Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 
 
Notícias

Dr. Alexandre Kalache na UAM da PUC-SP

Por Prof. Antônio Jordão Netto


No dia 06 de março de 2017 o Tucarena, espaço cultural da Universidade Aberta à Maturidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi palco de uma das mais notáveis Aulas Inaugurais ao longo de seus 25 anos de existência, com a exposição do tema “Quanto mais cedo melhor, nunca é tarde demais: estratégias para o bem envelhecer”, feita pelo geriatra Dr. Alexandre Kalache, um médico de renome internacional.

De fato, o Dr. Kalache, epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento humano, durante muito tempo dirigiu, da sede da Organização Mundial de Saúde em Genebra, o programa voltado para o segmento de idosos numa perspectiva global. Além desse importante posto, seguiu, antes, uma carreira acadêmica nas Universidades de Londres e Oxford, ambas no Reino Unido. Atualmente é co-presidente do Centro Internacional de Longevidade-Brasil (ILCBR), Consultor para Assuntos do Envelhecimento da Fundação Bradesco e também apresentador do programa 50e Mais, da Rádio CBN, entre muitas outras atividades no seu campo de estudo e trabalho.

Com intensa atividade profissional e conferencista requisitado em muitas partes do mundo, ele atendeu fraternalmente ao nosso convite, abrindo, de forma especial, um espaço na sua imensa e apertada agenda para falar aos alunos, professores, autoridades acadêmicas da PUC-SP e público em geral. Um privilégio extraordinário para toda a comunidade universitária e paulistana.

Na sua fala, ouvida com extrema atenção pelo auditório, que mesmo enfrentando um verdadeiro temporal que caiu no horário próximo ao início do evento, lotou as dependências do Tucarena, destacou que nenhum fenômeno demográfico terá mais importância neste século do que o envelhecimento populacional. A verdadeira revolução da longevidade humana, disse ele, terá amplas e profundas consequências em todos os aspectos da sociedade, atingindo a economia, saúde, seguridade social e trabalho, obrigando uma séria reflexão de como devemos nos preparar para vidas cada vez mais longas num contexto mundial de rápida diminuição do número de jovens, dado o declínio das taxas de fecundidade em praticamente todas as regiões do globo terrestre.

Falando sobre o Brasil, deu muita ênfase ao fato de que a expectativa de vida ao nascer aumentou mais de 30 anos desde 1950 e continuará aumentando nas próximas décadas. Salientou que a proporção de idosos em 2050 em nosso país atingirá, pelas projeções demográficas, 30% da nossa população, índice que hoje somente o Japão desfruta entre todas as nações do planeta. Depois de fazer outras importantes colocações sobre o tema, concluiu que, em face desse fenômeno, torna-se cada vez mais fundamental, por parte dos especialistas e das instituições governamentais e não governamentais, criarem e desenvolverem estratégias, proporem mecanismos efetivos e oferecerem meios adequados para que seus cidadãos e cidadãs possam, cada vez mais cedo, prepararem-se para envelhecer bem.

Após a apresentação, muito aplaudida, o Dr. Kalache colocou-se à disposição dos ouvintes para perguntas e dúvidas sobre o que foi dito, sendo bastante solicitado e a todos respondeu com muita clareza.

A impressão final de tudo aquilo que foi exposto pelo palestrante e considerando sua grande importância como especialista de prestígio internacional, é que, de fato, o curso Universidade Aberta à Maturidade foi altamente distinguido e que todos os que estiveram presentes se sentiram profundamente gratificados com o altíssimo nível da apresentação.


 
Edições Anteriores
Edição Nº 29

 

* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016