1ª
Sessão
Classical American Pragmatism: A Systematic Overview
Sandra B. Rosenthal
Loyola University, New Orleans - USA
Throughout its history, pragmatism has served as the bearer of an
unsystematic welter of philosophic insights from which varying movements
or individuals could abstract bits and pieces as these were seen to
serve the cause of their respective, often conflicting, philosophic
claims. One common result to be found in these conflicting uses of
pragmatic doctrines is a loss of the distinctively pragmatic philosophic
vision which defies assimilation and which dissolves in the dismembering
of its parts. What such endeavors further have in common is a failure
to adequately recognize the nature of the scientific method to which
pragmatic thought is linked and which provides the key to the unity
of its systematic vision. It is this key which the present paper proposes
to use to explore, in broad outlines, the depth and breadth of the
pragmatic vision as offering a unique well structured and systematic
conceptual paradigm.
Pragmatismo Americano Neoclássico: Uma Visão Geral
Sistemática
Sandra B. Rosenthal
Universidade de Loyola, New Orleans - Estados Unidos
Por toda a sua história, o pragmatismo serviu como o suporte
de um turbilhão assistemático de insights filosóficos,
do qual movimentos ou indivíduos variados poderiam abstrair
pedaços e partes quando se considerava que estes serviam à
causa de seus respectivos, e em geral conflitantes, argumentos filosóficos.
Um resultado comum encontrado nesses usos conflitantes das doutrinas
pragmáticas é uma perda da visão filosófica
distintivamente pragmática que desafia a assimilação
e que se dissolve no desmembramento de suas partes. O que tais esforços
possuem ainda em comum é um fracasso em reconhecer adequadamente
a natureza do método científico ao qual o pensamento
pragmático está ligado e que fornece a chave para a
unidade de sua visão sistemática. É essa chave
que o presente artigo propõe-se a utilizar para explorar, em
linhas gerais, a profundidade e a dimensão da visão
pragmática enquanto esta oferece um paradigma único,
bem estruturado e sistemático.
A Vital Importância da Primeiridade na Filosofia de Peirce
Ivo Assad Ibri
Departamento de Filosofia - PUC-SP
Este artigo procura caracterizar a vital importância da categoria
da Primeiridade no interior da filosofia de Charles Peirce, refletindo
sobre o papel da liberdade em um contexto de simetria da relação
sujeito-objeto e, mais precisamente, na consideração
das idéias de consciência e mundo.
Tenta-se mostrar também, como a Primeiridade torna-se fundamental
para a consideração de uma filosofia genética,
tal qual esta pode ser encontrada no pensamento do autor.
The Vital Importance of Firstness on Peirce's Philosophy
Ivo Assad Ibri
Department of Philosophy - PUC-SP - Brazil
This paper try to show the vital importance played by the category
of Firstness within Charles Peirce's philosophy, reflecting on the
role of freedom in a symmetric relationship between subject-object
and, more precisely, considering the ideas of conciousness and world.
Furthermore, we try to show how Firstness becomes essential to the
consideration of a genetic philosophy, as it can be found throughout
the author's thought.
06 de novembro 19h
2ª
Sessão
Peirce on Science and Metaphysics: Some Critical Reflections
Cornelius F. Delaney
Notre Dame University - USA
The explanatory priority of natural science is an hallmark of pragmatism
in the Peircean tradition. In his case the pride of place accorded
to natural science applied in the first instance to science conceived
concretely as an empirically constrained hypothetico-deductive methodology
but the privileging spilled over to actual scientific explanations
conceived of as converging on a complete explanation in the limit.
However, from his perspective this privileging of natural science
did not exclude metaphysical explanation but rather required it. In
this paper I intend to explore the several different senses of "metaphysical
inquiry" in the Peircean project as a step toward endorsing some
and questioning others.
Peirce Acerca de Ciência e Metafísica: Algumas
Reflexões Críticas
Cornelius F. Delaney
Universidade de Notre Dame - Estados Unidos
A
prioridade explanatória da ciência natural é uma
característica marcante do pragmatismo na tradição
peirceana. No seu caso, o orgulho do lugar reservado para a ciência
natural aplicou-se, em primeiro lugar, à ciência concebida
concretamente como uma metodologia hipotético-dedutiva empiricamente
confinada, mas o privilegiado transformou-se em explanações
científicas efetivas concebidas como convergindo, no limite,
para uma explanação completa. Entretanto, sob sua perspectiva
este privilégio da ciência natural não excluía
a explanação metafísica, mas antes a requeria.
Neste artigo eu pretendo explorar os vários sentidos diferentes
da "investigação metafísica" no projeto
peirceano, como um passo em direção a endossar alguns
e questionar outros.
Peirce on Truth and Ethics
Cheryl Misak
University of Toronto - Canada
C.S. Peirce is infamous for his assertion that the ideas of truth
and belief are out of place in vital or ethical matters. We must go
on instinct and custom. But he also asserts that his view of truth
is applicable to ethics - a true belief about what is right or wrong
is the belief that would stand up to all deliberation, experience
and argument. I shall resolve this tension in Peirce's work in favor
of the cognitivist reading. That is, I shall argue that Peirce presents
us with an attractive view of truth which makes sense of the thought
that our moral judgements aspire to truth.
Verdade e Ética na Filosofia de Peirce
Cheryl Misak
Universidade de Toronto - Canadá
C.S. Peirce é notório por sua afirmação
de que as idéias de verdade e crença não se relacionam
a questões vitais ou éticas. Devemos contar com o instinto
e o costume. Mas ele também afirma que sua visão da
verdade é aplicável à ética - uma crença
verdadeira a respeito do que é certo ou errado é a crença
que suportaria toda deliberação, experiência e
argumentação. Eu solucionarei esta tensão na
obra de Peirce em favor da leitura cognitivista. Em outras palavras,
argumentarei que Peirce nos apresenta uma visão atrativa da
verdade, que compreende a idéia de que nossos juízos
morais aspiram à verdade.
Primeiros Passos Rumo à Verdade: Uma Abordagem Semiótica
Lauro Frederico Barbosa da Silveira
UNESP - Marília
Uma tentativa de compreensão do problema levantado por Peirce
sobre as condições que permitem fundamentar as primeiras
representações de Universos a partir dos perceptos,
assim como da universalidade de tais condições com a
introdução do conceito de Quase-mente.
The Very First Steps Toward the Truth: A Semiotic Approach
Lauro Frederico Barbosa da Silveira
State University of São Paulo at Marília - Brazil
A certain trying to make more explicit the problem raised by Peirce
on the semiotic conditions that permit the first representations of
Universes having the Percepts as their origins to find their grounds.
The advancing of the question onto the universality of these conditions
through the introduction by Peirce of the concept of Quasi-mind.
07 de novembro 19h
3ª
Sessão
On Peirce's Methodology of Logic and Philosophy
Leila Haaparanta
University of Tampere - Finland
In his paper "Explanation of Curiosity the First" (1908)
Charles Peirce describes Euclid's procedure in proving theorems. Euclid
first presents his theorem in general terms and then translates it
into singular terms. Peirce pays attention to the fact that the generality
of the statement is not lost by that move. The next step is construction,
which is followed by demonstration. Finally the ergo-sentence repeats
the original general proposition. Peirce lays much emphasis on the
distinction between corollarial and theorematic reasoning in geometry.
He takes an argument to be corollarial if no auxiliary construction
is needed. For Peirce, construction is "the principal theoric
step" of the demonstration. Peirce also stresses that it is the
observation of diagrams that is essential to all reasoning and that
even if no auxiliary constructions are made, there is always the step
from a general to a singular statement in deductive reasoning; that
means introducing a kind of diagram to reasoning.
This
paper seeks to argue for two theses. One is that the way of thinking
of reasoning which stresses the role of observation is essential to
Peirce's discovery of the new logic. The other is that Peirce wants
to consider both logical reasoning and philosophical thinking in general
via the model of geometry. However, it is argued in this paper that
it is the model of problematic analysis in geometry that is the most
important for Peirce when he discovers the new structure of propositions.
Moreover, this paper seeks to show that this very feature in Peirce's
thought connects him with philosophers and logicians who emphasise
the role of praxis instead of theoretic contemplation and that one
who wants to reconstruct Peirce's metaphilosophical views must pay
special attention to the model of problematic analysis.
Sobre a Metodologia Peirceana da Lógica e da Filosofia
Leila Haaparanta
Universidade de Tampere - Finlândia
Em seu artigo "Explanation of Curiosity the First" (1908),
Charles Peirce descreve o procedimento de Euclides para demonstrar
teoremas. Euclides primeiramente apresenta seu teorema em termos gerais
e então o traduz para termos singulares. Peirce presta atenção
ao fato de que a generalidade do enunciado não é perdida
por esse movimento. O próximo passo é a construção,
que é seguida pela demonstração. Finalmente,
a sentença-ergo repete a proposição geral original.
Peirce coloca bastante ênfase na distinção entre
o raciocínio corolarial e o teoremático em geometria.
Ele considera um argumento como corolarial se nenhuma construção
auxiliar faz-se necessária. Para Peirce, a construção
é "o principal passo teórico" da demonstração.
Peirce também enfatiza que a observação de diagramas
é essencial para todo raciocínio e que, mesmo se não
são feitas construções auxiliares, há
sempre o passo de um enunciado geral para o particular no raciocínio
dedutivo; o que significa introduzir um tipo de diagrama ao
raciocínio.
Este
artigo procura defender duas teses. Uma é que a maneira de
pensar o raciocínio que enfatiza o papel da observação
é essencial para a descoberta da nova lógica por Peirce.
A outra é que Peirce deseja considerar tanto o raciocínio
lógico quanto o pensamento filosófico em geral pelo
modelo da geometria. Entretanto, defende-se neste artigo que o modelo
de análise problemática em geometria é o mais
importante para Peirce quando ele descobre a nova estrutura das proposições.
Este artigo procura, ainda, mostrar que exatamente esta característica
do pensamento de Peirce conecta-o aos filósofos e lógicos
que enfatizam o papel da praxis em vez da contemplação
teórica, e que quem deseje reconstruir as visões metafilosóficas
de Peirce deve prestar atenção especial ao modelo da
análise problemática.
Raciocínio Abdutivo e Auto-Organização
Maria Eunice Quilici Gonzalez
UNESP - Marília
Investigamos a natureza do Raciocínio Criativo enfocando a
noção de raciocínio abdutivo de Peirce e as principais
premissas do Paradigma da Auto-Organização desenvolvido
nas Ciências Cognitivas. Como uma hipótese inicial, caracterizamos
Criatividade como um processo auto-organizado no qual ocorre o raciocínio
abdutivo permitindo a expansão de espaços conceituais
bem estruturados. Como originalmente foi caracterizada por Peirce,
a abdução - em contraste com a dedução
e a indução - fornece um modo de inferência lógica
no qual baseia-se o raciocínio criativo. Inicia-se com a percepção
de anomalias ou de problemas aparentemente insolúveis: surpresa
e dúvidas iniciam o processo abdutivo de pesquisa daquelas
possíveis hipóteses que, se provadas verdadeiras, poderiam
resolver os problemas em questão. Argumentamos que, como uma
espécie de heurística, a abdução constitui-se
em um guia para um processo de expansão dos espaços
conceituais. Esse processo pode ser considerado como uma parte constitutiva
doa parâmetros de ordem no fluxo da informação
disponível para os sistemas auto-organizados. Nesse sentido,
contribuições promissoras da Filosofia e das Ciências
Cognitivas aos estudos da Criatividade poderiam ser fornecidas pela
compreensão do modo como processos auto-organizados envolvendo
raciocínio abdutivo podem ter lugar em sistemas dinâmicos
que processam informação paralela.
Abductive Reasoning and Self-Organization
Maria Eunice Quilici Gonzalez
State University of São Paulo at Marília - Brazil
We investigate the nature of Creative reasoning focusing on Peirce's
notion of abductive reasoning and on the main premises of the Self-Organization
Paradigm developed in Cognitive Science. As an initial hypothesis
we characterize Creativity as a self-organizing process in which abductive
reasoning occurs allowing the expansion of well structured conceptual
spaces. As originally characterised by Peirce, abduction - in contrast
with deduction and induction - provides a mode of logic inference
upon which creative reasoning is based. It starts with the perception
of anomalies or apparently unsolvable problems: surprise and doubts
initiate the abductive process of search of those possible hypotheses
that, if proved true, could resolve the problems in question. We argue
that, as a kind of heuristics, abduction constitutes a guide for the
process of expansion of conceptual spaces. This process can be considered
a part of the establishment of order parameters in the flow of distributed
information available to self-organizing systems. In this sense, promising
contributions of Philosophy and Cognitive Science to studies of Creativity
could be given with the understanding of how self-organizing processes
involving abductive reasoning may take place in dynamic systems which
process parallel information.
Existência e Contradição
Edélcio Gonçalves de Souza
Departamento de Filosofia - PUC-SP
O surgimento de paradoxos em teoria de conjuntos gerou uma crise nos
fundamentos da matemática na virada do século XIX. Objetos
que geram propriedades contraditórias não devem existir
dado que, ao operar com lógica clássica, contradições
produzem a trivialização do sistema, i.e., tudo pode
ser demonstrado. Ora, com o aparecimento das lógicas não
clássicas nos meados do século XX, faz-se necessária
uma reavaliação da possibilidade de se operar com objetos
contraditórios. Há lógicas, ditas paraconsistentes,
em que contradição não implica trivialização.
Nessas lógicas, pode-se assumir a existência de objetos
contraditórios que possuem propriedades bem definidas e que
podem ser estudados como qualquer outro objeto da matemática
ordinária. Parafraseando Quine, podemos dizer que existir é
ser o valor de uma variável no interior de uma lógica
apropriada.
Existence and Contradiction
Edélcio Gonçalves de Souza
Department of Philosophy - PUC-SP - Brazil
The rising of paradoxes in set theory gave rise, for its turn,
to a crisis in the Mathematics foundations at the end of XIX century.
Objects that give rise to contradictory properties cannot exist since,
operating with a classic Logic, contradictions implies trivialization
of the system, i.e., everything can be proved. Then, with the appearing
of the non-classic logics at the middle of the last century, it became
necessary to review the possibility of dealing with contradictory
objects. There are logics, called paraconsistent logics, wherein contradiction
does not imply in trivialization. In that logics, existence of contradictory
objects can be assumed, objects that own well defined properties and
that can be studied as any other ordinary Mathematics objects. Following
Quine, it could be said that to exist is to be a value of a variable
inside an appropriated logic.
08 de novembro 19h
4ª
Sessão
The Role of Pragmaticism in Education
Patricia Turrisi
University of North Carolina at Wilmington - USA
While Charles Sanders Peirce did not have what we might think of in
the 21st century as an established academic teaching career, he spent
much of his scholarly efforts on constructing articles, textbooks,
lessons, lectures and schemes that would promote a fertile framework
for genuine inquiry within a "scientific community of scholars."
What sort of a model for education does pragmatism, after the manner
of Charles Peirce's pragmaticism, offer? How would the infusion of
a pragmatic mode of inquiry into education affect the way teaching
and learning are understood and practiced? In this paper, I will conceptualize
the educational system that is suggested by Charles Peirce's pragmaticisim
and evaluate the differences between a pragmaticist educational scheme
and several major current non-pragmaticist models.
O Papel do Pragmatismo na Educação
Patricia Turrisi
Universide de North Carolina em Wilmington - Estados Unidos
Embora Charles Sanders Peirce não tenha tido o que podemos
conceber, no século XXI, como uma carreira docente acadêmica
estabelecida, ele dedicou muito de seus esforços como estudioso
preparando artigos, livros-textos, lições, palestras
e esquemas que iriam promover um arcabouço fértil para
a investigação genuína em uma "comunidade
científica de pesquisadores." Que tipo de modelo para
a educação o pragmatismo, à maneira do pragmaticismo
de Charles Peirce, oferece? Como a infusão de um modo de investigação
pragmático na educação afetaria a maneira pela
qual o ensino e o aprendizado são compreendidos e praticados?
Neste artigo, eu conceitualizarei o sistema educacional sugerido pelo
pragmaticismo de Charles Peirce e avaliarei as diferenças entre
um esquema educacional pragmaticista e vários dos principais
modelos não-pragmaticistas atuais.
Dewey and Beyond: From Inquiry to Revision
Pierre Livet
Université d'Aix-Marseille I - France
According to Dewey inquiry proceeds from uncertainty to integration
and control. Even if Dewey pays attention to the incompleteness of
nature, to the modification and revision of primary generalizations
by more elaborated conceptions, to the necessity of introducing changes
in the world in order to carry an experimental inquiry, to the possibility
of re-determine the interdependent constituents in a "transaction",
he seems not to be aware of the instability that this process of revision
implies: we do not know in advance whether a newly undertaken revision
is a progress or a waste of time. If we accept this consequence of
pragmatism, how can we be confident in the truth of our beliefs, if
we know in advance that most of them are to be revised, and that even
if our belief is by chance a really true one, it could be reasonable
some day to pay attention to some counter-argument that would induce
us to revise it. How can be maintained the practical force of an obligation,
if all norms are to be revised someday, and if we never know whether
our favorite norms are really not been revised? The stability that
pragmatism seems to aim at could be obtained by studying the relation
between two opposite revisions, where some properties of symmetry
and fairness can be required and defined, in a "transactional"
fashion that is reminiscent of Dewey. When these properties are not
satisfied, it will be true forever that we are and will be entitled
to require a revision of the situation. But then, the core of pragmatism
is the revolt against what is unfair, a negative content. On the contrary,
Dewey has always insisted upon the positive effect of negative situations,
seeing failure as learning and negation as positive determination.
Dewey e Além Dele: Da Investigação à
Revisão
Pierre Livet
Universidade de Aix-Marseille I - França
Segundo Dewey, a investigação procede da incerteza à
integração e ao controle. Mesmo prestando atenção
à incompletude da natureza, à modificação
e revisão das generalizações por concepções
mais elaboradas, à necessidade de introduzir mudanças
no mundo de forma a conduzir uma investigação experimental,
à possibilidade de re-determinar os constituintes interdependentes
em uma "transação", Dewey parece não
estar consciente da instabilidade que este processo de revisão
implica: nós não sabemos de antemão se uma revisão
recentemente realizada é um progresso ou uma perda de tempo.
Se aceitamos essa conseqüência do pragmatismo, como podemos
estar confiantes na veracidade de nossas crenças, já
que sabemos de antemão que a maior parte delas deverá
ser revisada, e que mesmo se nossa crença for por acaso efetivamente
verdadeira, poderia ser razoável algum dia prestar atenção
a algum contra-argumento que poderia nos induzir a revisá-la.
Como pode ser mantida a força prática de uma obrigação,
se todas as normas deverão ser revisadas algum dia, e se nunca
sabemos se nossas normas favoritas não estão efetivamente
sendo revisadas? A estabilidade que o pragmatismo parece buscar poderia
ser obtida estudando-se a relação entre duas revisões
opostas, em que algumas propriedades de simetria e justiça
podem ser requeridas e definidas, de uma maneira "transacional"
que é reminescente de Dewey. Quando essas propriedades não
são satisfeitas, será verdadeiro para sempre que nós
estamos e seremos intitulados a requerer uma revisão da situação.
Mas então, o centro do pragmatismo é a revolta contra
o que é injusto, um conteúdo negativo. Ao contrário,
Dewey sempre insistiu sobre o efeito positivo das situações
negativas, enxergando o erro como aprendizado e a negação
como determinação positiva.
Os Significados Pragmáticos da Mente e do Sinequismo em
Peirce
Lucia Santaella
Comunicação e Semiótica - PUC-SP
O sinequismo é o pensamento que insiste na idéia da
importância primordial da continuidade na filosofia. No seu
aspecto metodológico, o sinequismo aponta para a necessidade
de se levantar hipóteses que envolvam uma verdadeira continuidade.
O principal motivo para isso é evitar hipóteses de que
isto ou aquilo sejam inexplicáveis, pois o sinequista defende
que a única justificativa para uma hipótese é
a de que ela forneça uma explicação para os fenômenos.
O objetivo deste trabalho é explorar o aspecto metodológico
do sinequismo. É a concepção do sinequismo como
um princípio regulativo da lógica, prescrevendo que
espécie de hipótese deve ser entretida e examinada,
que nos revela o significado pragmático do sinequismo que,
segundo Peirce, apresenta uma correspondência muito próxima
com o significado pragmático da mente.
Peirce's Pragmatic Meaning of Mind and Synechism
Lucia Santaella
Semiotics and Communication Graduate Program - PUC-SP - Brazil
Synechism is the kind of thought that insists in the idea of the
primordial relevance of the continuity in Philosophy. In its methodological
aspect, synechism points into the need of making hypotheses evolving
true continuity. The main motive for that is do not to permit making
hypotheses on this or that thing being inexplicable, since synechist
claims that the only justification for a hypothesis lays in it furnishes
an explanation to the phenomena. The aim the present paper persecutes
is to explore the methodological regulative of synechism. It is the
conception of synechism as a regulative principle for Logic, prescribing
the kind of hypothesis must be entertained and examined, that reveals
to us the pragmatic meaning of synechism; meaning that, for Peirce,
presents a very near correspondence with the pragmatic meaning of
Mind.