Otávio
Almeida Filho
otaviofilho@uol.com.br
PUC - SP
CAVALOS ALADOS - BIOTECNOLOGIA E ARTE
RESUMO
O trabalho discute os rumos da arte e seu cruzamento com as novas tecnologias
dialogando com a obra do artista plástico Eduardo Kac. Analisa o
texto publicado por esse artista na Revista Galáxia, do Programa
Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da
PUC - SP, trançando um paralelo entre as idéias do filósofo
Vilém Flusser em texto também publicado na mesma revista.
O propósito é questionar as teses apresentadas pelo artista
Kac referente à sua obra Bunny. A "obra" é
o resultado de uma interferência genética sobre uma coelhinha
que, quando apresentada em ambiente sem luminosidade, torna-se fluorescente.
A tese do artista é que esses animais modificados geneticamente adquirem
uma especificidade tornando-os especiais para estabelecer uma relação
dialógica com os humanos. Kac acredita mesmo que esses animais são
dotados de uma vida "espiritual" e que devemos, em razão
disso, rever nossas relações com tais animais.
Em Cavalos Alados - biotecnologia e arte apresentamos argumentos
baseados em Bertrand Russel e Martin Heidegger para mostrar que o projeto
da arte transgênica, que acredita na vida espirtual de animais modificados
geneticamente, são carentes de fundamentação e revelam
preconceitos de caráter religioso, além de uma ênfase
nos aspectos poéticos em detrimento da dimensão estética
exigidos por toda obra de arte.
PALAVRAS-CHAVE
- Comunicação, Arte, Tecnologias, Linguagem, Filosofia
Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo