COLEÇÕES

Movimentos Pela Terra

Identificação:

Denominação: MOVIMENTOS PELA TERRA
Sigla: (MOV TER)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1962
Data Limite Final: 2007
Quantidade: 02 pastas
Galeria online: clique

Contextualização:

História Administ./Biografia: Nos anos 50, a emergência de Ligas Camponesas, de Associações e de Uniões trouxeram à cena política a luta dos trabalhadores rurais, que impuseram seu reconhecimento à sociedade. Embora ainda localizadas e dispersas, essas lutas repercutiram fortemente nos centros de poder, fazendo da reforma agrária um importante eixo de discussão política.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, as lutas no campo se diversificaram e se intensificaram, trazendo novamente ao cenário político não só a luta pela terra como também a construção de uma central sindical. No desenrolar dos conflitos, surgiu um novo personagem: os chamados Sem Terra.
Numa trajetória descontinua, os trabalhadores rurais marcaram presença através de manifestações, encontros, atos públicos, acampamentos, ocupações de terra que trouxeram à luz grupos sociais portadores de reivindicações.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desses Movimentos, a partir das doações recebidas. No momento, abrange apenas movimentos pela terra no campo, mas pretende também abracar os movimentos urbanos.

Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doação do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em 1992, e da Jornalista Jan Rocha, em 2021.


Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de questionários de pesquisa, depoimentos, textos de cursos sobre a questão agrária, publicações sobre meio rural, folheto sobre movimentos camponeses e reforma agraria, matérias jornalísticas sobre lutas pela terra, cadernos sobre a declaração universal dos direitos do homem e aspectos da situação trabalhista no campo, e manifesto pela reforma agrária, recortes de jornais e revistas, pesquisas sobre comunidades rurais e o Centro de Lançamento de Alcântara, ofícios do Serviço Público Federal, reivindicações de comunidades rurais, estudos sobre territórios quilombolas, informativos da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO), panfletos educativos, boletins do Fórum dos Mutirões de São Paulo, declarações sobre invasões de terras, relatórios do Ministério da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, publicações da Comissão Pastoral da Terra e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), números da Revista de Política Agrícola, plano regional de reforma agrária do Estado do Acre, análises de projetos agrários, relatórios do Partido dos Trabalhadores sobre agricultura e reforma agrária, agravos regimentais, lista de projetos em tramitação na Câmara dos Deputados sobre a questão agrária, transcrição de entrevista, análises da questão agrária no governo FHC, publicações do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), escrituras públicas de declarações, moções da Câmara Municipal de São Paulo e pesquisas do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

 

Galeria

A galeria reúne imagens não sequenciais selecionadas pelos pesquisadores a respeito da coleção/fundo e não sofreram tratamento técnico e arquivístico. Para mais informações, contatar cedic@pucsp.br.