Patrícia
Martins Costa
patimartins@ubbi.com.br
PUC-SP
O EROTISMO NO ESPAÇO PUBLICITÁRIO: APELO SEXUAL AINDA CAUSA IMPACTO E VENDE PRODUTOS
RESUMO
Este trabalho dedica-se ao estudo do apelo sexual usado em anúncios
de propaganda no Brasil. Sexo e propaganda são dois assuntos sempre
muito polêmicos, ambos capazes de suscitar calorosas discussões.
Quando o sexo é utilizado na propaganda como apelo para vender produtos
e marcas, a propaganda passa a refletir valores e comportamentos que resultam
na forma como as pessoas se relacionam com o assunto. A partir da seleção
de peças de propaganda na mídia impressa, particularmente
no meio revista, fez-se um estudo a fim de evidenciar a utilização
do apelo sexual como elemento persuasivo da comunicação publicitária.
Primeiramente, evidenciaram-se os tipos de produtos que usam o apelo sexual
em campanhas de propaganda e apresentadas as categorias de apelo sexual
utilizados como artifício criativo. Em seguida, mostrou-se o caráter
simbólico das peças, apresentando os estilos de criação
empregados na construção das mensagens. E, a partir de então,
foram compreendidos e localizados nos anúncios que constituem o corpus
desta pesquisa, os signos sexuais, bem como as características
eróticas femininas e masculinas, mais exploradas nas peças
publicitárias para revista, investigando como o corpo é explorado
no espaço midiático e suas relações sintagmáticas,
em especial, as relações espaço-tempo entre os elementos,
identificando lugares ou locais como dimensão semiótica que
gera estruturas comunicativas.
PALAVRAS-CHAVE:
Propaganda; Sexualidade; Comunicação.
Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo