Atividades
Todas as atividades desenvolvidas no CPS visam subsidiar os eixos globais das pesquisas em andamento nos ateliers. No conjunto das várias atividades do Ciclo de Formação – com suas conferências, mesas redondas, jornadas, cursos, seminários – apresenta-se o arcabouço da teoria da significação.
Trabalho nos ateliers
Com dinâmicas próprias e com a coordenação de um de seus membros, cada atelier é responsável pela forma de organização de seu trabalho sobre o tema de pesquisa específico que justifica o seu funcionamento.
Ciclo de formação
1. Conferências
Proferidas por membros do próprio CPS ou por convidados diversos, do país ou do exterior, as conferências objetivam se constituir como fonte de subsídios para as pesquisas em andamento assim como organizar uma forma de partilha das pesquisas realizadas
2. Jornadas e seminários
As jornadas e seminários são dedicadas à apresentação de pesquisas realizadas por membros do CPS, assim como por semioticistas convidados. Objetiva-se com a apresentação uma discussão aprofundada das investigações, além do intercâmbio entre os pesquisadores.
3. Cursos
Com a participação dos ateliers, o CPS ministra cursos a partir das pesquisas desenvolvidas pelos seus membros.
4. Grupos de estudo
Com a participação de membros que se reúnem com uma pauta de textos para exposição, estudo aprofundado e discussão ao longo do ano.
Colóquio anual
Com a finalidade de divulgar e debater os resultados das pesquisas realizadas pelos ateliers, o CPS organiza a cada ano um colóquio, aberto a participantes externos e pessoas ligadas a outros referenciais teóricos que não a semiótica propriamente dita.
Assembléia geral
Convocadas sempre em dezmbro pela direção, assistida pelo conselho científico, as assembléias gerais do CPS têm por finalidade avaliar o trabalho coletivo do ano que se encerra e discutir e deliberar sobre a reconfiguração dos ateliers tendo em vista as propostas temáticas feitas pelos seus membros para o ano seguinte.
Publicações
Por meio do selo Edições CPS, o Centro de Pesquisas Sociossemióticas mantém também uma política regular de publicações no campo da semiótica. Segue abaixo a lista de publicações do CPS ano a ano.