O PROJETO do GEPI para o ano de 2016 tem o nome de: COMPENDIO DE AULAS ABERTAS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE.
Este Projeto tem como objetivo investigar o momento atual da interdisciplinaridade no Brasil e no mundo. Pretende-se isto levando as técnicas e teorias sobre interdisciplinaridade aos núcleos escolares e trazendo para os encontros do grupo pessoas que trabalham com a interdisciplinaridade para diálogo e troca de saber. A pesquisa visará ainda uma integração nas atividades de graduação com as de pós graduação em uma Universidade e com as escolas de ensino da Rede Pública e particular de Educação. Estimulará a participação dos pesquisadores e estudantes em congressos, encontros, simpósios acadêmicos e o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisas que visem o crescimento técnico e teórico da interdfsciplinaridade.. Os pesquisadores e estudantes do GEPI terão como eixo norteador de suas pesquisas a interdisciplinaridade e cada um em seu campo de interesse colaborará para que os objetivos do Projeto do GEPI sejam alcançados e no final do ano possamos ter um panorama sobre o momento atual da interdisciplinaridade no Brasil e no mundo. Relacionamos abaixo o pesquisador e o nome de seu projeto de pesquisa, bem como os nomes e projetos dos estudantes do GEPI cadastrados no CNPQ/CAPES.
Pesquisadores: Projetos em andamento.
Ana Maria Ramos Sanches Varella: : Os momentos atuais da Interdisciplinaridade.
Cláudio Picollo e Sonia Regina Albano de Lima: :Pensar e fazer arte.
Fernando Cesar de Souza: Interdisciplinaridade e medicina integrativa.
Herminia Prado Godoy: Sistematização e difusão dos trabalhos desenvolvidos pelo GEPI- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade por meio da comunicação: digital e impressa
Pesquisadores: Projetos em análise.
Ana Maria Ruiz Tomazoni:Interdisciplinaridade: práticas sobre educação alimentar.
Nali Rosa Silva Ferreira:: Prática Docente Interdisciplinar na Formação de Professores: projetos de ensino e de autoaprendizagem.
Estudantes: Alunos do Pós-Doc.
Dirce Encarnacion Tavares: Interdisciplinaridade, metodologia científica e história de vida.
Eliana Márcia dos Santos Carvalho: A prática interdisciplinar de egressos de um curso de letras/inglês - puzzle disciplinar?
Raquel Gianolla Miranda:Práticas escolares interdisciplinares cotidianas numa sociedade tecnológica contemporânea – estudos sobre a relação da individualidade tecnológica e as possibilidades de interação interdisciplinares no cotidiano escolar.
Rosangela Almeida Valerio:Leitura na perspectiva interdisciplinar.
Estudantes: Doutorandos.
Danúsia Arantes Ferreira Batista de Oliveira: Programas Interdisciplinares de Pós-Graduação Stricto Sensu no Estado de Goiás.
Fausto Rogério Gentile:: O Estado da Arte da Interdisciplinaridade: O construto epistemológico de Ivani Catarina Arantes Fazenda (1985-2015).
Flávia Albano de Lima:Os cursos de licenciatura em música: sentido, intencionalidade e funcionalidade na educação brasileira.
Jerley Pereira da Silva: : A Gestão Educacional e a Interdisciplinaridade: Proposta para o Século XXI.
Lislayne Carneiro:A implementação da reforma curricular e o trabalho docente no programa mais educação São Paulo.
Luciana Pasqualucci: Gestão e educação interdisciplinar em museus e instituições culturais.
Maria dos Reis Moreno Tavares: a definir.
Maria Sueli Periotto: O diálogo entre conteúdos curriculares e valores éticos na Educação Básica: um caminho interdisciplinar para a Cultura de Paz.
Odair Silva Soares: Interdisciplinaridade e Empreendedorismo: Temas Emergentes do Pós Modernismo – O Conflito do Saber da Humanidade na Sociedade do Conhecimento em Oposição à Sociedade Industrial.
Peterson José Crus Fernandes: Escola interdisciplinar: para um currículo entrado na pessoa capaz de aprender, agir e falar no mundo da vida.
Simone Moura Andrioli de Castro Andrade: Educação interdisciplinar e autoconhecimento em vivências simbólicas na área da saúde.
Estudantes: Mestrandos.
André Reinach: Encontros com Gaia: uma investigação interdisciplinar sobre o encontro entre infância e natureza
Eliana Rodrigues Boralli Mota:: Pesquisa Interdisciplinar do movimento desenhado pela visão e ação Educacional exercidas na Associação dos Amigos da Criança autista-AUMA.
Julio Cesar Cintrão:O desenho de cursos de capacitação profissional: possibilidades e dificuldades para o desenvolvimento de um currículo por competências.
Saiba mais sobre as pesquisas do GEPI
Saiba mais também em Dissertações e Teses
|