Resumo: Este trabalho pretende contribuir para o debate atual sobre a questão do sentido, refletindo sobre a gênese do pensamento vygotskiano enraizado na estética e no materialismo histórico-dialético para ressaltar o caráter ativo do homemque constrói seu mundo. Os fundamentos psicossociais da psicologia da arte anunciados por Vygotsky como técnica social do sentimento entrelaça emoção, pensamento e ação, mostrando a diferença entre significado e sentido e que na obra de arte o primeiro predomina sobre o segundo, tomando-se um elemento que potencializa e socializa as emoções, sem deslizar para o subjetivismo e o objetivismo, ao contrário, assegura a idéia de emancipação, de liberdade e criação do indivíduo no contexto social. Essa concepção sustenta a teoria sócio-histórica do novo homem e da nova sociedade da teoria vygotskiana, ao mesmo tempo, em que demonstra que o substrato psicossocial que se encontra na obra de arte literária permite evidenciar o caráter ontológico do sentido atrelado, revelado pela estética. Para analisar a ontologia do sentido em Vygotsky diferenciando-a do tratamento epistemológico que a filosofia, as ciências sociais e a psicologia priorizaram, dentre outros motivos para abandonar a estética, recorremos,a duas de suas obras, a Psicologia da Arte e Hamlet - O príncipe da Dinamarca, onde podemos identificar a gênese estético-ontológicado sentido como fundamento da reconstrução da categoria sentido no campo da psicologia, na constituição das funções psicológicas superiores. Para aprofundar e corroborar a natureza estético ontológica do sentido, trouxemos Lukács, que sistematiza a estética de Marx e recupera o ser social, concreto, criador e sensível. Dessa forma, ele legitimauma reflexão profícua da categoria sentido enquanto núcleo de constituição do sujeito e da subjetividade
Palavras Chaves:Arte e estética, Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934 -- Critica e interpretação, Sentido (Filosofia).