A BOLSA NA MEDIAÇÃO “ESTAR OSTOMIZADO” - “ESTAR PROFISSIONAL” ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. Rev. latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v. 8 - n. 3 - p. 40-50

 

Resumo: Este estudo analisou a (re)construção das significações sobre a ostomia, o ostomizado, o cuidar em enfermagem e o papel profissional de 30 enfermeiros que utilizaram bolsa coletora, em experiência pedagógica, durante os Cursos de Estomaterapia. A análise dos depoimentos revelou dois grandes eixos discursivos: “estar ostomizado” e “estar profissional”. O enfermeiro, tendo por mediação o uso da bolsa coletora, vivencia o “estar ostomizado” por meio de violações da identidade e qualidade de vida, perpassadas por transformações desde papéis às relações com o outro. A mobilização de conteúdos simbólicos e afetivos acerca do “estar ostomizado” gera uma crise de significação do “estar profissional”, até então caracterizado por umcuidar fragmentado. Re-conhecendo o cuidar passado como um fazer técnico voltado principalmente para a ostomia-bolsa, o aluno-enfermeiro projeta um cuidar futuro mais holístico do ser humano portador de uma ostomia, incorporando as dimensões afetivas, simbólicas e relacionais.

UNITERMOS: ostomia, ensino, relações enfermeiro-paciente, cuidados de enfermagem