7º Encontro Internacional sobre o Pragmatismo - Página inicial

8 a 11 de novembro de 2004

Rosana van Langendonck
rolang@terra.com.br
PUC-SP

A PROPOSTA COSMOLÓGICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE NO PROCESSO COREOGRÁFICO DE MERCE CUNNINGHAM

RESUMO
Ao observar o modo de construir dança do coreógrafo americano Merce Cunningham, um dos precursores da dança pós-moderna no ocidente, surge a proposta sobre uma leitura de sua obra à luz da filosofia científica de Charles Sanders Peirce (1837-1914) particularmente por sua Cosmologia.
No transcorrer deste trabalho, tentaremos demonstrar: que Cunningham constrói, em seu processo criativo, uma Cosmologia; que sua criação se desenvolve em consonância com os movimentos criativos do Universo, e que o coreógrafo traz para a dança o modo de operar da Natureza e do Cosmos.
Cunningham defende a independência entre as artes componentes de um espetáculo de dança; música, dança e cenário são construídos separadamente, apenas acontecendo no mesmo tempo/espaço. Pretendemos mostrar a existência de uma estrutura de pensamento que molda essa dança e as artes correlatas a seu espetáculo, pois é dentro dessa estrutura que, mediante acordos, as diferentes artes atuam independentemente e aparecem conformadas no palco.
As operações de acaso que Cunningham introduz em seu fazer coreográfico trazem para a cena a ludicidade do processo. Nesse trabalho serão analisados os aspectos de temporalidade, generalidade e aleatoriedade com base nos conceitos metafísicos peirceanos de tempo, lei e acaso.

PALAVRAS-CHAVE: Cosmologia, Semiótica, Dança.


Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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