7º Encontro Internacional sobre o Pragmatismo - Página inicial

8 a 11 de novembro de 2004

Patrícia Martins Costa
patimartins@ubbi.com.br
PUC-SP

O EROTISMO NO ESPAÇO PUBLICITÁRIO: APELO SEXUAL AINDA CAUSA IMPACTO E VENDE PRODUTOS

RESUMO
Este trabalho dedica-se ao estudo do apelo sexual usado em anúncios de propaganda no Brasil. Sexo e propaganda são dois assuntos sempre muito polêmicos, ambos capazes de suscitar calorosas discussões. Quando o sexo é utilizado na propaganda como apelo para vender produtos e marcas, a propaganda passa a refletir valores e comportamentos que resultam na forma como as pessoas se relacionam com o assunto. A partir da seleção de peças de propaganda na mídia impressa, particularmente no meio revista, fez-se um estudo a fim de evidenciar a utilização do apelo sexual como elemento persuasivo da comunicação publicitária. Primeiramente, evidenciaram-se os tipos de produtos que usam o apelo sexual em campanhas de propaganda e apresentadas as categorias de apelo sexual utilizados como artifício criativo. Em seguida, mostrou-se o caráter simbólico das peças, apresentando os estilos de criação empregados na construção das mensagens. E, a partir de então, foram compreendidos e localizados nos anúncios que constituem o corpus desta pesquisa, os signos sexuais, bem como as características eróticas femininas e masculinas, mais exploradas nas peças publicitárias para revista, investigando como o corpo é explorado no espaço midiático e suas relações sintagmáticas, em especial, as relações espaço-tempo entre os elementos, identificando lugares ou locais como dimensão semiótica que gera estruturas comunicativas.

PALAVRAS-CHAVE: Propaganda; Sexualidade; Comunicação.


Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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