O campus Sorocaba reúne os cursos da área de Saúde, além das atividades de residência médica. Primeira escola médica do interior do Brasil, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) começou a funcionar em 1950. Logo depois, sua importância já podia ser medida pela presença ilustre do médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, que descobriu a penicilina e ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 1945. Ele visitou esse campus em 1955.
Alguns anos antes, a ideia da criação do campus foi levada ao empresário José Ermírio de Moraes, que, na época, financiava a construção da Maternidade Santa Lucinda. A PUC-SP aceitou colaborar e a maternidade passou a funcionar como hospital-escola. No início da década de 1970, a Faculdade integrou definitivamente a Universidade.
No campus há três edifícios: o prédio sede e a biblioteca, além do Centro Acadêmico Vital Brazil, dos alunos de Medicina, que conta com um prédio, uma quadra e uma piscina.
Aliada ao ensino de qualidade, há uma forte atuação prática durante toda a graduação. Exemplo disso são as mais de 30 ligas acadêmicas existentes na FCMS, entre elas, Pediatria, Dor, Cardiologia, Clínica Médica, Ortopedia, Diabetes, Emergência e Trauma, as quais servem de complementação acadêmica e auxiliam na construção de conhecimento sobre especialidades.
Ao lado do campus, o Hospital Santa Lucinda funciona como local de estágio para os estudantes. Com caráter fortemente filantrópico, oferece pelo menos 70% de seus leitos a pacientes do SUS. Trata-se de referência para a população carente de Sorocaba e região (que reúne 48 municípios), bem como para pacientes pagantes e de convênios.
O hospital já realizou inúmeras ações de destaque ao longo de sua história. Um exemplo ocorreu em 2003, quando esteve à frente de uma cirurgia inédita no país, na qual um agricultor com anomalia congênita foi submetido à retirada de tumores nos rins. Mais recentemente, em 2016, a equipe do Santa Lucinda concretizou outro procedimento inédito: a implantação de um esfíncter urinário artificial AMS 800 pelo SUS.