Pereira, Aline. Os desafios da pesquisa sobre memória com pessoas em situação de rua: um debate desde a Psicologia sócio-histórica. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

 

Resumo: Esta dissertação, cujas raízes estão um trabalho de iniciação científica, apresenta um debate acerca dos desafios que caracterizam o processo de pesquisar a questões do lembrar e do esquecer. O objetivo foi expor os resultados alcançados por meio da análise de dois estudos a propósito do problema da memória, especificamente com pessoas que estão em situação de rua na cidade de São Paulo; problematizando, ainda, alguns dos pontos centrais que embasaram essa mesma construção, cujo percurso foi engendrando-se ao redor de preocupações (inquietações de ordem teórica e de orientação metodológica, mas também, indubitavelmente, ético-políticas) sobre a relação entre esquecimento/memória. Em outros termos, propomos ao leitor, com base na teoria sócio-histórica da Psicologia, uma exposição dos conflitos, das controvérsias e dos dilemas vividos pelo pesquisador que toma as questões da memória como objeto de estudo, sem, porém, esquecer a base ética a e tarefa política que perfila esse tipo de pesquisa, ou seja: o problema da memória, do esquecimento e da transmissibilidade das narrativas dos “esquecidos” e dos “excluídos” do discurso histórico oficial. Ocupei-me, mais precisamente, das atividades humanas do lembrar e do esquecer – com grupos que vivem situações-limites, em territórios afeitos à separação do homem e do não-homem, como a rua e a experiência de rualização. Inicio a pesquisa com um breve percurso histórico-crítico sobre como as questões ora mencionadas figuram nos textos filosóficos e científicos clássicos, especialmente os da cultura ocidental. Posteriormente, articulo algumas reflexões sobre essa temática, associando-a à questão da narrativa desde a perspectiva de Walter Benjamin. Por fim, apresento os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as análises realizadas.

Palavras Chaves: memória, esquecimento, narrativa, população de rua, Psicologia Social, Afeto.