Essa é uma atividade que propõe a apresentação de temas e projetos atuais, polêmicos e instigadores (em políticas públicas, novas propostas terapêuticas ou educacionais), com caráter informativo visando promover a circulação de idéias e o debate.

Abuso sexual contra crianças e adolescentes

O propósito deste encontro é propor uma discussão a respeito do tema do abuso sexual sustentado pela experiência vivida no PAVAS (Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual) a partir do relato de casos trazidos por uma assistente social e uma psicanalista.

É necessária a busca de uma posição ética, que implica uma resistência a fazer do abuso um tema de escândalo e só assim propiciar  a escuta da singularidade dos sujeitos em questão. Serão abordadas as estratégias utilizadas para o enfrentamento desta complexa demanda que se constitui em um desafio para diferentes níveis institucionais (saúde, educação, assistência e judiciário).

Apresentação:

1. Sandra Eloiza Paulino Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Pesquisadora do  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS), da PUC/SP. Docente do curso Multidisciplinar de Atualização no Atendimento de Violência Sexual da FSP da USP e Assistente Social do PAVAS (Programa de Atenção à Violência Sexual-FSP/USP.
  1. Marcia Yuri Funabashi Nottoli Mestre em psicologia clínica pela PUC/SP, docente do NEPPC (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise com Crianças), trabalhou como psicóloga durante 10 anos no PAVAS (Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual) do município de São Bernardo do Campo.
  1. Público Alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais, profissionais e alunos de 4º e 5º ano de outras áreas da saúde e demais pessoas interessadas no tema.
  1. Data: 01/Setembro/2012. Horário: 9h00 às 11h00.
  1. Local: Derdic / PUC-SP - R. Dra. Neyde Apparecida Sollitto, 435 - Vila Clementino
    Estacionamento no local Entrada pela Rua Estado de Israel, 860 – Vila Clementino
  1. Valor: R$25,00.
  1. Inscrições: Preencher a Ficha de Inscrição e encaminhar junto com o comprovante de depósito por e-mail ou fax.
  1. Dados para Depósito: Banco Bradesco, agência 3394-4, conta corrente 131777-6, em nome de Fundação SãoPaulo (CNPJ 60990751/0001-24).
  1. Contato: Tel. 5908.8010 Fax 5908.8009 – e-mail: derdic@pucsp.br  site www.pucsp.br/derdic

Rua Profª Drª Neyde Apparecida Sollitto, 435 - CEP 04022-040 - São Paulo - SP
  • Sport City
  • qualicorp