PROCESSO DE PRODUÇÃO PSICOSSOCIAL DE CONCEITOS: INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA. Psicologia & Sociedade, 26(n. spe. 2), 18-27.

 

Resumo: Os conceitos são produções humanas, determinados pela condição social, histórica e cultural, e parte ativa das relações ético-políticas estabelecidas, inclusive, dentro do fazer científico. Refletem-se sobre a relação entre produção dos conceitos de infância e juventude e três aspectos fundamentais: o ambiente cultural diverso, complexo e potencializado na sua capacidade desestabilizadora pelos fluxos migratórios, a necessidade de uma ciência psicológica e sociológica epistemologicamente capaz de produzir conceitos dinâmicos que captem o objeto na sua realidade cultural, e a pesquisa como prática ativa de compreensão e produção de conceitos. É mister compreender a dialética entre completude e incompletude na criança e no jovem, além de desenvolver estratégias comunicacionais para melhor compreender as culturas infanto-juvenis e produzir leituras do tempo presente a partir de um fazer científico aberto.

Palavras-chave: juventude; infância; cultura; sócio-histórica; processos psicossociais.