História

Em 1954, pais e amigos de crianças com deficiência auditiva, fundaram o Instituto Educacional São Paulo (IESP). Em 8 anos, o IESP atingiu 150 alunos e tornou-se a primeira escola para surdos a oferecer curso ginasial no Brasil. Mais tarde, em 1969, o Instituto foi doado à Fundação São Paulo e incorporado à PUC-SP.

Por meio dos centros de formação e pesquisa da PUC-SP, o atendimento foi ampliado, passando a oferecer tratamento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. Está criado o CERDIC – Centro de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.

Profissionais de renomada competência nas áreas de medicina, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e linguística foram chamados para compor a equipe do CERDIC. O trabalho realizado caracterizou-se como um atendimento multidisciplinar, algo bastante inovador para a época.

Entre os anos de 1969 e 1972, o CERDIC iniciou a realização de pesquisas sobre as alterações de audição, voz e linguagem, campo em que foi pioneiro no Brasil.

Em 1972, já com o nome de Derdic - Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, a organização assumiu um compromisso com a formação de profissionais e iniciou o desenvolvimento de atividades práticas supervisionadas voltadas ao curso de fonoaudiologia da PUC-SP.

Dois anos depois, alunos de outros cursos da PUC-SP foram incorporados ao programa que, mais tarde, também abrangeu cursos de formação teórico-práticos, cursos de aprimoramento, visitas monitoradas, grupos de estudos e assessorias.

Aos poucos, a Derdic definiu e concentrou os seus esforços na consolidação de seus três eixos de ação - atendimento clínico, formação educacional e pesquisa – e torna-se um centro de referência em seus campos de atuação.

A partir de 2008, a Derdic torna-se Unidade Suplementar da PUC-SP, vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – FaCHS, com ordenação administrativa própria, subordinada à Fundação São Paulo.

Em 2002 foi firmado convênio com SUS. Em 2014, a partir das modificações no panorama nacional no campo da reabilitação, foi credenciada como CER II- Centro Especializado de Reabilitação Auditiva e Reabilitação Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).”

Rua Profª Drª Neyde Apparecida Sollitto, 435 - CEP 04022-040 - São Paulo - SP
  • Sport City
  • qualicorp
Derdic (11) 5908-8000