7º Encontro Internacional sobre o Pragmatismo - Página inicial

8 a 11 de novembro de 2004

Fernanda Carlos Borges
nandacarlos@uol.com.br
PUC - SP

A ÉTICA DA VINGANÇA NA FILOSOFIA DA DIFERENÇA DE OSWALD DE ANDRADE

RESUMO
Para Oswald de Andrade "a operação metafísica que se liga ao rito antropofágico é a da transformação do tabu em totem. Do valor oposto ao valor favorável" (ANDRADE. 1995, pg.101). Diferente dos ideais da civilidade, onde "há qualquer coisa de coercitivo - ela pode exprimir-se em mandamentos e sentenças" (ANDRADE. 1995, pg.158), coerção característica do mundo "preso na rede da civilização alexandrina, que conhece como ideal o homem teórico" (NIETZSCHE. 1996, pg.40).
Oswald pensa numa sociedade onde "quanto (...) mais nos aproximamos da agricultura, e mais impressionante vai ficando o poder feminino (...) os valores da vida vencem o fascínio da morte" (BADINTER. 1986, pg.62). Mobilizada pela diferença, cuja expressão ética é o direito de vingança: "o paganismo tupi e africano subsiste como religião natural na alma dos convertidos, de cujo substrato inconsciente faz parte o antigo direito de vingança na sociedade tribal tupi"(ANDRADE. 1995, pg.17). Não pressupõe no inimigo a insuficiência do bem (ignorância) ou o contrário do bem (mentira), implicando no direito de defesa e de compreensão, pois o antropófago "compreende a vida como devoração e a simboliza no rito antropofágico, que é comunhão"(ANDRADE. 1995, pg.159). Podemos imaginar um "sistema fundado sobre a intercomunicação, e não sobre a coerção, sistema policêntrico, e não monocêntrico, (...) sistema que aumente suas capacidades organizadoras, inventivas, evolutivas, com a diminuição das suas restrições." (MORIN. 1973, pg.187) O qual Oswald anunciava poder-se desenvolver "no matriarcado de Pindorama." (ANDRADE. 1995, pg.50)

PALAVRAS-CHAVE: Antropofagia, Vingança, Ética, Compreensão.


Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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