Share Facebook




Centro de Estudos de Pragmatismo

Centro de Estudos de Pragmatismo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Brasil

O Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP foi fundado em 1998, tendo, portanto, completado, no ano de 2018, vinte anos de atividade. O CEP nasceu para conglomerar pesquisadores e estudantes interessados em pragmatismo clássico e contemporâneo e em todas as disciplinas filosóficas que lhe são correlatas. Dada a formação de seu fundador, Prof. Dr. Ivo A. Ibri, profundamente dedicado a estudos em torno da obra de Charles S. Peirce, o Centro tem formado inúmeros pesquisadores especialistas no pensamento peirciano. Com três linhas de pesquisa, a saber, pragmatismo e lógica, pragmatismo e ética e pragmatismo e estética, tem estimulado grupos de estudo em torno destas linhas, sendo profícua fonte de temas para dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da PUC-SP.

Em 1998, o CEP promoveu o 1º Encontro sobre Pragmatismo, realizado, então, apenas com professores brasileiros. A partir desta data, os Encontros tornaram-se anuais, angariando, a partir do ano de 2000, caráter internacional, dando início à brilhante linearidade do tradicional e renomado Encontro Internacional sobre Pragmatismo (EIP). Também em 2000 foi editada pela primeira vez a Cognitio: Revista de Filosofia, destinada a publicar trabalhos na área de Pragmatismo, contando com contribuições advindas das palestras dos Encontros Internacionais. A Cognitio é a produção de destaque do Centro, possuindo dois volumes anuais, tendo obtido, ao longo dos anos, excelente repercussão nacional e internacional. Além dela, o CEP edita a prodigiosa Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, destinada a publicar artigos de jovens pesquisadores, estudantes de pós-graduação, muitos deles recém-mestres e recém-doutores que apresentam comunicações nos EIP.

O CEP planeja manter e fazer crescer todas estas atividades, a par de um intenso intercâmbio com outros Centros de Pesquisa internacionais, trazendo consigo uma abordagem própria do pragmatismo, profundamente comprometida com um diálogo com a tradição da história da filosofia.

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD
English version