Jussara
Sobreira Setenta
jubreira@ig.com.br
UFBA
DA POTÊNCIA AO ATO. DA IDÉIA PARA A AÇÃO: O CORPO EM ESTADO DE DEFINIÇÃO
RESUMO
A comunicação pretende anunciar que o corpo ao dançar
configura uma ação que implica em seu próprio pensamento.
Através de mediações que se apresentam como organização,
encontram-se crenças e hábitos de ações dispostos
nas relações entre o interior e o exterior. Estas possibilitam
a ocorrência de transformações e mudanças de
conduta enunciadas no corpo que dança, organizando o fazer artístico
performativamente a partir das experiências e observações
das condições de se estar no mundo. O estado anterior à
ação de um corpo que dança é um estado de potência,
um estado de invisibilidade. Agindo na performatividade é possível
tornar visíveis as diversas falas e ações do corpo,
que questionam a existência de um contexto dado, atuando para a inauguração
de novos contextos. No ambiente da performatividade o fazer artístico
é a ação inteligente do corpo, o seu próprio
significado, pois o movimento é ato do corpo e se apresenta em sua
inteireza. O corpo ao dançar enuncia um comprometimento existente
na correlação entre idealidade e conduta. O sentido que é
constituído pelo conjunto das ações retorna como generalidade.
O visível então, que aparece como movimento performativo,
é pensamento desse corpo.
PALAVRAS-CHAVE:
Dança, Ação, Corpo, Performatividade.
Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo