Ana
Maria Guimarães Jorge
ana.gui@terra.com.br
FAAP
TEMPO E ESPAÇO OBJETIVOS NA OBRA PEIRCIANA: DO GERAL AO FUTURO INDEFINIDO
RESUMO
Toda lógica procede do vago para o definido. O tempo é condição
que permite ao indefinido se definir. O realismo ontológico peirciano
está embasado na objetividade do geral e do tempo e é na conjunção
de tais entidades que algo pode se fazer existente, prenunciando um tipo
profético de real (CP 6.191 1898). O tempo é a forma sob a
qual a "lógica se apresenta à intuição
objetiva e o significado da descontinuidade para o instante atual é
que aqui novas premissas, não logicamente derivadas de Primeiros,
são introduzidas" (CP 6.87 1898).
A relação temporal envolve três estados: passado, presente
e futuro de modo irreversível e não predominantemente espacial,
pelo fato de o movimento espacial envolver a determinação
posicional dos eventos. Uma simples dualidade, a passagem de um primeiro
estado para um segundo estado, substitui aquela determinação
de uma relação entre três estados que caracteriza a
dinâmica física:"de um estado de futuridade para o estado
de fait accompli" (CP 7.490 1898). A continuidade dos eventos
é garantida pela tendência generalizante, ou generalização,
manifesta na natureza e cujo desenvolvimento se dá onde há
plasticidade atuante o suficiente.
O que aproxima ou distancia as idéias do tempo e do espaço
uma da outra na obra peirciana a fim de garantir continuidade do que é
geral perfazendo-se em ações conservativas e não conservativas?
As forças conservativas nada governam, exceto as relações
espaciais das partículas, pois são leis das reações
mútuas de partículas no espaço: "as partículas
reagem umas sobre as outras tanto mais fortemente quanto mais próximas
estiverem umas das outras" (CP 7.523 1898). Na obra peirciana, é
relativo o princípio de descontinuidade, porque implica não
interrupções dimensionais, mas continua de reduzida
dimensionalidade. Uma leitura parcial sobre a lógica dessas relações
é o que se pretende fazer neste artigo.
PALAVRAS-CHAVE:
Tempo, Espaço e Semiótica.
Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo