Afeto & Comum: reflexões sobre a práxis psicossocial

 

Descrição: “É útil aos seres humanos, acima de tudo, formarem associações e se ligarem por vínculos capazes de fazer de todos um só e, mais geralmente, é-lhes útil fazer tudo aquilo que contribui para consolidar as amizades” (ESPINOSA).

O princípio espinosano de reconhecimento do outro como diferente e, ao mesmo tempo, de que é a relação com esse outro que aumenta nossa potência de ação, levou um grupo de pesquisadores a investigar o fortalecimento e o poder do comum sempre mediados pela afetividade. São pesquisadores engajados com a responsabilidade da práxis profissional para atuar com diferentes problemas sociais de nossa contemporaneidade, que perpassa desde aspectos singulares até grandes disputas de projetos políticos. Esses pressupostos aparecem nos diferentes textos da presente coletânea, nos esforços de cada um para enfrentar a desigualdade social, a violência ou negligência do Estado, configurando um referencial importante para aqueles que estão interessados nos desafios teóricos e práticos para potencializar profissionais na sua atuação social.

Trata-se de uma primeira iniciativa do NEXIN de publicar seus esforços teóricos, metodológicos e práticos para ampliar o debate sobre as alternativas de transformação social. Os textos de diferentes autores são como pontos de uma teia que se conectam em uma unidade comum: a liberdade humana é uma conquista incessante diante de tantas necessidades (im)postas. É um livro com temas provocativos e implicantemente atuais.