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Prof. Dr. Lauro Frederico Barbosa da Silveira
Filosofia - Universidade Estadual de São Paulo/Campus de Marília e Centro universitário "Eurípides" de Marília - Brasil

Versão Bilíngüe [Bilingual Version]

O Hegelianismo Visto por Peirce

Peirce sempre se defrontou com a vertente alemã da fenomenologia herdada da obra de Kant. Dedica longo comentário à lógica elaborada pelos acadêmicos alemães, salientando a profunda divergência nela estabelecida com a tradição medieval, com a razão compartilhada pelo comum dos homens e com os estudos que, ao longo dos séculos, os ingleses vieram realizando sobre o pensamento e suas leis.
A Hegel e àqueles que adotaram por algum tempo seu pensamento, Peirce especialmente dedica longos comentários. Sempre denunciando as falhas que a seu ver aquele pensamento apresentava, esquadrinha em especial a lógica hegeliana sem, contudo, deixar de considerar as implicações metafísicas e, mediante esta última, teológicas nela contidas.
Dada a longa permanência de tais preocupações, a leitura de Hegel e de seus seguidores irá evoluindo conjuntamente com o próprio pensamento de Peirce. Em um primeiro momento, as críticas parecem mais contundentes embora mais restritas a questões formais, para aos poucos irem se adentrando em questões de maior profundidade que implicam a dinâmica do conceito, os modos elementares de ser e as pressuposições metafísicas e teológicas nem sempre confessas do respeitável pensador alemão.
A evolução da leitura feita por Peirce da obra de Hegel, e daquela nela inspirada, contribui, por seu lado, para que se acompanhe a evolução do próprio pensamento de Peirce. As primeiras críticas restringem-se às inadmissíveis transgressões às regras mais elementares da silogística, certamente em favor do atendimento à experiência psicológica dos sujeitos no tempo.
Com a adoção da lógica dos relativos, tendo por conseqüência a evolução no próprio conceito de inferência e, principalmente, com o desenvolvimento da Faneroscopia e a dedução de um novo e mais universal quadro de categorias, a crítica feita ao pensamento hegeliano torna-se menos drástica embora, talvez, mais profunda.
Peirce, nos primeiros anos do século XX, supra a antipatia inicial por Hegel e, invertendo o curso da moda, começa a manifestar mais claramente seu reconhecimento do valor do pensamento daquele filósofo, no momento mesmo em que o hegelianismo, tanto na Universidade alemã quanto no seio das instituições anglo-americanas, começa a experimentar uma onda de desprestígio tão gratuita quanto fora sua açodada aceitação.
Irá Peirce reconhecer, na fase mais madura de seu pensamento, a proximidade de seu pensamento com a proposta hegeliana, não fossem alguns erros lógicos por ele sempre apontados, como, sobretudo, a redução forçada do fenômeno ao conceito, em prejuízo da potencialidade afirmativa do ser e do caráter irredutível da existência a qualquer generalização.
O acompanhamento mais próximo da leitura crítica feita por Peirce da obra de Hegel e de hegelianos, como Josiah Royce, mesmo que, dada a brevidade conveniente do tempo de exposição, deva ser abreviado, contribuirá para que melhor se avaliem as diferenças entre os autores e a aproximação que entre eles se estabelece, devida, certamente ao apreço que todos eles dedicam ao fenômeno como objeto próprio do conhecimento.


Peirce's View of Hegelianism

Peirce always confronted the German perspective of phenomenology inherited from Kant's works. He comments at length on the logic developed by German scholars, emphasizing its deep discrepancies with medieval tradition, with the reason shared by most of mankind and with the studies that, throughout centuries, the British have conducted on thought and its laws.
To Hegel and those who, for a time, adopted his thought, Peirce dedicates lengthy observations. Always denouncing the flaws that, to his mind, such though contained, he scrutinized particularly the Hegelian logic without, however, ignoring the metaphysical (and thereby) the theological implications contained therein.
Given the extended permanency of such concerns, the reading of Hegel and followers evolved alongside Peirce's own thought. Seemingly harsher at first, albeit more confined to formal issues, the criticisms then slowly penetrated deeper issues involving concept dynamics, the elementary ways of being and the (seldom admitted) metaphysical and theological presuppositions of the respectable German thinker.
The evolution of Peirce's reading of Hegel's works, and of those inspired by Hegel, enabled, in turn, to keep pace with the evolution of Peirce's own thought. The first criticisms were confined to the inadmissible transgressions of the most elementary rules of sylogistics, certainly in favor of satisfying the psychological experience of the subjects in time.
After the adoption of the logic of the relatives, resulting in the evolution of the inference concept itself and, primarily, after the development of Phaneroscopy and the reasoning for a new and more universal set of categories, the criticism directed towards Hegelian thought became less drastic, though perhaps, deeper.
In the early twentieth century, Peirce overcame his initial idiosyncrasy towards Hegel and, reversing the trend, started to show more clearly his acknowledgment of the value of this philosopher's thoughts, at the exact moment that Hegelianism, both in the German academia and within Anglo-American institutions, started to fall under a wave of disrepute as gratuitous as its hasty acceptance had been.
At a more mature stage of his thought, Peirce recognized the proximity of his thought to the Hegelian proposition, notwithstanding a few logical errors always pointed out by him such as, and especially, the forced reduction of phenomenon to concept, to the detriment of the affirmative potentiality of being, and of the irreducible nature of existence to any generalization.
A closer look at Peirce's critical reading of Hegel's work, and of the work of Hegelians such as Josiah Royce, even considering that it should be brief, given the convenient brevity of the period of exposure, will help towards a better appreciation of the differences between authors and of their coming together due, certainly, to the high regard in which they all hold phenomenon as an inherent object of knowledge.

 

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