Resumo: Este texto é um recorte de uma pesquisa que investigou trajetórias de estudantes negros da pós-graduação. Para este artigo privilegiamos discutir os relatos de uma mulher negra, titulada mestra no ensino superior/pós-graduação no Brasil, captados em entrevista individual semiestruturada e transcrita em forma de texto. A fim de se compreender trajetórias de estudantes negros do ensino superior/pós-graduação, faz-se necessário discutir à histórica condescendência das elites brasileiras com desigualdades sociais e ao racismo estrutural e simbólico contemporâneo. Encarar o debate sobre desigualdades educacionais e raciais historicamente acumuladas e socialmente reproduzidas no Brasil se apresenta, ainda, como um desafio de grandes proporções. Neste contexto perguntamos para a entrevistada sobre sua trajetória educacional até a pós-graduação. Indicamos que a trajetória educacional da entrevistada foi pautada de desigualdades sociais em razão de um racismo que integra as dimensões estrutural e simbólica na sociedade brasileira. Isto é, esse racismo atenta simultaneamente para as dimensões simbólica e estrutural na produção e sustentação de desigualdades sociais.
UNITERMOS: Desigualdade educacional; Pós-graduação; Mulher negra.