- A Derdic
- Atividades Institucionais
- Cursos e Assessorias
A equipe da Clínica, composta por fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais e linguista oferece atendimento interdisciplinar a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. Além disso, assessora organizações da área de saúde, organiza eventos científicos, realiza pesquisas e publicações científicas e oferece oportunidade a alunos estagiários e profissionais em formação de aprofundarem os seus conhecimentos e desenvolverem suas práticas em um ambiente interdisciplinar.
O intercâmbio entre profissionais de diferentes campos do conhecimento é um dos diferenciais da Clínica, sendo fundamental tanto para o diagnóstico e o direcionamento do tratamento dos pacientes quanto para a formação de profissionais e para as demais atividades desenvolvidas. Outra característica notável é a humanização do atendimento que pode ser observada em todos os contatos com os pacientes.
Presta serviços nas áreas de audiologia clínica, audiologia educacional, patologia da linguagem, surdez, motricidade orofacial e voz.
O trabalho realizado está voltado para o diagnóstico, atendimento terapêutico e prevenção das diferentes alterações da audição, voz e linguagem.
Uma grande diversidade de pacientes é atendida: crianças com perda auditiva; crianças que ouvem e demoram a falar ou apresentam alterações de fala, que gaguejam ou apresentam problemas de leitura e escrita; além de jovens, adultos e idosos.
A clínica possui ainda projetos que trabalham públicos específicos. O Projeto Entrelaços atende crianças entre 3 a 6 anos com sérias dificuldades de linguagem e de estabelecimento de laços sociais e está comprometido com ações que visam garantir e preservar o lugar da criança como um lugar legítimo de promessa de transformações: lugar de descoberta, de encontros e de brincadeiras que podem favorecer o estabelecimento de laços.
Atende nas áreas de otorrinolaringologia, neurologia, neuropediatria e foniatria
Dá suporte especializado aos processos diagnósticos e terapêuticos realizados nas áreas de fonoaudiologia e psicologia.
Essa atividade conjunta com outras áreas de conhecimento favoreceu a criação de cursos de formação continuada para médicos, pesquisas interdisciplinares e a publicação de artigos científicos.
Realiza prática que explicita a articulação entre diversas alterações da audição, voz e linguagem e questões psíquicas ligadas aos pacientes atendidos e/ou seus pais e familiares.
Atua como apoio e alavanca ao melhor entendimento dos aspectos psíquicos e das escolhas a serem feitas ao longo do processo de tratamento na Clínica.
A contribuição da Clínica para a formação de futuros profissionais se dá, principalmente, pelos estágios optativos oferecidos aos alunos de graduação nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e serviço social.
Em relação a profissionais formados, a Clínica oferece cursos de aprimoramento destinados a profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Medicina, nos quais busca-se aprofundar saberes específicos a partir da necessária inter-relação entre o atendimento clínico prático interdisciplinar e a teoria.
A prática interdisciplinar no atendimento e na formação de profissionais se traduz na escrita e apresentação de monografias, publicação de artigos científicos em revistas especializadas e artigos de divulgação em sua área de atuação.
Outra forma de divulgação da produção institucional dá-se por meio da realização de eventos científicos de diferentes formatos, como jornadas, fóruns, simpósios, colóquios e grupos de discussão, que abordam temas de importância para as áreas em questão.
A ação diversificada e multidisciplinar, bem como a qualidade da formação de seus profissionais, permite à Clínica o desenvolvimento de projetos de assessoria a outras instituições na área da saúde e educação.
Conheça o projeto da Clínica em parceria com o Fundo Municipal do Idoso - FMID, chamado "Práticas Integrativas e Complementares no Atendimento a Idosos com Dificuldades de Comunicação":