- A Derdic
- Atividades Institucionais
- Cursos e Assessorias
Para apoiar este projeto, anote:
Breve diagnóstico da realidade e justificativa do projeto
Segundo o Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2011, “a deficiência é uma questão de desenvolvimento, devido à sua relação bidirecional com a pobreza: a deficiência pode aumentar o risco de pobreza, e a pobreza pode aumentar o risco de deficiência” fala também que, “As pessoas com deficiência têm maior probabilidade de ficarem desempregadas e geralmente ganham menos, mesmo quando empregadas. Os resultados tanto em termos de emprego quanto de renda parecem piorar com a gravidade da deficiência. É mais difícil para as pessoas com deficiência se beneficiarem do desenvolvimento e sair da pobreza devido à discriminação no trabalho, acesso limitado ao transporte, e falta de acesso aos recursos para promover o auto emprego e atividades que garantam sua subsistência”. As empresas na região Metropolitana de São Paulo, em sua grande maioria, usam de alguma forma, a informática em seus escritórios, lojas ou locais de produção. O exercício de ocupações, especialmente nos escritórios e nas áreas de prestação de serviços, está cada vez mais vinculado ao uso de equipamentos eletrônicos, e na habilidade para manusear computadores. Diversas ocupações podem ser preenchidas por trabalhadores surdos, desde que tenham, além de competências e atitudes adequadas ao ambiente de trabalho, uma formação técnica compatível com a demanda do mercado, que permitam a sua inclusão nas organizações e evoluírem para ocupações mais qualificadas.
Objetivos específicos
1. Capacitar os beneficiários do projeto em conhecimentos básicos de TI, oferecendo aos participantes, a Certificação Cisco Networking Academy IT Essentials;
2. Realizar processo de revisão e atualização escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática;
3. Trabalhar o desenvolvimento de competências técnicas (rotinas administrativas) necessárias para o desempenho das funções laborais nas organizações;
4.Promover o aprimoramento de competências atitudinais que permitam ao adolescente surdo tornar-se profissional com melhores condições de inclusão e ascensão na carreira, qualificando-o para o mercado de trabalho.
Qualificar adolescentes surdos para que possam assumir o papel de agentes transformadores no processo de participação na sociedade, por meio da inclusão no mercado de trabalho.
Passo-a-passo para a Doação
1. Baixe o Programa de Declaração de Imposto de Renda e preencha todos os campos de sua Declaração (válido apenas para o Modelo Completo)
2. Na aba “Doações Diretamente na Declaração”, selecione “Criança e Adolescente” e clique em “NOVO”
4. Escolha “Estadual” e “São Paulo”
5. Verifique o valor disponível para destinar e inclua no campo indicado. Clique em “ok”.
6. Ao finalizar, será gerado o DARF da destinação.
7. Faça o pagamento e guarde o comprovante.
8. Encaminhe um e-mail para diderdic@pucsp.br juntamente com Cópia do comprovante de pagamento da DARF, nome do projeto O profissional surdo do século XXI – certificação em tecnologia e competências atitudinais e seus dados pessoais (Nome, CPF, endereço e telefone).