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International Meetings on Pragmatism

4º Encontro Internacinal sobre o Pragmatismo
05 a 08 de novembro de 2001
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

P r o g r a m a

05 de novembro 19h
Abertura
Prof. Dr. Antonio José Romera Valverde
Chefe do Departamento de Filosofia - PUC - SP
Prof. Dr. Edélcio Gonçalves de Souza
Coordenador do Prog. de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
PUC - SP
Prof. Dr. Ivo Assad Ibri
Coordenador do 4º Encontro Internacional sobre o Pragmatismo

1ª Sessão
Classical American Pragmatism: A Systematic Overview
Sandra B. Rosanthal (Keynote Speaker)
University of Loyola at New Orleans - USA

A Vital Importância da Primeiridade na Filosofia de Peirce
Ivo Assad Ibri
Departamento de Filosofia - PUC - SP

Coordenação da Sessão:
Prof. Dr. Lauro F. Barbosa da Silveira
UNESP - Marília

06 de novembro 19h
2ª Sessão
Peirce on Science and Metaphysics: Some Critical Reflections
Cornelius F. Delaney
University of Notre Dame - USA

Peirce on Truth and Ethics
Cheryl Misak
University of Toronto - Canada

Primeiros Passos Rumo à Verdade: Uma Abordagem Semiótica
Lauro Frederico Barbosa da Silveira
UNESP - Marília

Coordenação da Sessão:
Prof. Dr. Ivo Assad Ibri
PUC - SP

07 de novembro 19h
3ª Sessão
On Peirce's Methodology of Logic and Philosophy
Leila Haaparanta
University of Tampere - Finland

Abductive Reasoning and Self-Organization
Maria Eunice Quilici Gonzalez
UNESP - Marília

Existência e Contradição
Edélcio Gonçalves de Souza
Departamento de Filosofia - PUC - SP

Coordenação da Sessão:
Prof. Dr. Jezio Hernani Gutierre
UNESP - Marília

08 de novembro 19h
4ª Sessão
The Role of Pragmaticism in Education
Patricia Turrisi
University of North Carolina at Wilmington - USA

Dewey and Beyond: From Inquiry to Revision
Pierre Livet
Université d'Aix-Marseille I - France

Os Significados Pragmáticos da Mente e do Sinequismo em Peirce
Lucia Santaella (Palestra de Encerramento)
Comunicação e Semiótica PUC - SP

Coordenação da Sessão
Prof. Dr. João Augusto Mattar
Centro de Estudos do Pragmatismo - PUC - SP

Encerramento
Profs. Drs. Ivo Assad Ibri e Edélcio Gonçalves de Souza
Coordenadores do 4º Encontro Internacional sobre o Pragmatismo


Local
PUC - SP Horário: 19h - 22h30
Rua Ministro Godoy, 969, 3º andar, Perdizes, São Paulo - SP - Brasil
Auditório 333

Informações - Inscrições
11 3670 84 17 com Srta. Joice
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia - posfil@pucsp.br

Promoção
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - http://www.pucsp.br/
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Centro de Estudos do Pragmatismo

Coordenação
Profs. Drs. Ivo Assad Ibri e Edélcio Gonçalves de Souza

Apoio
Editora Vozes
Cel Lep
Livraria Max Limonad
Livraria Portugal
Palas Athena
Toeic: Test of English for International Communication

4º Encontro internacional sobre o pragmatismo
4TH International Meeting on Pragmatism


Resumo das Palestras
Abstracts

Versão Bilíngüe:Texto original - Tradução
Bilingual Version: Original Text - Translation

05 de novembro 19h

1ª Sessão

Classical American Pragmatism: A Systematic Overview
Sandra B. Rosenthal

Loyola University, New Orleans - USA

Throughout its history, pragmatism has served as the bearer of an unsystematic welter of philosophic insights from which varying movements or individuals could abstract bits and pieces as these were seen to serve the cause of their respective, often conflicting, philosophic claims. One common result to be found in these conflicting uses of pragmatic doctrines is a loss of the distinctively pragmatic philosophic vision which defies assimilation and which dissolves in the dismembering of its parts. What such endeavors further have in common is a failure to adequately recognize the nature of the scientific method to which pragmatic thought is linked and which provides the key to the unity of its systematic vision. It is this key which the present paper proposes to use to explore, in broad outlines, the depth and breadth of the pragmatic vision as offering a unique well structured and systematic conceptual paradigm.

Pragmatismo Americano Neoclássico: Uma Visão Geral Sistemática
Sandra B. Rosenthal

Universidade de Loyola, New Orleans - Estados Unidos


Por toda a sua história, o pragmatismo serviu como o suporte de um turbilhão assistemático de insights filosóficos, do qual movimentos ou indivíduos variados poderiam abstrair pedaços e partes quando se considerava que estes serviam à causa de seus respectivos, e em geral conflitantes, argumentos filosóficos. Um resultado comum encontrado nesses usos conflitantes das doutrinas pragmáticas é uma perda da visão filosófica distintivamente pragmática que desafia a assimilação e que se dissolve no desmembramento de suas partes. O que tais esforços possuem ainda em comum é um fracasso em reconhecer adequadamente a natureza do método científico ao qual o pensamento pragmático está ligado e que fornece a chave para a unidade de sua visão sistemática. É essa chave que o presente artigo propõe-se a utilizar para explorar, em linhas gerais, a profundidade e a dimensão da visão pragmática enquanto esta oferece um paradigma único, bem estruturado e sistemático.


A Vital Importância da Primeiridade na Filosofia de Peirce
Ivo Assad Ibri

Departamento de Filosofia - PUC-SP

Este artigo procura caracterizar a vital importância da categoria da Primeiridade no interior da filosofia de Charles Peirce, refletindo sobre o papel da liberdade em um contexto de simetria da relação sujeito-objeto e, mais precisamente, na consideração das idéias de consciência e mundo.
Tenta-se mostrar também, como a Primeiridade torna-se fundamental para a consideração de uma filosofia genética, tal qual esta pode ser encontrada no pensamento do autor.

The Vital Importance of Firstness on Peirce's Philosophy
Ivo Assad Ibri

Department of Philosophy - PUC-SP - Brazil


This paper try to show the vital importance played by the category of Firstness within Charles Peirce's philosophy, reflecting on the role of freedom in a symmetric relationship between subject-object and, more precisely, considering the ideas of conciousness and world.
Furthermore, we try to show how Firstness becomes essential to the consideration of a genetic philosophy, as it can be found throughout the author's thought.


06 de novembro 19h
2ª Sessão

Peirce on Science and Metaphysics: Some Critical Reflections
Cornelius F. Delaney

Notre Dame University - USA

The explanatory priority of natural science is an hallmark of pragmatism in the Peircean tradition. In his case the pride of place accorded to natural science applied in the first instance to science conceived concretely as an empirically constrained hypothetico-deductive methodology but the privileging spilled over to actual scientific explanations conceived of as converging on a complete explanation in the limit. However, from his perspective this privileging of natural science did not exclude metaphysical explanation but rather required it. In this paper I intend to explore the several different senses of "metaphysical inquiry" in the Peircean project as a step toward endorsing some and questioning others.

Peirce Acerca de Ciência e Metafísica: Algumas Reflexões Críticas
Cornelius F. Delaney

Universidade de Notre Dame - Estados Unidos
A prioridade explanatória da ciência natural é uma característica marcante do pragmatismo na tradição peirceana. No seu caso, o orgulho do lugar reservado para a ciência natural aplicou-se, em primeiro lugar, à ciência concebida concretamente como uma metodologia hipotético-dedutiva empiricamente confinada, mas o privilegiado transformou-se em explanações científicas efetivas concebidas como convergindo, no limite, para uma explanação completa. Entretanto, sob sua perspectiva este privilégio da ciência natural não excluía a explanação metafísica, mas antes a requeria. Neste artigo eu pretendo explorar os vários sentidos diferentes da "investigação metafísica" no projeto peirceano, como um passo em direção a endossar alguns e questionar outros.

Peirce on Truth and Ethics
Cheryl Misak

University of Toronto - Canada

C.S. Peirce is infamous for his assertion that the ideas of truth and belief are out of place in vital or ethical matters. We must go on instinct and custom. But he also asserts that his view of truth is applicable to ethics - a true belief about what is right or wrong is the belief that would stand up to all deliberation, experience and argument. I shall resolve this tension in Peirce's work in favor of the cognitivist reading. That is, I shall argue that Peirce presents us with an attractive view of truth which makes sense of the thought that our moral judgements aspire to truth.

Verdade e Ética na Filosofia de Peirce
Cheryl Misak

Universidade de Toronto - Canadá


C.S. Peirce é notório por sua afirmação de que as idéias de verdade e crença não se relacionam a questões vitais ou éticas. Devemos contar com o instinto e o costume. Mas ele também afirma que sua visão da verdade é aplicável à ética - uma crença verdadeira a respeito do que é certo ou errado é a crença que suportaria toda deliberação, experiência e argumentação. Eu solucionarei esta tensão na obra de Peirce em favor da leitura cognitivista. Em outras palavras, argumentarei que Peirce nos apresenta uma visão atrativa da verdade, que compreende a idéia de que nossos juízos morais aspiram à verdade.

Primeiros Passos Rumo à Verdade: Uma Abordagem Semiótica
Lauro Frederico Barbosa da Silveira

UNESP - Marília

Uma tentativa de compreensão do problema levantado por Peirce sobre as condições que permitem fundamentar as primeiras representações de Universos a partir dos perceptos, assim como da universalidade de tais condições com a introdução do conceito de Quase-mente.

The Very First Steps Toward the Truth: A Semiotic Approach
Lauro Frederico Barbosa da Silveira

State University of São Paulo at Marília - Brazil


A certain trying to make more explicit the problem raised by Peirce on the semiotic conditions that permit the first representations of Universes having the Percepts as their origins to find their grounds. The advancing of the question onto the universality of these conditions through the introduction by Peirce of the concept of Quasi-mind.

07 de novembro 19h
3ª Sessão

On Peirce's Methodology of Logic and Philosophy
Leila Haaparanta

University of Tampere - Finland

In his paper "Explanation of Curiosity the First" (1908) Charles Peirce describes Euclid's procedure in proving theorems. Euclid first presents his theorem in general terms and then translates it into singular terms. Peirce pays attention to the fact that the generality of the statement is not lost by that move. The next step is construction, which is followed by demonstration. Finally the ergo-sentence repeats the original general proposition. Peirce lays much emphasis on the distinction between corollarial and theorematic reasoning in geometry. He takes an argument to be corollarial if no auxiliary construction is needed. For Peirce, construction is "the principal theoric step" of the demonstration. Peirce also stresses that it is the observation of diagrams that is essential to all reasoning and that even if no auxiliary constructions are made, there is always the step from a general to a singular statement in deductive reasoning; that means introducing a kind of diagram to reasoning.
This paper seeks to argue for two theses. One is that the way of thinking of reasoning which stresses the role of observation is essential to Peirce's discovery of the new logic. The other is that Peirce wants to consider both logical reasoning and philosophical thinking in general via the model of geometry. However, it is argued in this paper that it is the model of problematic analysis in geometry that is the most important for Peirce when he discovers the new structure of propositions. Moreover, this paper seeks to show that this very feature in Peirce's thought connects him with philosophers and logicians who emphasise the role of praxis instead of theoretic contemplation and that one who wants to reconstruct Peirce's metaphilosophical views must pay special attention to the model of problematic analysis.

Sobre a Metodologia Peirceana da Lógica e da Filosofia
Leila Haaparanta

Universidade de Tampere - Finlândia


Em seu artigo "Explanation of Curiosity the First" (1908), Charles Peirce descreve o procedimento de Euclides para demonstrar teoremas. Euclides primeiramente apresenta seu teorema em termos gerais e então o traduz para termos singulares. Peirce presta atenção ao fato de que a generalidade do enunciado não é perdida por esse movimento. O próximo passo é a construção, que é seguida pela demonstração. Finalmente, a sentença-ergo repete a proposição geral original. Peirce coloca bastante ênfase na distinção entre o raciocínio corolarial e o teoremático em geometria. Ele considera um argumento como corolarial se nenhuma construção auxiliar faz-se necessária. Para Peirce, a construção é "o principal passo teórico" da demonstração. Peirce também enfatiza que a observação de diagramas é essencial para todo raciocínio e que, mesmo se não são feitas construções auxiliares, há sempre o passo de um enunciado geral para o particular no raciocínio dedutivo; o que significa introduzir um tipo de diagrama ao raciocínio.
Este artigo procura defender duas teses. Uma é que a maneira de pensar o raciocínio que enfatiza o papel da observação é essencial para a descoberta da nova lógica por Peirce. A outra é que Peirce deseja considerar tanto o raciocínio lógico quanto o pensamento filosófico em geral pelo modelo da geometria. Entretanto, defende-se neste artigo que o modelo de análise problemática em geometria é o mais importante para Peirce quando ele descobre a nova estrutura das proposições. Este artigo procura, ainda, mostrar que exatamente esta característica do pensamento de Peirce conecta-o aos filósofos e lógicos que enfatizam o papel da praxis em vez da contemplação teórica, e que quem deseje reconstruir as visões metafilosóficas de Peirce deve prestar atenção especial ao modelo da análise problemática.

Raciocínio Abdutivo e Auto-Organização
Maria Eunice Quilici Gonzalez

UNESP - Marília

Investigamos a natureza do Raciocínio Criativo enfocando a noção de raciocínio abdutivo de Peirce e as principais premissas do Paradigma da Auto-Organização desenvolvido nas Ciências Cognitivas. Como uma hipótese inicial, caracterizamos Criatividade como um processo auto-organizado no qual ocorre o raciocínio abdutivo permitindo a expansão de espaços conceituais bem estruturados. Como originalmente foi caracterizada por Peirce, a abdução - em contraste com a dedução e a indução - fornece um modo de inferência lógica no qual baseia-se o raciocínio criativo. Inicia-se com a percepção de anomalias ou de problemas aparentemente insolúveis: surpresa e dúvidas iniciam o processo abdutivo de pesquisa daquelas possíveis hipóteses que, se provadas verdadeiras, poderiam resolver os problemas em questão. Argumentamos que, como uma espécie de heurística, a abdução constitui-se em um guia para um processo de expansão dos espaços conceituais. Esse processo pode ser considerado como uma parte constitutiva doa parâmetros de ordem no fluxo da informação disponível para os sistemas auto-organizados. Nesse sentido, contribuições promissoras da Filosofia e das Ciências Cognitivas aos estudos da Criatividade poderiam ser fornecidas pela compreensão do modo como processos auto-organizados envolvendo raciocínio abdutivo podem ter lugar em sistemas dinâmicos que processam informação paralela.

Abductive Reasoning and Self-Organization
Maria Eunice Quilici Gonzalez

State University of São Paulo at Marília - Brazil


We investigate the nature of Creative reasoning focusing on Peirce's notion of abductive reasoning and on the main premises of the Self-Organization Paradigm developed in Cognitive Science. As an initial hypothesis we characterize Creativity as a self-organizing process in which abductive reasoning occurs allowing the expansion of well structured conceptual spaces. As originally characterised by Peirce, abduction - in contrast with deduction and induction - provides a mode of logic inference upon which creative reasoning is based. It starts with the perception of anomalies or apparently unsolvable problems: surprise and doubts initiate the abductive process of search of those possible hypotheses that, if proved true, could resolve the problems in question. We argue that, as a kind of heuristics, abduction constitutes a guide for the process of expansion of conceptual spaces. This process can be considered a part of the establishment of order parameters in the flow of distributed information available to self-organizing systems. In this sense, promising contributions of Philosophy and Cognitive Science to studies of Creativity could be given with the understanding of how self-organizing processes involving abductive reasoning may take place in dynamic systems which process parallel information.

Existência e Contradição
Edélcio Gonçalves de Souza

Departamento de Filosofia - PUC-SP

O surgimento de paradoxos em teoria de conjuntos gerou uma crise nos fundamentos da matemática na virada do século XIX. Objetos que geram propriedades contraditórias não devem existir dado que, ao operar com lógica clássica, contradições produzem a trivialização do sistema, i.e., tudo pode ser demonstrado. Ora, com o aparecimento das lógicas não clássicas nos meados do século XX, faz-se necessária uma reavaliação da possibilidade de se operar com objetos contraditórios. Há lógicas, ditas paraconsistentes, em que contradição não implica trivialização. Nessas lógicas, pode-se assumir a existência de objetos contraditórios que possuem propriedades bem definidas e que podem ser estudados como qualquer outro objeto da matemática ordinária. Parafraseando Quine, podemos dizer que existir é ser o valor de uma variável no interior de uma lógica apropriada.

Existence and Contradiction
Edélcio Gonçalves de Souza

Department of Philosophy - PUC-SP - Brazil


The rising of paradoxes in set theory gave rise, for its turn, to a crisis in the Mathematics foundations at the end of XIX century. Objects that give rise to contradictory properties cannot exist since, operating with a classic Logic, contradictions implies trivialization of the system, i.e., everything can be proved. Then, with the appearing of the non-classic logics at the middle of the last century, it became necessary to review the possibility of dealing with contradictory objects. There are logics, called paraconsistent logics, wherein contradiction does not imply in trivialization. In that logics, existence of contradictory objects can be assumed, objects that own well defined properties and that can be studied as any other ordinary Mathematics objects. Following Quine, it could be said that to exist is to be a value of a variable inside an appropriated logic.

08 de novembro 19h
4ª Sessão

The Role of Pragmaticism in Education
Patricia Turrisi

University of North Carolina at Wilmington - USA

While Charles Sanders Peirce did not have what we might think of in the 21st century as an established academic teaching career, he spent much of his scholarly efforts on constructing articles, textbooks, lessons, lectures and schemes that would promote a fertile framework for genuine inquiry within a "scientific community of scholars." What sort of a model for education does pragmatism, after the manner of Charles Peirce's pragmaticism, offer? How would the infusion of a pragmatic mode of inquiry into education affect the way teaching and learning are understood and practiced? In this paper, I will conceptualize the educational system that is suggested by Charles Peirce's pragmaticisim and evaluate the differences between a pragmaticist educational scheme and several major current non-pragmaticist models.

O Papel do Pragmatismo na Educação
Patricia Turrisi

Universide de North Carolina em Wilmington - Estados Unidos


Embora Charles Sanders Peirce não tenha tido o que podemos conceber, no século XXI, como uma carreira docente acadêmica estabelecida, ele dedicou muito de seus esforços como estudioso preparando artigos, livros-textos, lições, palestras e esquemas que iriam promover um arcabouço fértil para a investigação genuína em uma "comunidade científica de pesquisadores." Que tipo de modelo para a educação o pragmatismo, à maneira do pragmaticismo de Charles Peirce, oferece? Como a infusão de um modo de investigação pragmático na educação afetaria a maneira pela qual o ensino e o aprendizado são compreendidos e praticados? Neste artigo, eu conceitualizarei o sistema educacional sugerido pelo pragmaticismo de Charles Peirce e avaliarei as diferenças entre um esquema educacional pragmaticista e vários dos principais modelos não-pragmaticistas atuais.

Dewey and Beyond: From Inquiry to Revision
Pierre Livet

Université d'Aix-Marseille I - France

According to Dewey inquiry proceeds from uncertainty to integration and control. Even if Dewey pays attention to the incompleteness of nature, to the modification and revision of primary generalizations by more elaborated conceptions, to the necessity of introducing changes in the world in order to carry an experimental inquiry, to the possibility of re-determine the interdependent constituents in a "transaction", he seems not to be aware of the instability that this process of revision implies: we do not know in advance whether a newly undertaken revision is a progress or a waste of time. If we accept this consequence of pragmatism, how can we be confident in the truth of our beliefs, if we know in advance that most of them are to be revised, and that even if our belief is by chance a really true one, it could be reasonable some day to pay attention to some counter-argument that would induce us to revise it. How can be maintained the practical force of an obligation, if all norms are to be revised someday, and if we never know whether our favorite norms are really not been revised? The stability that pragmatism seems to aim at could be obtained by studying the relation between two opposite revisions, where some properties of symmetry and fairness can be required and defined, in a "transactional" fashion that is reminiscent of Dewey. When these properties are not satisfied, it will be true forever that we are and will be entitled to require a revision of the situation. But then, the core of pragmatism is the revolt against what is unfair, a negative content. On the contrary, Dewey has always insisted upon the positive effect of negative situations, seeing failure as learning and negation as positive determination.

Dewey e Além Dele: Da Investigação à Revisão
Pierre Livet

Universidade de Aix-Marseille I - França

Segundo Dewey, a investigação procede da incerteza à integração e ao controle. Mesmo prestando atenção à incompletude da natureza, à modificação e revisão das generalizações por concepções mais elaboradas, à necessidade de introduzir mudanças no mundo de forma a conduzir uma investigação experimental, à possibilidade de re-determinar os constituintes interdependentes em uma "transação", Dewey parece não estar consciente da instabilidade que este processo de revisão implica: nós não sabemos de antemão se uma revisão recentemente realizada é um progresso ou uma perda de tempo. Se aceitamos essa conseqüência do pragmatismo, como podemos estar confiantes na veracidade de nossas crenças, já que sabemos de antemão que a maior parte delas deverá ser revisada, e que mesmo se nossa crença for por acaso efetivamente verdadeira, poderia ser razoável algum dia prestar atenção a algum contra-argumento que poderia nos induzir a revisá-la. Como pode ser mantida a força prática de uma obrigação, se todas as normas deverão ser revisadas algum dia, e se nunca sabemos se nossas normas favoritas não estão efetivamente sendo revisadas? A estabilidade que o pragmatismo parece buscar poderia ser obtida estudando-se a relação entre duas revisões opostas, em que algumas propriedades de simetria e justiça podem ser requeridas e definidas, de uma maneira "transacional" que é reminescente de Dewey. Quando essas propriedades não são satisfeitas, será verdadeiro para sempre que nós estamos e seremos intitulados a requerer uma revisão da situação. Mas então, o centro do pragmatismo é a revolta contra o que é injusto, um conteúdo negativo. Ao contrário, Dewey sempre insistiu sobre o efeito positivo das situações negativas, enxergando o erro como aprendizado e a negação como determinação positiva.


Os Significados Pragmáticos da Mente e do Sinequismo em Peirce
Lucia Santaella

Comunicação e Semiótica - PUC-SP

O sinequismo é o pensamento que insiste na idéia da importância primordial da continuidade na filosofia. No seu aspecto metodológico, o sinequismo aponta para a necessidade de se levantar hipóteses que envolvam uma verdadeira continuidade. O principal motivo para isso é evitar hipóteses de que isto ou aquilo sejam inexplicáveis, pois o sinequista defende que a única justificativa para uma hipótese é a de que ela forneça uma explicação para os fenômenos. O objetivo deste trabalho é explorar o aspecto metodológico do sinequismo. É a concepção do sinequismo como um princípio regulativo da lógica, prescrevendo que espécie de hipótese deve ser entretida e examinada, que nos revela o significado pragmático do sinequismo que, segundo Peirce, apresenta uma correspondência muito próxima com o significado pragmático da mente.

Peirce's Pragmatic Meaning of Mind and Synechism
Lucia Santaella

Semiotics and Communication Graduate Program - PUC-SP - Brazil


Synechism is the kind of thought that insists in the idea of the primordial relevance of the continuity in Philosophy. In its methodological aspect, synechism points into the need of making hypotheses evolving true continuity. The main motive for that is do not to permit making hypotheses on this or that thing being inexplicable, since synechist claims that the only justification for a hypothesis lays in it furnishes an explanation to the phenomena. The aim the present paper persecutes is to explore the methodological regulative of synechism. It is the conception of synechism as a regulative principle for Logic, prescribing the kind of hypothesis must be entertained and examined, that reveals to us the pragmatic meaning of synechism; meaning that, for Peirce, presents a very near correspondence with the pragmatic meaning of Mind.