Certificado de Autorização para Captação nº 33 Prazo: 20 de dezembro de 2021.

Para apoiar este projeto, anote:

• Idoso
  • Municipal
  • UF: SP / Cidade: São Paulo

Breve diagnóstico da realidade e justificativa do projeto

Os Serviços de Patologia da Linguagem e de Motricidade Orofacial e Voz, do Setor de Fonoaudiologia da Clínica de Audição, Voz e Linguagem Dr. Mauro Spinelli, da Derdic-PUC/SP, se reúnem para propor, através do Fundo do Idoso, a realização de Práticas Integrativas e Complementares ao tratamento clínico que já realizam com pacientes idosos. Esses Serviços recebem encaminhamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes com dificuldades de fala, que surgem durante o desenvolvimento, ou de forma tardia, após o início de doenças neurológicas como acidentes vasculares encefálicos (AVE), traumatismos crânio-encefálicos (TCE), ressecção de tumores cerebrais, doença de Parkinson, esclerose múltipla, quadros iniciais de demências, tremor essencial. A maioria dos pacientes que chegam ao serviço cursam, ou evoluem, com alguma dificuldade de comunicação, mencionadas anteriormente, e/ou de alimentação, que pode se manifestar por engasgos frequentes, episódios broncoaspiração, pneumonias, perda de peso, baixa ingesta alimentar e desidratação. Dentre as possibilidades de atuação na reabilitação da comunicação, o trabalho em grupo com Oficinas de Artes e de Canto Coral merece destaque por promover a reinserção social dos pacientes que de alguma forma ficaram impossibilitados de se comunicar, ou padecem de dificuldades em se expressar. Os resultados têm se mostrado positivos, promovendo melhora da qualidade vocal, inclusão social, ampliação do repertório expressivo, o que reforça a necessidade de continuidade do projeto.

Objetivos específicos

1. Favorecer, através do fazer criativo, a saúde física e mental dos 35 novos idosos participantes das Oficinas de Arte e de Canto Coral;

2. Complementar a intervenção fonoaudiológica individual, ampliando o conceito de reabilitação e reintegração social dos pacientes na comunidade;

3. Mobilizar, através da realização destas práticas expressivas integrativas, processos facilitadores e promotores da comunicação;

4. Promover a inclusão social e fortalecer o laço entre pacientes, profissionais, familiares e outros, em um espaço de potencialização de capacidades e afetos;

Objetivo

Oferecer duas oficinas de Arte e uma de Canto Coral a pacientes idosos com diagnósticos de afasia , demência , disartria ou disartrofonia , dispraxia ou apraxia de fala , alterações na qualidade vocal (como disfonia ), alterações na fluência da fala , manifestações relacionadas a dificuldades de alimentação (disfagia ). Além dos idosos referenciados, a Oficina de Canto Coral receberá familiares e/ou cuidadores dos mesmos.

• Unidade Executora: DERDIC/PUC-SP
  • Coordenação: Profa. Dra. Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes
  • Público Alvo: Diretos: 35 sujeitos maiores de 60 anos diagnosticados com afasia e/ou demência e/ou disartria e/ou dispraxia e/ou disfonia e/ou astenia e/ou tremor e/ou alterações na fluência da fala e/ou disfagia. Indiretos: pelo menos, 5 pessoas do relacionamento direto dos participantes (familiares e/ou cuidadores dos pacientes), perfazendo um total de 175 pessoas.
  • Valor Global: R$ 302.255,49 (trezentos e dois mil e duzentos e cinquenta e cinco reais e quarenta e nove centavos). *(incluso 10% do FMID)
  • Abrangência regional: Cidade de São Paulo, principalmente locais em alta vulnerabilidade social (Sead IPVS – Índice Paulista de Vulnerabilidade Social), como dos bairros da Zona Sul: Americanópolis, Jardim Amália, Vila Clara, Parelheiros e Grajaú, da Zona Norte eles vem do Jardim Paulistano, Jardim Guarani, Brasilândia, Taipas e Jardim Filhos da Terra, da Zona Leste são dos bairros de Itaquera, Ermelino Matarazzo, São Mateus, José Bonifácio e Vila Carrão.
  • Duração: 12 meses

Passo-a-passo para a Doação

1. Baixe o Programa de Declaração de Imposto de Renda e preencha todos os campos de sua Declaração (válido apenas para o Modelo Completo)

2. Na aba “Doações Diretamente na Declaração”, selecione “Idoso” e clique em “NOVO”

4. Escolha “Municipal” e “São Paulo”

5. Verifique o valor disponível para destinar e inclua no campo indicado. Clique em “ok”.

6. Ao finalizar, será gerado o DARF da destinação.

7. Faça o pagamento e guarde o comprovante.

8. Encaminhe um e-mail para diderdic@pucsp.br juntamente com Cópia do comprovante de pagamento da DARF, nome do projeto Práticas Integrativas e Complementares no Atendimento a Idosos com Dificuldades de Comunicação e seus dados pessoais (Nome, CPF, endereço e telefone).

Oficinas de Canto Coral

• Sport City
  • qualicorp
Derdic (11) 5908-8000