AS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO DO SURDO

IESP/Derdic & Fundação Crespi Prado

Sobre o Projeto

A expressão artística é fundamental na formação do surdo e representa uma forma de expressar sentimentos, comunicar ideias e estabelecer relações. Desenvolver um projeto com foco nas artes plásticas representou uma substancial contribuição ao nosso processo de formação de cidadãos engajados e criativos.

100 crianças e adolescentes surdos, entre 02 e 17 anos, que cursam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Derdic participaram do projeto e contribuíram para a construção desta belíssima exposição.

A Professora de artes Maria Carolina Blumer Marcilio Bastos e a Professora auxiliar Lucimara Salomão Franco trabalharam diferentes técnicas de expressão gráfica nas oficinas de arte.

O processo de criação das obras permitiu a expressão espontânea de ideias e sentimentos e os alunos puderam experimentar materiais de diversas texturas e cores e trabalharam as diferentes possibilidades do processo de criação individual e coletiva.

O resultado dos 12 meses de trabalho proporcionou o desenvolvimento da independência e da capacidade criativa de cada aluno.

Também pode ser desenvolvida a habilidade técnica para expressar-se artisticamente, obedecendo as particularidades de cada um.

A realização da Exposição de Arte, além de exibir o resultado desse processo de desenvolvimento dos alunos, também expõe o orgulho da conclusão de um projeto realizado com técnica, empenho e carinho.

À Fundação Crespi-Prado, deixamos nosso imenso agradecimento por proporcionar aos nossos alunos esta oportunidade única!

Beatriz Novaes
Superintendente da Derdic
Jarbas Batista de Oliveira
Diretor do IESP
Maria Eulália Valverde Rosário
Coordenadora Pedagógica do IESP

A exposição ficará na Biblioteca Nadir Kfouri (PUC-SP) de 9 a 30 de junho de 2015.

Venha conhecer e prestigiar as obras de arte dos alunos surdos da Derdic!

Clique aqui para ver o convite.

Rua Profª Drª Neyde Apparecida Sollitto, 435 - CEP 04022-040 - São Paulo - SP
  • Sport City
  • qualicorp
Derdic (11) 5908-8000