdisciplinar PENSAR E FAZER ARTE é oriundo do Grupo de 
                Ensino e Pesquisa em Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade 
                Católica de São Paulo (GEPI-PUCSP), ligado ao programa de Pós-Graduação 
                em Educação – Currículo. Tem abrangência interinstitucional e 
                interdepartamental, uma vez que propicia o intercâmbio cultural entre docentes, 
                pesquisadores e especialistas de diversas Instituições de Ensino de São Paulo 
                e Departamentos da Graduação e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade 
                Católica de São Paulo. Nasceu em 2001 graças a iniciativa do Prof. Dr. Claudio 
                Picollo, seu realizador e organizador. Ele é uma extensão do trabalho de 
                pesquisa produzido pelo GEPI-PUC/SP, coordenado e dirigido pela Prof. Dr. 
                Ivani Fazenda e conta com a participação das pesquisadoras do mesmo Grupo 
                de Pesquisa - Prof. Dr. Sonia Regina Albano de Lima e Doutoranda Flavia 
                Albano de Lima.  O GEPI/PUCSP, formado por professores, mestrandos, doutorandos, alunos 
                egressos do Programa de Pós-Graduação em Currículo da PUC/SP e 
                pesquisadores convidados, foi criado em 1986 e tem por finalidade desenvolver 
                atividades de pesquisa voltadas para discutir e analisar a Interdisciplinaridade 
                na Educação e assessorar teórica e praticamente os trabalhos de 
                pesquisadores e de instituições interessadas nesta área. Ao longo de sua 
                trajetória já realizou parcerias com outros programas de Pós-Graduação da 
                PUC/SP e grupos de estudo sobre interdisciplinaridade no país e no mundo,              
                entre eles: Centre de Recherche sur l’intervention éducative - Faculte 
                d’education – Université de Sherbrooke, L’ Université François- Rabelais de 
                Tours, Universidade de Aveiro em Portugal. No Brasil está associado ao 
                CETRANS, Universidade Tuiuti do Paraná, Unicsul e outros estabelecimentos 
                de ensino. Estas parcerias também se estende para o Projeto.  A falta de uma discussão voltada para as Artes nos Cursos de Graduação e 
                Pós-Graduação em geral e a adoção de um modelo de ensino artístico 
                tecnicista adotado nos Cursos de Graduação em Artes (Bacharelados e 
                Licenciaturas) motivaram a criação desse projeto. Ele também foi criado com a 
                intenção de difundir uma proposta de educação artística interdisciplinar já 
                prevista nos ordenamentos político-pedagógicos, direcionados para a 
                Educação Básica e para os Mestrados Interdisciplinares e Profissionais.  A pesquisa é de fundamental importância neste projeto, contemplando 
                conceitos ligados a temática, mitos e práticas artísticas multidimensionais. A 
                possibilidade de se estabelecer convênios e parcerias com institutos, 
                associações, grupos de pesquisa e órgãos governamentais, confirma ainda 
                mais a sua natureza interdisciplinar.  A Instituição de execução do projeto é a Pontifícia Universidade Católica de 
                São Paulo, tendo como organizador e realizador do projeto o Prof. Doutor 
                Claudio Picollo que atua na Graduação desta Instituição de Ensino Superior e é 
                Vice-Líder do GEPI-PUCSP, liderado pela Prof. Dr. Ivani Fazenda, além das 
                duas pesquisadoras filiadas ao mesmo grupo de pesquisa, Prof. Dr. Sonia R. 
                Albano de Lima e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- 
                Currículo.  Os trabalhos de pesquisa e atividades desenvolvidas no Projeto devolvem para 
                a sociedade um público com maior senso crítico e estético, um público mais 
                conectado com as linguagens artísticas, capaz de ressignificar e realinhar as 
                produções artísticas na contemporaneidade. Este saber extracurricular traz 
                para a Educação a construção de um conhecimento artístico interligado às 
                várias áreas e a possibilidade de trabalhar contextos onde a subjetividade e o 
                emocional humano estão mais presentes. O projeto também promove um intercâmbio cultural que pode se estender para os diversos níveis de educação 
                formal, não formal e para a sociedade, respeitando a formação profissional dos 
                expositores e pesquisadores envolvidos. II OBJETIVOS E METAS DO PROJETO.  O Projeto Pensar e Fazer Arte tem como objetivo principal a formação de um 
                público alvo capaz de compreender obras e contextos artísticos sob uma 
                perspectiva interdisciplinar nas Instituições de Ensino e nos diversos ambientes 
                socioculturais. Tem atuação extramuros, pois atua tanto no ensino formal como 
                nos organismos socioculturais e na educação não formal.                 Seus objetivos específicos concentram-se em: 
              Promover um ensino artístico inovador capaz de integrar e disseminar as 
                diversas linguagens artísticas interligadas aos contextos culturais e 
                educacionais;Contribuir para a formação de um repertório artístico-pedagógico 
                significativo entre os ouvintes participantes;Pensar as Artes como formas simbólicas que permitem ao homem se 
                relacionar beneficamente com o mundo e com a sua subjetividade;Promover uma reflexão sociocultural das obras e contextos artísticos 
                apresentados, visando obter uma constante ressignificação dessa 
                produção na sociedade atual e na Educação;Promover um diálogo interdepartamental dentro da Pontifícia 
                Universidade Católica de São Paulo nos diversos campos de saber: 
                Direito, Educação, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia, entre outros;Estabelecer parcerias e congregar os diversos grupos de pesquisa da 
                PUC-SP, entre eles: GEPI-PUC/SP, Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) 
                e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre interdisciplinaridade e 
                espiritualidade na Educação (INTERESPE);Promover textos científicos, softwares, métodos voltados para a temática 
                que possam auxiliar a difusão da Arte nos diversos níveis da Educação.  III PRODUÇÃO ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E TÉCNICA. O projeto tem promovido as seguintes ações e atividades artísticas 
                  interdisciplinares: 
                  Aulas Magnas no início e término de cada semestre letivo nas disciplinas 
                  ministradas pela Prof. Dr. Ivani Fazenda junto ao Programa de Pós-Graduação 
                  em Educação (Currículo) da PUC/SP, com temáticas artísticas diversificadas, 
                  integrando os membros do GEPI-PUC/SP, outros Grupos de Pesquisa da 
                  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEF e INTERESPE), alguns 
                  Departamentos de Graduação e Pós-Graduação da PUC/SP e as Instituições 
                  de Ensino convidadas. Esses encontros são realizados no Teatro TUCA-
                  ARENA, ou nos auditórios da PUC-SP e contam com a presença de 
                  pesquisadores das diversas áreas discutindo e analisando aspectos 
                  importantes relacionados com as Artes e suas interligações com a Cultura e a 
                  Educação.Colóquios e Palestras promovidas em Livrarias, Centros de Cultura e 
                  Organizações de Ensino em pontos diversificados do Estado de São Paulo, 
                  realizadas pelos pesquisadores do projeto e profissionais de Arte convidados.Discussão e apresentação dos trabalhos artísticos e científicos 
                  produzidos junto ao projeto em Congressos de Educação e de Artes nacionais 
                  e internacionais com publicação em ANAIS.Publicação de livros contendo algumas das atividades artísticas 
                  produzidas pelo Projeto e questões envolvendo temas importantes 
                  relacionando a Interdisciplinaridade e as Artes em geral.Entrevistas semanais produzidas pelo Prof. Dr. Claudio Picollo, na TV 
                  PUC- Canal Universitário, com convidados do mundo artístico, cultural e 
                  educacional, com duração de 30 minutos cada uma.Realização de recitais ou apresentações artísticas educativas com 
                  instrumentistas e cantores destinados aos alunos e professores da PUC-SP.Cooperação dos integrantes do Projeto nos Encontros Científicos de 
                  Educação produzidos pelos Grupos de Pesquisa da PUC-SP. 1 Produção Científica. 1.1 Livros e capítulos de livros.  PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia R. Albano de. Arte e Pesquisa na Pós-
                  Graduação. São Paulo: Ícone, 2013, ISBN 978 85 274 1178-3 LIMA, S. R. Albano de; PICOLLO, Claudio & LIMA, Flavia Albano. Ensinando 
                  Arte nos espaços educativos e culturais: A Leitura Interdisciplinar da ópera La 
                  Traviata de G. Verdi, p. 15 a 16. IN: LIMA, Sonia R. Albano de e RAY, Sonia 
                  (orgs). Da ópera so lied: uma evocação a palavra cantada. Goiânia: PPG 
                  Música da UFG e Editora Vieira. ISBN 978 85 8162-016-9. LIMA, S. R. Albano de; PICOLLO, Claudio & VIZZOTTO, Spartaco A. Macbeth 
                  de W. Shakespeare: Um dilema ético em forma de Arte, p. 27 a 44. IN: LIMA, 
                  Sonia R. Albano de e RAY, Sonia (orgs). Da ópera so lied: uma evocação a 
                  palavra cantada. Goiânia: PPG Música da UFG e Editora Vieira. ISBN 978 85 
                  8162-016-9. 1.2 Publicação em anais de congresso: PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia Regina Albano de. O projeto 
                  interdisciplinar Pensar e Fazer Arte do GEPI-PUC/SP e sua importância na 
                  formação de apreciadores de artes. In: III Congresso Internacional 
                  Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação, 2008, DF- Brasília: 
                  Universidade Católica de Brasilia, 2008. Trabalho completo PICOLLO, Claudio & LIMA, Sonia Regina Albano de. The project Thinking 
                  and Making Art from GEPI/PUC-SP and the Repertoire Formation: a type of 
                  inter-disciplinary teaching. In: XVI Congreso Mundial de Ciencias de la 
                  Educación, 2010, Monterrey. Memorial de (ANAIS). Monterrey: Escuela de 
                  Ciencias de la Educacion, 2010. v. 1. p. 139-139. Resumo expandido. 1.3 Publicação em jornais e revistas científicas. PICOLLO, Cláudio. O Projeto Pensar e Fazer Arte. Revista: 
                  Interdisciplinaridade - volume 1, número 0. Out, 2010. PICOLLO, Claudio,LIMA, Sonia R. Albano, LIMA, Flavia Albano. The 
                  Interdisciplinary reading of Opera contexts: an innovative way of teaching arts in 
                  educational projects and environments. RISUS. Journal on Innovation and 
                  Sustainability, v. 2, p. 34-43, 2011. PICOLLO, Claudio. A Relação entre Repertório, Signo e Atitude Interdisciplinar 
                  e o ensino da arte como uma operação cultural. Revista Direcional Educador, 
                  edição 82, novembro de 2011. PICOLLO, Claudio, LIMA, Sonia Regina Albano de & LIMA, Flavia Albano. A 
                  Leitura Interdisciplinar de Contextos Operísticos: uma forma interdisciplinar de 
                  fazer arte em projetos e ambientes educacionais. Revista Digital A 
                  Contratiempo – ISSN 2145 – 1958, 2012. 2 Produção técnica. 2.1 Das aulas magnas, colóquios e palestras. As atividades acima relacionadas foram realizadas no Auditório TUCA, TUCA 
                  Arena, departamentos e auditórios da PUC/SP, em escolas, livrarias, 
                  consulados e universidades brasileiras, todos organizados pelo Prof. Dr.                
                  Claudio Picollo, com a participação de pesquisadores e profissionais afetos à 
                  temática desenvolvida. Foram analisadas óperas como: Carmem de G. Bizet, 
                  La Traviata de G. Verdi, MacBeth de Verdi, O Barbeiro de Sevilha de G. 
                  Rossini; produções cinematográficas como O Cisne Negro. As palestras 
                  realizadas desenvolveram temas envolvendo o cinema e suas múltiplas 
                  leituras, a voz humana, o papel da literatura na Contemporaneidade, a 
                  Metáfora e a Arte, vida e obra de Maria Callas, entre outras. Algumas dessas 
                  atividades foram gravadas. 3 Entrevistas Realizadas Na Tv Puc – Canal Universitário. Até o presente momento já foram realizadas 91 entrevistas na TV PUC – Canal 
                  Universitário, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Claudio Picollo, com 
                  pesquisadores, professores, ex-alunos e profissionais de diversas áreas de 
                  conhecimento. Todas as entrevistas estão listadas no YouTube PENSAR E 
                  FAZER ARTE. Seguem os temas desenvolvidos, o nome dos entrevistados e o 
                  número de entrevistas realizadas: 
                  O Lúdico e a Interdisciplinaridade - Arquiteto Prof. Dr. Manolo Vilches, .
                  integrante do GEPI-PUCSP.O sentido da Interdisciplinaridade na Educação - Prof. Dr. Ivani Fazenda. 
                  Duas entrevistas.As competências e habilidades do cantor lírico - Cantora e professora 
                  Heloisa Baldin. Entrevista realizada no Teatro Municipal de São Paulo.O papel do coro na ópera- Maestro Mário Zaccaro. Entrevista realizada 
                  no Teatro Municipal de São Paulo.A Ópera Macbeth e o sentido do poder - Psiquiatra Spartaco Angelo 
                  Vizzotto.O que é a ópera - Pesquisador musical Sergio Casoy. Duas entrevistas.O ensino do Direito e o Cinema - Jurista Prof. Dr. Mara Regina de 
                  Oliveira. Duas entrevistas.Música e ópera - Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima.Uma educação para a paz - Prof. Dr. Maria Cecília Gasparian integrante 
                  do GEPI-PUCSP. Duas entrevistas.O que é o cinema - Prof. Dr. Mauro Luiz Perón da PUCSP- Duas 
                  Entrevistas.O conceito de liberdade - Prof. Dr. Fábio A. Cascino, integrante do GEPI-
                  PUCSP.Interdisciplinaridade e espiritualidade na Educação – Prof. Dr. Ruy Cesar 
                  Espírito Santo do Grupo de Pesquisa INTERESPE. Quatro entrevistas.Uma educação para o futuro – Prof. Dr. Arnoldo Hoyos do Grupo de 
                  Pesquisa NEF da PUC-SP.O Cinema - Professor de inglês Raoni Garcia.O Teatro e o ensino da língua estrangeira - Prof. Dr. Vera Duarte 
                  Cabrera da PUC-SP.O Ballet e o Bailarino: competências e habilidades - Bailarino Hugo 
                  Travers.A música sinfônica e sua diversidade – Maestro Jamil Maluf. Duas 
                  entrevistas.A relação e aprendizagem de língua estrangeira: implicações e 
                  necessidades – Prof. Dr. Maria Antonieta Alba Celani do Departamento de 
                  Inglês da PUC-SP. Duas entrevistas.O papel da literatura na formação da massa crítica – Prof. Dr. Fernando 
                  Segolin da PUC-SP – Duas entrevistas.O caminho do leitor à autoria: implicações referentes ao ensino de 
                  literatura. Prof. Dr. Silvia Simone Anspach da PUC-SP.O que vem a ser norma culta na língua portuguesa - Entrevista realizada 
                  com ex-alunos do Departamento de Português e Inglês da PUC-SP.A experiência estética do entusiasmo pelo conhecimento - Prof. Lizie de 
                  Lucca, mestre em Educação e Currículo da PUC-SP.O sentimento nativista - Prof Dr. José Antonio Nobre Guimarães do 
                  Departamento de Português da PUC-SP. Duas entrevistas.O projeto Living Drama in the Classroom da PUC-SP coordenado pela 
                  Prof. Dr. Vera Cabrera da PUCSP, com o Prof. Rose Gimenez e o Doutorando 
                  Adolfo Tanzi Neto. Duas entrevistas.A Formação do Musicista - Compositora e Professora de Música 
                  Adelaide Pereira da Silva.Educação à Distância – Prof. DR. Maximina Freire.A interdisciplinaridade além da sala de aula – ex-aluno da PUCSP 
                  Guilherme Ritner Manzzatti.O Humor e a Resistência - Prof. Dr. Silvia Simone Anspach da PUC-SP.Inglês para fins especiais – Prof. Dr. Departamento de Inglês da PUCSP 
                  Rosinda de Castro Ramos.A formação do cantor lírico - Tenor Thiago Arancan. Duas entrevistas.Pigmalion e My Fair Lady de Bernard Shaw. Prof. Dr. Alzira Alegro da 
                  PUCSP- Departamento de Inglês.A relação entre educação e comunicação – Mestre em Linguística aplicada 
                  da PUCSP Nadia Lauriti.O Alimento e a Educação - Profa. Dra. Ana Maria Tomazoni 
                  pesquisadora integrante do GEPI-PUCSP.A corporeidade: as diferentes linguagens do corpo – Prof. Dr. Norval Baitello 
                  Jr da PUCSP. Duas entrevistas.Entrevistando o realizador e organizador do Projeto Pensar e Fazer Arte – 
                  Prof. Dr. Claudio Picollo, com a Prof. Dr. Ivani Fazenda, Sonia R. Albano de Lima e 
                  Ana Maria Ramos Sanches Varella, todas do GEPI-PUCSP. Três entrevistas.A formação do professor universitário. Prof. Dr. Marcos Massetto da 
                  PUC-SP. Duas entrevistas.O Educador e a Interdisciplinaridade - Prof. Dr. Dirce Encarnacion Tavares 
                  pesquisadora do GEPI-PUC-SP.O que vem a ser argumentação - Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do 
                  Departamento de Português da PUCSP.Mitos sobre a linguagem: a Metáfora – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do 
                  Departamento de Português da PUCSP.A Língua Portuguesa – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma do Departamento de 
                  Português da PUCSP.Da peça de Teatro ‘Hamlet’ – Ator Thiago Lacerda. Três entrevistas.O Papel da Arte, Educação e Cultura na PUC-SP - Prof. Dr. Jarbas Vargas 
                  Nascimento da PUCSP.O filme Os 7 Kls. de Jerusalém – Jornalista Eloi Leandro.O conceito de inclusão - Prof. Especialista Eduardo Natali de La 
                  Valentina. Docente da Universidade Bandeirante de São Paulo.A Poesia – Prof. Dr. Fernando Segolin da PUC-SP.A Legendagem e Seus Contextos – Prof. Lilian da Silva Braz, ex-aluna as 
                  PUC-SP.A história do Chorinho - Grupo de Choro da USP.A Fonética Acústica – Prof. Dr. Sandra Madureira da PUCSP.Metodologia Interdisciplinar na LBV – Mestra do GEPI-PUCSP Maria Sueli 
                  Periotto.A diferença entre dialeto e sotaque – Prof. Dr. Dieli Vesaro Palma da PUCSP.A arte da fotografia - Prof. Dr. Cristiano Burmester da PUCSP.A Educação Fragmentada - Prof. Dr. Ruy Espírito Santo do grupo de 
                  pesquisa INTERESPE da PUCSP.O Papel da Dança e a busca da harmonia por intermédio da dança - 
                  Psicóloga e professora de Biodança Patrícia Guardia.O Museu Penitenciário Paulista – Diretor da Instituição Sidney Soares.Despertando o interesse para o inglês nos adolescentes – Professora de 
                  Ingles da PUCSP Yula Correia de Oliveira Brandão.A música e o Teatro – Doutoranda da PUCSP Flavia Albano de Lima.A atuação da Pró Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-
                  SP – Prof. Dr. Jarbas Vargas do Nascimento.A relação entre pais e filhos nas óperas de Verdi – Pesquisador musical Sergio 
                  Casoy.Linguagem e Interpretação – Prof. Dr. Ana Maria Ramos Sanches Varella do 
                  GEPI-PUC/SP.A Obra de Arte e o Ser Humano - Prof. Dr. Fabio Cascino, integrante do 
                  GEPI-PUCSP.A história do TUCA e suas atribuições - Prof. Dr. Anna Salles Mariano da 
                  PUCSP.Pensamento masculino e feminino: diferenças. Jornalista e Conselheiro da 
                  OAB-SP João Batista Oliveira. Duas entrevistas.O telejornalismo. Jornalista Reinaldo Gotino. Duas entrevistas realizadas 
                  na TV Record.Story Telling – Prof. Dr. David Heathfield na Inglaterra. Duas entrevistas.Spirituality - Sharona Stillerman – Educadora e Professora de Inglês dos 
                  EUA.Interdisciplinarity in Companies – Administrador de Empresa da 
                  Finlândia Tim De Loui. O Projeto tem se mantido sem auxílio financeiro ou institucional dos órgãos de 
                  fomento à pesquisa ou das Instituições de Ensino a ele filiadas, o que tem 
                  dificultado em muito a sua disseminação e ampliação. IV MEMBROS PARTICIPANTES DO PROJETO: ficha técnica. 1 - Prof. Dr. Claudio Picollo, organizador e responsável pelo 
                  Projeto. É licenciado em Português, Inglês e Latim pela Faculdade São Bento, da 
                  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Linguística Aplicada 
                  ao Ensino de Línguas pelo LAEL - PUCSP e doutor em educação pelo 
                  Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUCSP. Obteve 
                  seu pós-doutorado pelo GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade. É o criador, coordenador e apresentador de o Projeto 
                  Pensar e Fazer Arte. Paralelamente é formado pela Escola de Canto de Madalena Lébeis e História 
                  da Música pelo crítico musical José da Veiga Oliveira. É vice-líder do GEPI - 
                  Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade. É professor de Prática 
                  de Ensino de Inglês e Língua inglesa no Departamento de inglês da PUCSP. 2 - Prof. Dra. Sonia R. Albano de Lima, pesquisadora 
                  colaboradora. 
                   Tem Doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP -1999); pós-
                  doutorado em Interdisciplinaridade e Educação pelo Grupo de Estudos e 
                  Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI-PUC-SP ) sob a 
                  orientação da Prof. Dr. Ivani C. A. Fazenda; pós-graduação lato sensu em 
                  práticas instrumentais e música de câmara (Faculdade de Música Carlos 
                  Gomes - FMCG); especialização em interpretação musical e música de câmara 
                  com o Prof. Walter Bianchi ( FMCG); bacharelado em instrumento - piano 
                  (FMCG- 1982); bacharelado em direito (USP- 1973); licenciatura curta em 
                  educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de 
                  São Paulo -1967). Foi professora de piano da Escola Municipal de Música de 
                  1975 a 1999. Professora de música de câmara e piano (1983 a 1993) na 
                  FMCG. Vice-diretora (1985 a 1999) e diretora executiva (1999 a 2010) da 
                  FMCG. Coordenadora pedagógica dos cursos de graduação (canto, 
                  instrumento, composição e regência) e pós-graduação lato sensu em educação 
                  musical e música (1998 a 2009) da FMCG. Foi professora pesquisadora da 
                  UNIABC de 2010 a 2012 para a implantação do Mestrado Profissional; bolsista 
                  coordenadora de pesquisa da FUNADESP em 2012.  É professora do Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP desde 
                    2005. Foi diretora e coordenadora artística da Escola de Música de São Paulo 
                    (2013-2014). É pesquisadora junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em 
                    Interdisciplinaridade do Programa de Pós-Graduação em Educação ( CurrÍculo) 
                    da PUC-SP (GEPI-PUC-SP) e líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em 
                    Educação Musical do IA-UNESP (GEPEM). É colaboradora junto ao Projeto   Pensar e Fazer Arte da PUC-SP sob a organização do Prof. Dr. Claudio Picollo. 
                    Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas 
                    voltadas para a interdisciplinaridade, performance e educação musical. 3 - Prof. Doutoranda Flavia Albano de Lima, pesquisadora 
                    colaboradora. Iniciou seus estudos em canto com Leilah Farah e, mais tarde, graduou-se pela 
                    Faculdade de Música Carlos Gomes. É mestre e especialista em performance 
                    pelo Royal Northern College of Music” (Inglaterra), onde estudou com o tenor 
                    Thomas Schulze e é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Seus papéis 
                    em ópera incluem o papel título em “Amelia al Ballo”, Adele em “Die 
                    Fledermaus”, Susanna em “Le Nozze di Figaro”, Fräulein Silberklang em “Der 
                    Schauspieldirektor”, Le Feu em “L'enfant et les Sortilèges”, Dona Florzinha em 
                    “Maroquinhas Fru-Fru”, Bastienne em “Bastienne und Bastien” e excertos de 
                    “Der Rosenkavalier” (Strauss), como Sophie, sob regência de Baldur 
                    Brönnimann. Possui grande apreciação pela música de câmara e de concerto, 
                    tendo cantado obras de Alban Berg, Richard Strauss, Olivier Messiaen e outros 
                    em recitais e festivais pela Europa. Participou de premieres de diversas obras 
                    de música contemporânea, além dos Réquiens de Fauré e Mozart, “A Criação” 
                    (Haydn) e Missa em Dó Maior (Beethoven), entre outros, com sociedades 
                    corais do Reino Unido. Participou de masterclasses com Barbara Hendricks, 
                    Dame Kiri te Kanawa, Jane Eaglen, Ana Maria Sanchez e Kate Flowers. É 
                    ganhadora do prêmio “Liverpool Opera Circle Vocal Award 2010”, finalista dos 
                    prêmios “The Frederic Cox Award 2009” e “The Joyce and Michael Kennedy 
                    Award for the Singing of Strauss 2008” e esteve entre os vencedores do 
                    “RNCM Concerto Auditions 2009” com “Bachianas Brasileiras no. 05” (Villa-
                    Lobos). Estudou com a soprano Laura de Souza e atualmente participa do 
                    Opera Studio da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), sob 
                    coordenação de Mauro Wrona. É doutoranda pela Pontificia Universidade 
                    Católica no Programa de Educação: Currículo, desenvolvendo sua pesquisa na 
                    linha da Interdisciplinaridade. V RESULTADOS PROJETADOS PARA O FUTURO. O projeto prevê para o futuro a produção de vídeos, multimídia de cunho 
                    pedagógico e material pedagógico tecnológico que serão veiculadas em 
                    palestras, aulas e em comunicações produzidas para os Congressos de 
                    Educação e Artes nacionais e internacionais. Prevê também a produção de livros pedagógicos voltados para as Artes que 
                    poderão ser utilizados na Educação Básica e Superior e a realização de 
                    Encontros Científicos com temáticas voltadas para a Arte em Geral, além da 
                    publicação do material técnico produzido nas entrevistas. VI A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROJETO. Em 2014, educadores e pesquisadores internacionais manifestaram interesse 
                    em estabelecer parcerias com o Prof. Dr. Claudio Picollo, no intuito de divulgar 
                    em seus países, o trabalho artístico e científico produzido no Projeto. 
                    Destacam-se o contato da Sra. Shirmênia Nunes-Eusen do Setor Educacional 
                    do Consulado Geral do Brasil em Atlanta e do Prof. Dr. Roberto Simon da 
                    Universidade Estadual do Kennesaw (KSU), professor associado de espanhol e 
                    português, vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras do College of 
                    Humanities and Social Sciences. Com essa internacionalização o Projeto 
                    Pensar e Fazer Arte amplia sua atuação, cumprindo ainda mais os objetivos a 
                    que se propôs.  São Paulo, 29 de outubro de 2014  Prof. Dr. Claudio Picollo  |