HOME
NEJ
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Análise de filmes
Análise de filmes
NOTÍCIAS
CONTATO

The Center for Jungian Studies (NEJ) of the Program of Graduate Studies on Clinical Psychology at PUCSP congregates researchers, professors and students interested in developing the Jungian theory and promoting research and events around the graduate program at Master and Ph.D level.

Read more

 

Carlos Amadeu Botelho Byington

1933-2019


Médico psiquiatra e analista junguiano formado no Instituto C.G. Jung de Zurique. Membro analista da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica e Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, onde se manteve atuante até este ano. Título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela PUC-SP, Título de Professor Ad Honoren da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica do Uruguai – “Damaso A. Larrañaga”. Foi professor do Curso de Aperfeiçoamento do Instituto Sedes Sapientiae – SP e teve atuação destacada na PUC-SP em conferências e bancas. Sua participação em Congressos Latino-americanos e Internacionais foi notória e memorável. Contribuiu na formação de analistas do Brasil e da América Latina com sua marcante intuição e sensibilidade para reconhecer as defesas e a criatividade da psique. Criou a teoria da Psicologia Simbólica Junguiana, tecendo ligações entre os conceitos de funções estruturantes, arquétipo da alteridade, processo de individuação e teoria arquetípica da história. Tem inúmeros artigos e diversos livros publicados em português e inglês, o mais recente: Psicopatologia Simbólica Junguiana – Um Estudo do Mal e da Ameaça de Autodestruição da Nossa Espécie, após publicação de A viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito - As Sete Etapas Arquetípicas da Vida pela Psicologia Simbólica Junguiana.

O professor Byington parte em busca do infinito; espírito indagador, percorreu seu caminho de descobertas imbuído da curiosidade do cientista criador profundamente envolvido com seu tempo e com as pessoas ao seu redor. Sua fala apaixonante e sua gentileza cativante transformavam ensinamentos em lições de bem viver. Deixa um grande vazio, mas também nos instiga a desvendar corajosamente as trajetórias da psique, do sofrimento e da patologia, da paixão e da iluminação, do sentido de ser, com o legado de nos olharmos como ele nos olhou, com amorosidade e compreensão. Adeus mestre e amigo.



 

Opening of our Site!

Our logo is the drawing of the “Golden Proportion ” also called “ divine proportion ”. It is known in Latin as the golden section and, in Greek, it is designated by the letter phi (φ or Φ)

Professors and students develop their projects in the following research areas:

  • Fundamentals of Analytical Psychology
  • Contemporary Approaches in Clinical Psychology
  • Historical and Cultural Context of Clinical Psychology

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais