Tiago
da Costa e Silva
lesingedeplanete@hotmail.com
PUC/SP
O DESENHO ADMIRÁVEL - UM ESTUDO SOBRE O SIGNO ESTÉTICO PEIRCEANO
RESUMO
Esse trabalho propõe o estudo, numa dimensão mais específica,
do funcionamento semiótico do signo estético, tomando por
base conceitos de Charles Sanders Peirce. Mas para atingirmos os meandros
do funcionamento lógico-formal dessa semiose, isto é, a ação
do signo em ser interpretado em outro signo - que neste caso é um
signo estético - devemos verificar também quais são
as características que envolvem o que Peirce compreendia como estética,
sua relação com a semiótica e com seu pragmatismo,
uma vez que este signo será visualizado num processo de significação.
Estética é a primeira das ciências normativas, que estuda
qual deve ser o ideal maior que deve guiar a conduta humana, na perspectiva
do crescimento da razoabilidade concreta. Possui dois aspectos, visto que
o primeiro divide-se em dois níveis: no primeiro nível encontra-se
a teoria deliberada de hábitos de sentimento. O segundo nível,
menos abstrato, estuda os fenômenos em primeiridade, a produção
e a recepção de 'objetos' estéticos. O segundo aspecto
não foi formulado por Peirce, e é uma parte de sua teoria
que necessita ser construída, a saber, a estética à
luz da semiótica.
Entretanto, a articulação sígnica implicada na produção
e recepção de objetos estéticos encontra na Teoria
Geral dos Signos um tipo de instrumental aperfeiçoado para compreender
o processo de significação. Ao vermos que o interpretante
final de um signo icônico é um signo estético, é
possível fazer uma projeção cartográfica da
orientação pragmática peculiar a que este tipo de signo
conduz.
PALAVRAS-CHAVE:
Semiótica; Estética peirceana; Semeiosis; Signo Estético;
Pragmatismo.
Centro de Estudos do Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento de Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo