Colóquio do CPS - 2007

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

Dinâmica das apresentações: o pesquisador tem 20 minutos para situar o estado de desenvolvimento da pesquisa. No caso de trabalho conjunto do atelier, o grupo tem um total de 30 minutos. Após as apresentações, o relator e o animador têm de 10 a 15 minutos (cada um) para fazer suas observações. Compete ao animador distribuir o tempo dos comentários em função da quantidade de trabalhos apresentados na sessão. No final, haverá um debate geral realizado em até 20 minutos.

10 de dezembro, segunda-feira – 1° dia

09:00 - 09:30 – ABERTURA

Ana Claudia de Oliveira (PUCSP:COS) e Eric Landowski (CNRS: Cevipof), O CPS e os desafios da pesquisa em Semiótica

09:35 – 12:20 – Ateliers reunidos Simulacro nas Mídias e Semiótica do Sensível

Animador(a): Eric Landowski (CNRS: Cevipof)
Relator: Ricardo Monteiro (Anhembi-Morumbi)

Adelina Bracco (mestranda PUCSP:COS), Figuratividade, simulacros e identidade

Carlos Augusto Alfeld Rodrigues (mestrando PUCSP:COS), A abertura do programa televisual: figuratividade de mundos objetais, subjetais e comportamentais ofertados ao sujeito como valores de sua auto construção.

Christiane Maria da Bôa Viagem Oliveira (doutoranda PUCSP:COS), Considerações sobre simulacro em Retrato Falado, quadro do programa de televisão Fantástico, da Rede Globo

Claudia Trevisan Fraga (mestranda PUCSP:COS), Identidade das editoras pelas capas de livros

12:20 – 14:00 – Almoço

14:00 –15:45 – Atelier Estratégias Enunciativas em textos sincréticos

Animador(a): Ana Claudia de Oliveira (PUCSP:COS)
Relatores: Lincoln Dias (UFES) e Christiane Maria da Bôa Viagem Oliveira (doutoranda PUCSP:COS)

Renata Mancini (UFF), Mariana Trotta (doutoranda UFF) e Silvia Maria de Souza (doutoranda UFF), Análise semiótica da propaganda Hitler, da Folha de São Paulo

Regina Souza Gomes (UFRJ), Daniele Santana Sally (doutoranda UFF, UNESA), Luiza Helena Oliveira da Silva (UF Tocantins), Rebeca Soares Teixeira (graduanda UFF) e Juliana Bessa de Mendonça (graduanda UFF), Um mundo perfeito? Relações entre linguagens e construção de valores no anúncio publicitário de automóveis

15:45 – 16:00 – Intervalo

16:00 – 16:45 – Nas interações corpo e moda, os simulacros do sujeito. Ana Claudia de Oliveira (PUCSP:COS).

Coordenação: Kathia Castilho (Anhembi- Morumbi).

16:45 – 17:00 – Debate geral

17:00 – 17:30 – Preparativos para assembléia geral. Orientação e encaminhamentos de propostas para constitução de ateliers.

Coordenação: Ana Claudia de Oliveira.

11 de dezembro, terça-feira – 2° dia

09:00 – 10:15 – Atelier Valência e Valor

Animador(a): Diana Luz P. Barros (USP:FFLCH)
Relatora: Regina Gomes (UFRJ)

Vera Lúcia Rodella Abriata (UNAERP, UNIFRAN), Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza (UNESP:Araraquara), Fabiane Borsato e Maria Auxiliadora Brito Silva (UNAERP), Do trágico ao épico: Riobaldo entre veredas

10:15 – 10:30 – Intervalo

10:30 – 12:30 – Ateliers reunidos Convergência nas mídias, Semiótica e Televisão

Animador(a): Diana Luz P. de Barros (USP:FFLCH)
Relatores: Lauer Santos (UFPel) e Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza (UNESP:Araraquara)

Yvana Fechine (UFPE), Relação entre linguagens no audiovisual: sobreposições e homologações entre imagem e música.

Maria Nazareth Bis Pirola (Faculdade Estácio de Sá, ES), Regimes de visibilidade em Homem Aranha

Maria Adélia Z. Yassuda (mestre PUCSP:COS), Construção de uma vedete midiática

Marleide de Moura Rocha (mestranda PUCSP:COS), A arte da animação japonesa: em busca dos recursos gerativos de sentidos.

Daniela Nery Bracch (mestranda PUCSP:COS), As irmãs Skull: uma análise semiótica das estratégias enunciativas presentes no retrato fotográfico.

12:30 - 14:00 – Almoço

14:00 – 16:00 – Ateliers reunidos Consumo, Corpo e Moda e Semiótica e Identidade

Animador(a): Vera Abriata (UNIFRAN)
Relatoras: Moema Rebouças (UFES) e Maria Paula Piotto (doutoranda PUCSP:COS)

Simone Bueno da Silva (mestranda PUCSP:COS), A estetização do masculino na mídia impressa brasileira: O “novo homem”

Cíntia SanMartin Fernandes (doutoranda PUCSP:COS), Os simulacros da cidade: a galeria do rock como um “alto lugar”

Fabiana Heinrich, Ângela Rangel e Diego Windmöller (PIC/Design Gráfico – Universidade Federal de Pelotas), Análise semiótica do aparato publicitário visual urbano de Pelotas/RS

Lauer Alves Nunes dos Santos (UFPel), A definição de espaço a partir das perspectivas da semiótica plástica

16:00 – 17:00 – Intervalo especial

17:00 – 22:00 – Semiótica e gramática narrativa: A outra face da narratividade. Eric Landowski (CNRS:Cevipof). Palestra-aula integrada ao mini-curso oferecido pelo CPS.

12 de dezembro, quarta-feira – 3° dia/

09:00 - 10:20 – Atelier Semiótica e Ensino das Artes

Animador(a): Lauer Santos (UFPel)
Relator: Lincoln Dias (UFES)

Moema Rebouças (UFES), Lucimar Bello Frange (UF Uberlândia), Anamelia Bueno Buoro (SENAC), Ana Beatriz Costa (mestranda PUCSP:COS) e Regina Lúcia Mesti (Univ. Estadual de Maringá), A cidade que mora em mim.

10:20 – 10: 30 – Intervalo

10:30 - 12:30 – Fórum de pesquisas. Assembléia geral. Orientações de pesquisa do CPS para 2008. Discussão dos problemas de pesquisa dos ateliers (dificuldades e desafios). Proposição de Atividades do Ciclo de Formação Geral. Modo de funcionamento do CPS e distribuição das tarefas. Encerramento.

Coordenação: Eric Landowski (CNRS:Cevipof), Ana Claudia de Oliveira (PUCSP:COS)